

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma informação relativa à formatação das referências bibliográficas conforme orientação da ABNT.
Os autores são indicados pelos sobrenomes em caixa-alta seguidos das iniciais dos nomes. Limita-se a duas iniciais para cada autor. Quando a referência tiver mais de seis autores, deve-se usar a expressão et al.
O ano de publicação deve ser grafado em algarismos arábicos. Se o ano de referência não for indicado no documento, mas há um ano provável, por exemplo 2022, usa-se [2022].
No referenciamento de partituras impressas, devem constar: autor(es), título, local, editora, data e designação específica.
No caso de autoria desconhecida, deve-se iniciar a referência colocando entre colchetes a informação “anônimo” seguido do título, cidade, propriedade do documento, ano e número de páginas.
Os elementos essenciais para fazer referência de filmes, DVD e assemelhados são os seguintes: título, diretor, produtor, local, produtora, data e especificação do suporte em unidades físicas.
Análise documental é um método de pesquisa no qual se busca entender o contexto, os significados e as implicações dos documentos, devendo o pesquisador evitar interpretar os documentos para impedir qualquer interferência de subjetividade que possa enviesar a análise dos dados.
Certo
Errado
De acordo com as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) em relação ao registro de referências no texto, são considerados elementos essenciais de referências:
I. Autor(es).
II. Título.
III. Edição.
IV. Local.
V. Editora.
VI. Data de publicação.
Está correto o que se afirma em
I, II, III, IV, V e VI.
I, II e III, apenas.
IV, V e VI, apenas.
I, III, IV e V, apenas.
A lista autorizada de abreviações dos meses do ano consta na norma ABNT NBR
6 023.
8 256.
14724.
10520.
14422.
Analise cada uma das proposições a seguir e marque V caso seja VERDADEIRA e F caso seja FALSA, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 6022, NBR 6023 e NBR 14724:
I. Anexo é o texto ou documento elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração.
II. As notas de rodapé devem ser digitadas ou datilografadas fora das margens, ficando separadas do texto por um espaço de 1,5 de entre linhas e por filete de 3 cm, a partir da margem direita.
III. Em documentos de autoria desconhecida, a entrada dever ser feita com a expressão Autor desconhecido.
IV. No sistema numérico, as referências devem aparecer ao final do trabalho em ordem cronológica, da mais recente para a mais antiga.
V. Para facilitar a leitura, as equações e fórmulas devem ser destacadas no texto e, se necessário, numeradas com algarismos romanos entre colchetes, alinhados à esquerda.
VI. Resumo é a parte inicial do artigo na qual devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do artigo.
V, F, V, V, F e F
F, F, F, F, F, e F.
F, V, V, F, F e F.
F, V, F, F, V e V.
V, V, V, V, V e V.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Examinar um documento para estabelecer seu conteúdo informacional, expressar o conteúdo por meio de um enunciado pertinente, selecionar desse enunciado os aspectos a serem ressaltados e representá-los/codificá-los por meio das unidades de um sistema de organização de conhecimentos são etapas da
catalogação.
referenciação.
ordenação.
programação.
indexação.
A norma ABNT NBR 6023:2018 define que a expressão sine nomine deve ser utilizada de forma abreviada, entre colchetes [s. n.], quando não for possível identificar
a editora.
a entidade coletiva.
a autoria.
o organizador.
o tradutor.
Considerando a NBR 6023:2018 assinale a alernativa correta que corresponda a “coleção”:
conjunto de itens, sobre um tema específico ou não, com autores e títulos próprios, reunidos sob um título comum
detalhamento do documento, quanto à forma, dimensão e extensão
sistema (padrão) usado para identificar documentos digitais em redes de computador
documento que contém som e imagens
todos os exemplares produzidos a partir de um original ou matriz
Conforme a norma ABNT NBR 6023, a publicação de parte de um trabalho (artigo de periódico, capítulo de livro, colaborações em coletâneas, entre outros), mantendo as características tipográficas e de formatação da obra original, que recebe uma capa, com as respectivas informações que a vinculam ao todo, utilizada para distribuição pelo próprio autor ou pelo editor, denomina-se
separata.
coleção.
suplemento.
anexo.
série.
