Imagem de fundo

A Constituição Brasileira, promulgada em 1988, reconheceu a...

A Constituição Brasileira, promulgada em 1988, reconheceu a saúde como um direito social. Em seu artigo 3º (terceiro), a alimentação adequada foi considerada um fator determinante e condicionante da situação de saúde de indivíduos e coletividades. No que diz respeito ao processo de afirmação do campo da alimentação e nutrição no Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a afirmação verdadeira.


A

A agenda política e programática em alimentação e nutrição do SUS já nasceu com papel de protagonista na atenção integral à saúde.


B

Desde a criação da Lei Orgânica do SUS (Lei nº 8080/1990), a vigilância nutricional e a orientação alimentar têm estado entre as áreas de atuação do SUS.


C

A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), com suas nove diretrizes, surgiu juntamente com a criação do SUS.


D

A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), com suas nove diretrizes, surgiu quase uma década após a criação do SUS.