O fígado é considerado o órgão central do metabolismo, sendo responsável por mais de 500 reações de síntese e degradação de moléculas. Sobre o metabolismo hepático, assinale a afirmativa CORRETA
A detoxificação da amônia ocorre preferencialmente nos hepatócitos, mas uma pequena parcela de amônia também é metabolizada pelos músculos, cérebro e rins.
Formação da bile, glicogênese, glicogenólise, armazenamento de ferro, vitaminas lipossolúveis e de vitamina B12, ativação da 1,25-di-hidroxivitamina D são exemplos de funções exercidas pelo fígado.
No fígado, a frutose é rapidamente convertida em uridinodifosfoglicose (UDP-glicose), que pode ser incorporada ao glicogênio ou convertida em glicose-1-fosfato.
A insulina favorece a síntese de proteínas e inibe o catabolismo proteico no fígado, ao mesmo tempo em que suprime a glicogenólise e a lipogênese e estimula a lipólise.
O colesterol que chega até o fígado é proveniente de uma série de fontes. Entretanto, o colesterol é eliminado pelo fígado somente como um componente das lipoproteínas enviadas aos tecidos periféricos.