Analise a referência abaixo, elaborada de acordo com a NBR 6023/2018 Informação e documentação – Referências – Elaboração.
MUCHERONI, Marcos Luiz. Redes sociais, novas mídias e bibliotecas públicas. In: SILVA, José Fernando Modesto (org.). A biblioteca pública em contexto: cultural, econômico, social e tecnológico. Brasília, DF: Thesaurus, 2015. p. 51-66.
Assinale a alternativa correta em relação a essa referência.
O número das páginas da parte referenciada é um elemento complementar.
A referência é de um livro e constam elementos essenciais e elementos complementares na sua elaboração.
O destaque tipográfico em negrito deve estar no título da parte referenciada e não no título do livro no todo.
Esta referência está incorreta, sendo que os nomes dos organizadores devem ser transcritos em letras minúsculas e na ordem direta.
Os elementos essenciais apresentados na referência são: autor e título da parte, seguidos da expressão “In:”, e da referência completa do livro no todo. No final da referência, apresenta-se a descrição física da parte.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Com base na NBR 6023, são abreviaturas das expressões “capítulo”, “folha”, “preto e branco” e “volume”, correta e respectivamente, as formas:
cap. / f. / p & b / v.
Cap. / F. / P & B / v.
cap. / f. / p. & b. / vol.
Cap. / flh. / p & b / V.
cap. / F. / P & B. / Vol.
Segundo a norma ABNT NBR 6023:2018,
em partes de publicações, devem ser indicados os números das folhas ou páginas inicial e final, precedidos da abreviatura i. ou f.
quando o documento for constituído de apenas uma unidade física, indica-se o número total de páginas ou folhas, seguido da abreviatura p. ou f., respectivamente.
quando o documento for publicado em mais de uma unidade física, indica-se a quantidade de volumes, seguida da abreviatura e.
a edição, se constar no documento, deve ser transcrita pelas abreviaturas do numeral romano e da palavra edição, no idioma do documento.
para editora comercial homônima a uma instituição, deve-se indicar o nome comercial, por extenso, tal como consta no documento.
De acordo com a ABNT NBR 6023:2018 (Informação e documentação — Referências — Elaboração), a referência que obedece às diretrizes da norma é
GOMES, A. C.; VECHI, C. A. Estática romântica: textos doutrinários comentados. São Paulo: Atlas, 1992. 186 p. Tradução Maria Antonia Simões Nunes, Duílio Colombini.
MENDONÇA, Lenny; SUTTON, Robert. Como obter sucesso na era do código aberto. Entrevistado: Mitchekk Baker. HSM Management, São Paulo, n. 70, ano 12, v. 5, set./out. 2008, p. 102-106.
LUJAN, Roger Patron (compilador). Um presente especial. Tradução Sonia da Silva. 3. ed. São Paulo: Aquariana, 1993. 167 p.
ACCORSSI, Aline. Materializações do pensamento social sobre a pobreza. Orientador: Helena Beatriz Kochenborger Scarparo. 2011. 184 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Faculdade de Psicologia, PUCRS, Porto Alegre, 2011.
De acordo com a norma ABNT NBR 6023 vigente, a referência correta de livro no todo, em meio eletrônico, contendo elementos essenciais e complementares, é
ALMEIDA, Fernando José de; Almeida, Maria Elizabeth B. de; Silva, Maria da Graça Moreira da (orgs.). Nuvens & redes. São Paulo, EDUC, 2021. ISBN 9786587387284. [E-book]. 312 p.
Disponível em: https://www.pucsp.br/educ/downloads/nuvens_e_redes.pdf. Acesso em fev. 2022.
PONTES, Ana Lúcia de Moura, et al. Vozes indígenas na saúde: trajetórias, memórias e protagonismos. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2022. eISBN:9786557081709. p. 383.
Disponível em < https://books.scielo.org/id/stqxp/pdf/pontes-9786557081709.pdf>. Acesso em 13 jan. 2023.
