Imagem de fundo

O Brasil vivenciou uma rápida transição nutricional...

O Brasil vivenciou uma rápida transição nutricional, passando de altas taxas de desnutrição na década de 1970 para excesso de peso em metade da população adulta em 2008. A fim de enfrentar esses problemas nutricionais, é necessária a organização da atenção nutricional, que compreende os cuidados relativos à alimentação e à nutrição voltados à promoção e proteção da saúde, prevenção, diagnóstico e tratamento de agravos. Sabendo disso, o processo de organização e gestão do cuidado nutricional, nas Redes de Atenção à Saúde, deve iniciar com


A

atividades educativas voltadas à promoção da saúde e à alimentação adequada, saudável e sustentável.


B

avaliação de recursos humanos disponíveis para solicitação de concurso ou processo seletivo junto às Secretarias de Saúde e de Planejamento.


C

diagnóstico da situação alimentar e nutricional da população adscrita aos serviços e equipes de Atenção Básica.


D

agendamento para o atendimento nutricional dos grupos prioritários, como pessoas com excesso de peso e crianças em desnutrição.