Imagem de fundo

IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento de Orçamentos Famili...

IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento de Orçamentos Familiares 2002-2003/2008-2009, Pesquisa Nacional de Saúde 2013 e Pesquisa Nacional de Saúde 2019. Nota: Prevalência padronizada segundo a distribuição etária, em cada sexo, da população adulta brasileira em 2019.


A evolução do perfil antropométrico da população brasileira das últimas duas décadas está ilustrada no gráfico apresentado, considerando dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), nas edições de 2002-2003 e 2008-2009, e da Pesquisa Nacional de saúde (PNS), nas edições de 2013 e 2019.


Com base na análise do gráfico, assinale a alternativa correta.

A

A prevalência de excesso de peso estimada entre adultos brasileiros aumentou continuamente ao longo dos últimos 17 anos apenas entre as mulheres, como mostra o gráfico.

B

Em todas as quatro pesquisas consideradas, a prevalência de excesso de peso entre as mulheres foi mais elevada que a observada entre os homens.

C

O comportamento da prevalência de obesidade e de excesso de peso foi similar ao longo do período observado, pois ambos mais que dobraram ao longo do tempo.

D

Em todas as quatro pesquisas consideradas, a prevalência de obesidade entre as mulheres foi mais elevada que a observada entre os homens.

E

Os gráficos mostram tendência de estabilização na prevalência de excesso de peso e obesidade no Brasil para os próximos 10 anos.