Questões de Concurso sobre Oncologia (Cancerologia Clínica)

 
 
Disciplina 1
Assunto 2
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
5.741 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O manejo do câncer de pulmão segue princípios bem estabelecidos, também necessários para condução de outros tumores intratorácicos. Quanto a estes princípios de oncologia torácica, assinale a alternativa correta.


A

A análise de exames de imagem para o diagnóstico dos tumores malignos do tórax deve ser feita exclusivamente pelo radiologista que, então, determina todos os aspectos morfológicos do tumor e orienta os demais membros da equipe multidisciplinar quanto ao potencial de ressecabilidade


B

A condução de qualquer paciente oncológico com neoplasias malignas do tórax tem benefício quando realizada por equipe multidisciplinar que inclua cirurgia torácica, pneumologia, oncologia, radiologia, radioterapia, patologia e fisioterapia, o que garante melhor adesão a tratamento


C

Para os tumores de pulmão não pequenas células, devido à evolução rápida, o estadiamento tomográfico à distância, quando não disponível de imediato, pode ser substituído por ultrassonografia de abdome e eletroencefalograma


D

As complicações e eventos adversos durante o tratamento do paciente oncológico com tumores torácicos resulta em alterações radiológicas novas que podem ter diagnóstico diferencial com progressão de doença, infecção, e lesões induzidas por radioterapia. Para avaliação destas lesões, é fundamental que apenas o oncologista as interprete e determine o melhor tratamento


E

O tratamento cirúrgico das neoplasias torácicas deve ser sempre realizado, mesmo que apenas para citorredução, nas lesões grandes invasivas de estruturas vizinhas, visando a redução de efeito de massa sobre pulmão e mediastino, e melhorando a função pulmonar

Uma mulher, 32 anos de idade, procura o pronto atendimento com queixa de cansaço, sangramento gengival, petéquias em abdome e membros inferiores, e conta que o quadro se iniciou há 7 dias. O hemograma evidencia Hb 9,3 g/dL, leucócitos 8000/mm³, plaquetas de 25.000, RNI 1,3 e fibrinogênio de 108 mg/dL. Mielograma com medula óssea hipercelular e cariótipo com presença de t (15;17).

O diagnóstico para o quadro apresentado é o de Leucemia promielocítica aguda. A opção que apresenta, respectivamente, a estratificação de risco e a conduta imediata é:


A

alto risco; iniciar ATRA 45mg/m²/d + transfusão de plaquetas


B

baixo risco; iniciar ATRA 45mg/m/²/d + transfusão de plaquetas


C

alto risco; iniciar ATRA 45mg/m²/d + Dexametasona 10mg EV de 12/12h


D

baixo risco; iniciar ATRA 45mg/m²/d + transfusão de plaquetas e crioprecipitado

Um homem de 65 anos de idade, tabagista, com diagnóstico recente de carcinoma de pulmão, chega ao pronto-socorro com queixa de náuseas, vômitos, fraqueza muscular e confusão mental. Foram solicitados exames laboratoriais que apresentaram os seguintes resultados: hemoglobina = 11,5 g/dL; leucócitos = 12.000/mm³; plaquetas = 220.000/mm³; cálcio total = 11,5 mg/dL; K = 4,2 mEq/L; Na = 140 mEq/L; albumina = 2,0 g/dL; creatinina = 1,2 mg/dL; ureia = 80 mg/dL; eletrocardiograma apresenta ritmo sinusal, com alteração difusa da repolarização ventricular e onda T discretamente apiculada em derivações precordiais, com intervalo QTc = 300 ms.


Com relação a esse caso clínico, entre as alternativas a seguir, assinale aquela que apresenta um tratamento contraindicado para o paciente.


A

hidratação endovenosa


B

terapia antirreabsortiva com bisfosfonatos


C

gluconato de cálcio


D

denozumab


E

calcitonina

Mulher de 67 anos, ex-tabagista, 21 maços-ano que interrompeu o tabagismo há 7 anos, é internada por dispneia aguda e diagnosticada com tromboembolismo pulmonar (TEP).

Durante a investigação diagnóstica com tomografias, foi encontrada massa no lobo superior direito de 4cm, com linfonodomegalias hilares de até 3cm e lesões ósseas, hepáticas e no pulmão contralateral compatíveis com lesões secundárias. A biópsia da lesão pulmonar guiada por tomografia revelou adenocarcinoma TTF-1 positivo, napsina A positiva e p63 negativo com ressonância nuclear magnética de crânio sem anormalidades e ECOG 1.


Após o tratamento do TEP com anticoagulação e compensação clínica, assinale a sequência de abordagem diagnóstica / terapêutica menos adequada para esse paciente.


A

A combinação de paclitaxel, carboplatina, atezolizumabe e bevacizumabe é uma opção, independentemente dos níveis de PDL-1 e caso não se encontre nenhuma mutação acionável.


B

Caso não seja identificada nenhuma mutação acionável, o uso do pembrolizumabe em combinação com a carboplatina e pemetrexede, pode ser indicado como primeira linha de tratamento, independentemente dos níveis de PDL-1.


C

Se não for identificada nenhuma mutação acionável e o PDL-1 ≥ 50%, pembrolizumabe como agente único pode ser uma opção na primeira linha de tratamento.


D

Caso o PDL-1 seja ≥ 50%, não se faz necessário proceder à pesquisa de mutações acionáveis ou mesmo esperar seus resultados, que costumam ser mais demorados. Deve-se iniciar o tratamento com pembrolizumabe isolado.


E

Deve-se realizar a pesquisa de mutações acionáveis no tumor e, caso alguma mutação seja assinalada, o tratamento deve ser alvo-dirigido, mesmo que o PDL-1 seja positivo e ≥ 50%.

A Síndrome de Li-Fraumeni (SLF) é uma síndrome hereditária de predisposição ao câncer causada pela mutação no gene TP53 e que eleva o risco de desenvolver um grande espectro de tumores agressivos, alguns muito raros, em idade muito jovem. Quase a metade dos indivíduos afetados pela SLF têm o primeiro diagnóstico de câncer antes dos 30 anos. O câncer de mama por exemplo em indivíduos jovens é um destes tumores.


Os outros tumores frequentemente observados em famílias com esta síndrome são


A

de ovário, de próstata e de pâncreas.


B

carcinoma lobular e câncer gástrico difuso.


C

osteossarcoma, carcinoma adrenocorticais e sarcoma de partes moles.


D

de tireoide, de endométrio e de geniturinário.


E

de intestino, de útero e de testículo.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado