

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Sobre os exames de imagem em mastologia, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) As lesões com BI-RADS 4 apresentam risco de malignidade de 10 a 50% e devem ser submetidas a estudo anatomopatológico.
( ) A tomossíntese de mama reduz o efeito de sobreposição de imagem presente na mamografia que pode gerar exames falso-positivos.
( ) Recomenda-se a realização de ultrassonografia mamária complementar para pacientes com mamas muito densas, ainda que a mamografia seja normal.
( ) A ressonância nuclear magnética é indicada para avaliar a extensão da doença em pacientes com diagnóstico de câncer de mama e é o método de escolha na avaliação de mamas com próteses.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
V V F V
V F V F
F V V V
F F V F
F V F V
Paciente, masculino, 30 anos de idade, vem a consulta referindo aumento bilateral de ambas as mamas, tendo iniciado esse quadro clínico há 6 meses. No exame: ginecomastia com diâmetro de 3 cm bilateral. Qual dos medicamentos abaixo NÃO é causa de ginecomastia?
Omeprazol.
Cannabis.
Cetoconazol.
Espironolactona.
Fluoxetina.
É um fator de risco muito elevado (RR maior ou igual a 3) para câncer de mama:
nuliparidade.
terapia de reposição hormonal por mais de 5 anos.
antecedente de hiperplasia epitelial sem atipia.
irmã com câncer de mama na pré-menopausa.
idade entre 40 e 70 anos.
Considere os seguintes requisitos:
1. Mamografia prévia e tumor maior que 3,5 cm.
2. Mamografia prévia evidenciando tumor de 2,5 cm, ausência de comprometimento de pele e margens livres.
3. Mamografia prévia evidenciando tumor de 2,5 cm e outro de 2,8 cm.
4. Mamografia prévia evidenciando tumor de 2,5 cm, margens cirúrgicas livres e comprometimento da pele.
É/São requisito(s) para indicar cirurgia conservadora no câncer de mama:
2 apenas.
1 e 3 apenas.
3 e 4 apenas.
1, 2 e 4 apenas.
2, 3 e 4 apenas.
Paciente de 41 anos, apresentando ciclos menstruais regulares e utilizando contracepção hormonal oral combinada, Gesta 3 Para 3, vem a consulta de rotina. No exame da mama esquerda, você detecta nódulo endurecido medindo 1 cm. A contracepção hormonal oral foi suspensa. Mamografia revela BIRADS 5 (nódulo medindo 1 cm). Submetida a core biopsy com laudo anatomopatológico carcinoma ductal, luminal A. A paciente foi submetida a ressecção segmentar, com margens livres, linfonodo sentinela negativo. Levando em consideração os dados apresentados, deve-se:
indicar quimioterapia + radioterapia.
indicar radioterapia + tamoxifeno 20 mg/dia.
prescrever anastrozole 1 mg/dia.
indicar quadrantectomia + quimioterapia
indicar radioterapia + quimioterapia + tamoxifeno 20 mg/dia.
Em relação aos achados mamográficos, assinale a alternativa correta.
Calcificações amorfas, indistintas (pequenas), aparência imprecisa, com distribuição agrupada são indicação de core biopsy.
Com base nas evidências atuais, a triagem mamográfica deverá ser recomendada em mulheres a partir de 40 anos com periodicidade bianual.
Nódulo sólido palpável parcialmente circunscrito, com características ultrassonográficas de fibroadenoma, considera-se core biopsy.
Calcificações lineares finas ou lineares ramificadas sugerem benignidade, por representarem depósitos em um ducto.
Calcificações pleomórficas, finas, que variam de tamanho e forma, com menos de 0,5 mm, sugerem benignidade.
A respeito das indicações para ressonância magnética das mamas, considere os seguintes itens:
1. Rastreamento de pacientes de alto risco.
2. Doença residual, avaliação antes da nova cirurgia.
3. Avaliação de resposta ao tratamento.
4. Paciente na pós-menopausa em uso de terapia hormonal de reposição como screening.
São indicações para ressonância magnética de mamas:
1 e 3 apenas.
2 e 4 apenas
3 e 4 apenas.
1, 2 e 3 apenas.
1, 2 e 4 apenas.
Em relação à formação e desenvolvimento do carcinoma mamário, assinale a alternativa correta.
Nos lóbulos tipo III das multíparas, as células são menos refratárias a carcinogênese.
Em cânceres de mama esporádicos, a alteração genética mais prevalente é a perda de função de genes supressores, como CDH1, p53, p16, CHEK-2 e pTEN.
O estradiol liga-se ao receptor estrogênico e induz a produção nas células epiteliais de apenas o TGFalfa (Transforming Growth Factor alpha).
Os fatores estimulantes da angiogênese mais potentes são VEGF (Vascular Endothelial Growth Factor) e PDGF (PlateletDerived Growth Factor), que exercem seus efeitos através dos receptores estrogênicos nas células epiteliais.
Os receptores de estrogênio são de 2 tipos: alfa e beta, localizados nos cromossomos 13 e 17, respectivamente.
São fatores de risco elevado ou medianamente elevado para o câncer de mama, EXCETO:
mãe ou irmã com câncer de mama na pós-menopausa.
antecedente de hiperplasia epitelial sem atipias ou macrocistos apócrinos.
nuliparidade.
antecedente de neoplasia lobular in situ.
primeira gestação de termo aos 35 anos
A quimioterapia neoadjuvante tem sido cada vez mais utilizada no tratamento do cancer de mama. Sobre quimioterapia neoadjuvante seguem as seguintes afirmações:
I. É a modalidade preferida para tumores localmente avançados e carcinoma inflamatório.
II. Mesmo quando existe resposta clínica e radiológica completa, ainda que verificada através de ressonância magnética, indica-se a abordagem cirúrgica do tumor.
III. A adição de pertuzumabe no tratamento neoadjuvante de tumores HER2 positivo demonstrou aumento tanto na taxa de resposta quanto em sobrevida.
Estão corretas as afirmações:
I e II, apenas
I e III, apenas
II e III, apenas
I, II e III