

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
"Inicia-se como inflamação difusa da mucosa, acompanhada de dor, febre e mal-estar. Dois ou três dias após, aparecem pequenas vesículas que se rompem, transformando-se em úlceras cobertas por um exsudato amarelado e contornadas por uma zona avermelhada". Marque a alteração patológica do periodonto, correspondente a essa descrição.
Gengivite ulcerosa necrosante aguda
Fibromatose gengival hereditária
Gengivoestomatite herpética
Hiperplasia gengival dilantínica
A sífilis secundária tem como característica clínica
o cancro mole.
as placas e roséolas sifilíticas.
a leucoplasia pilosa.
o molar em amora.
Em relação aos padrões de crescimento do carcinoma epidermóide bucal, é correto afirmar que:
lesão ulcerativa apresenta-se como uma massa de tecido com base ampla e endurecida à palpação, superfície irregular freqüentemente ulcerada. A lesão exofítica exibe úlcera de bordas elevadas e fundo necrótico. A lesão verrucosa é caracterizada por projeções papilares, sendo em última análise, um aspecto da lesão exofítica.
lesão exofítica apresenta-se como uma massa de tecido com base ampla e endurecida à palpação, superfície irregular freqüentemente ulcerada. A lesão ulcerativa exibe úlcera de bordas elevadas e fundo necrótico. A lesão verrucosa é caracterizada por projeções papilares, sendo em última análise um aspecto da lesão exofítica.
lesão verrucosa apresenta-se como uma massa de tecido com base ampla e endurecida à palpação, superfície irregular freqüentemente ulcerada. A lesão ulcerativa exibe úlcera de bordas elevadas e fundo necrótico. A lesão exofítica é caracterizada por projeções papilares, sendo em última análise um aspecto da lesão verrucosa.
lesão exofítica apresenta-se como uma massa de tecido com base ampla e endurecida à palpação, superfície irregular freqüentemente ulcerada. A lesão verrucosa exibe úlcera de bordas elevadas e fundo necrótico. A lesão ulcerativa é caracterizada por projeções papilares, sendo em última análise um aspecto da lesão exofítica.
Paciente 58 anos, masculino, leucoderma, procurou auxílio odontológico com queixa de episódios de lesões tipo "aftas" e lesão avermelhada no pênis e membros inferiores. Tratava-se de uma condição mucocutânea ulcerativa bolhosa, auto-imune, que em cerca de 50% dos casos apresenta etiologia desconhecida, entretanto, em alguns pacientes, há história de infecção por Herpes simples, Mycoplasma pneumoniae ou Streptococcus sp. Com base nesta descrição, a patologia mais provável seria:
Síndrome de Peutz-Jeghers.
Eritema Multiforme.
Doença de Crohn.
PFAPA.
Febre do Vale.
A candidíase pseudomembranosa aguda é uma das formas mais comuns da doença. Pode ocorrer especialmente em pessoas debilitadas, portadoras de doenças crônicas ou até mesmo lactentes. As manifestações bucais dessa doença caracterizam-se por placas brancas localizadas preferencialmente em
Quais são as características clínicas do Sarcoma de Kaposi?
Uma mácula, placa, nódulo ou tumor que varia da cor vermelha à violácia.
Uma lesão ulcerada geralmente recoberta por um exudado brilhante.
Uma mácula ou pápula, geralmente de cor castanha.
Mácula pigmentada, de tamanho e formas diversas, variando do castanho ao negro.
Quais são os elementos dentários mais afetados por distúrbios de desenvolvimento quanto à forma e ao tamanho?
Incisivos centrais superiores e primeiros molares.
Incisivos laterais inferiores e primeiros pré-molares.
Terceiros molares e incisivos laterais superiores.
Incisivos laterais superiores e primeiro pré-molares inferiores.
Lesão que se apresenta múltipla na mucosa bucal, rasa, com bordas nítidas e planas, com fundo fino granuloso de aspecto esbranquiçado. Ao redor da lesão, notam-se os grãos amarelos de Trelat. Trata-se da descrição da
sífilis.
leishmaniose
blastomicose.
tuberculose.
afta.
Para diagnóstico e planejamento terapêutico, qual exame complementar deve ser solicitado como recurso subsidiário?
Leucometria.
Biópsia excisional.
Biopsia incisional.
Esfregaço.
Nenhum.
Os conceitos abaixo, relativos aos tipos físicos das lesões, são verdadeiros, EXCETO:
Paciente A.L.C, 12 anos, sexo feminino, teve como diagnóstico um tumor comum da região da cabeça e pescoço com as seguintes características: lesão plana com coloração vermelho-azulada, situada na mucosa jugal, com certa elevação desta mucosa. Após o diagnóstico da lesão, foi indicado como tratamento o laser ou a crioterapia. Qual a lesão em questão?
Fibroma.
Linfangioma.
Hemangioma.
Papiloma.
Quanto aos efeitos da radioterapia em pacientes com câncer de cabeça e pescoço, podemos afirmar, corretamente
A xerostomia é um efeito irreversível e sempre presente
O clotrimazol é a droga de escolha para a candidíase após radiação
Na mucosa inicialmente surge um eritema.
A perda do paladar independe da quantidade de saliva.
Lesão ulcerada rasa, de bordos planos, que apresenta um fundo finamente granuloso e com pontos hemorrágicos dispersos, atingindo vários locais da mucosa, discretamente dolorosa ao toque e com alta incidência, principalmente na área rural. Trata-se da definição de
Leishmaniose
Blastomicose.
Sífilis.
Tuberculose
Quanto ao cisto primordial, é correto afirmar que:
Quanto ao cisto primordial, é correto afirmar que:
resulta da falha de desenvolvimento de um dente normal ou de um supranumerário.
ocorre alteração no epitélio reduzido do órgão de esmalte após a calcificação da coroa do dente.
é originado pelo acúmulo de um exudato, com freqüência hemorrágica, entre o epitélio reduzido do órgão de esmalte e a coroa do dente.
Dentre as lesões cancerizáveis da cavidade bucal a mais freqüente é a
eritroplasia.
queilite.
leucoplasia.