NOFFS, Neide de Aquino (org.). Formação de educadores, pesquisas e criatividade: desafios atuais. São Paulo: EDUC, 2022. E-book (196 p.). ISBN 978-85-283-0681-1.
Disponível em: https://www.pucsp.br/educ/downloads/formacao-de-educadores.pdf.n. Acesso em: 10 mar. 2023.
JORENTE, Maria José Vicentini. Acervo revisitado: intersecções e convergências no redesign e uma coleção díspare. [on-line]. Cultura Acadêmica, São Paulo, 2021. 141 p. ISBN: 978-65-5954-140-9.
Disponível em: < https://books.scielo.org/id/vh98r/pdf/jorente-9786559541409.pdf>. Acesso em 28 de fevereiro de 2023.
GOMES, Marcio Fernando, ed. Processos educativos dialógicos que conscientizam e libertam. [on-line], eISBN:978-658-676-8466. São Carlos, EdUFSCar, 2021, 117p.
https://books.scielo.org/id/s6z2q/pdf/gomes-97865 86768466.pdf. Acesso em 15 de jan. de 2022.
Assinale a referência que está de acordo com a NBR 6023 da ABNT, em vigor.







Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Conforme a norma ABNT NBR 6023/2018 (versão corrigida 2), a referência correta, acrescentando-se os elementos complementares, corresponde à alternativa
Luck, Heloisa. Liderança em gestão escolar. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. 165 p. 18 cm. Cadernos de gestão, v. 4. Bibliografia: p. 149-155. ISBN 978-85-3263-62-01.
GOMES, A. C, e VECHI, C. A. Estática romântica: textos doutrinários comentados. Tradução Maria Antonia Simões Nunes e Duílio Colombini. São Paulo, Atlas, 1992. 186 p.
BAVARESCO, Agemir; BARBOSA, Evandro; ETCHEVERRY, Katia Martin (orgs.). Projetos de filosofia. Porto Alegre: EDIPUCRS; 2011. E-book. Disponível em:
Consoli, R. A. G. B., Oliveira, R. L. Principais mosquitos de importância sanitária no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 1994. Disponível em: . Acesso em: 4 set. 2009
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Tradução: Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. 145 p. Título original: Globalization: the human consequences. ISBN 85-7110-495-6.
Nos processos de indexação,
utiliza-se como descritor o termo preferido de um vocabulário controlado ou seu sinônimo ou quase sinônimo, cuja decisão cabe ao indexador.
o índice de assuntos é definido como uma listagem de termos em linguagem natural ou artificial, oriunda do sumário da obra.
o assunto é definido como o tema de um documento representado por um conceito ou combinação de conceitos.
a escolha dos termos de indexação de um documento é, em geral, decidida com base nas sugestões dos usuários.
utiliza-se a norma brasileira NBR 14 724, que trata especificamente da determinação de assuntos e seleção de termos de indexação.
Assinale a alternativa que indica um exemplo correto para casos em que a data de impressão, publicação, distribuição ou copyright não é identificada na referência bibliográfica utilizada em relatórios acadêmicos.
[1969?] data aproximada.
[1974 ou 1975] data provável.
[entre 1904 e 1934] use intervalos maiores de 20 anos.
[1989] data certa, porém não indicada na publicação.
[ca. 1980] década certa.
De acordo com a NBR 6023, as referências de um documento podem aparecer:
Após resumos, em rodapés e em listas de referência.
Em rodapés, em lista de referências e no fim de textos ou seções.
Antecedendo resumos, no início de textos ou seções e em anexos.
Após resumos, no início de textos ou seções e em anexos.
Com base na NBR 6023, sobre a definição de referência, assinalar a alternativa CORRETA:
Sequência organizada de elementos analíticos provenientes de um arquivo, que auxilia sua categorização geral.
Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual.
Coleção harmonizada de componentes interpretativos, derivados de uma fonte, visando a elucidar sua natureza e propósito.
Grupo de informações complementares, extraídas de um texto, destinadas a dar suporte e contexto ao documento principal.