Imagem de fundo

Sobre a amamentação e o gerenciamento das dificuldades...

Sobre a amamentação e o gerenciamento das dificuldades durante esse período, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.


(1) Obstrução dos seios.

(2) Mamilos feridos.

(3) Mastite.


( ) A mãe deve ser incentivada a esforçar-se para a pega adequada (possível utilização temporária de protetores de mamilo com orientação profissional); para alívio da dor: pomada aprovada para os mamilos e conchas de seio com apoio apropriado. Se estiverem extremamente sensíveis, almofadas de hidrogel e analgésicos aprovados.

( ) Amaciar seios/mamilos, extraindo uma pequena quantidade de leite, ou usar a técnica de amolecimento por pressão inversa; permitir que o bebê mame com frequência e/ou extrair com a mão ou com a bomba após a alimentação para aliviar o ingurgitamento. Usar compressas frias para aliviar a dor após a amamentação.

( ) Nessa situação, a mama está vermelha e macia. Possível febre materna e mal-estar. Antibióticos maternos podem ser indicados. A mãe deve consultar um médico e continuar a amamentar conforme o conforto permita. Esvaziamento frequente dos seios com a amamentação ou a extração. O leite materno é seguro para o bebê. Recomenda-se o descanso materno.


A

1 - 2 - 3.


B

3 - 2 - 1.


C

2 - 3 - 1.


D

2 - 1 - 3.