

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
O tratamento nutricional do paciente com diabetes mellitus tipo 2 objetiva o controle glicêmico e a redução do risco de complicações agudas e crônicas. Neste sentido, em relação ao consumo de fibras, pode-se afirmar que:
a recomendação mínima de consumo de fibras totais é de 14g/1000kcal/dia, com maior ênfase em fibras solúveis, que propiciam redução da glicemia pós-prandial e da disfunção endotelial.
o consumo deve ser entre 20 a 25 g/dia de fibra dietética solúvel, com melhora do controle glicêmico e redução das concentrações de LDL-colesterol e triglicerídeos.
a ingestão de 30 a 50 g/dia de fibras totais, sendo 50% de fibras solúveis, com redução da hemoglobina glicada e da secreção de insulina.
o consumo mínimo de 30 g/dia de fibras insolúveis, com melhora da saciedade, da função intestinal e do controle ponderal.
a recomendação mínima de consumo de fibras solúveis é de 20g/1000 kcal/dia, com controle da lipemia e glicemia pós-prandial.