

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O núcleo de preenchimento confeccionado em sessão clínica única com ionômero de vidro tem a função de restabelecer a anatomia da parte coronária do remanescente dentário, promovendo seu reforço, aliado à recuperação estética do dente.
No caso clínico em questão, a profundidade do preparo cavitário na região oclusal deveria apresentar distância de 3 mm a 4 mm, para propiciar espaço mínimo de 1,5 mm a 2 mm da região de sulcocentral até a parede pulpar para o material restaurador. Essa distância é importante para proporcionar adequada transparência à restauração, proporcionando melhora na qualidade estética.
Em dentes com tratamentos endodônticos, muitas vezes é indicada a colocação de pinos intrarradiculares, visando ao aumento da retenção da restauração. Sobre esse assunto, pode-se afirmar que é fator
de indicação da colocação de pinos intrarradiculares quando um dente sofre forças horizontais, de cisalhamento ou de compressão intensas e concentradas.
que influencia a retenção do diâmentro do pino intrarradicular. Assim, quanto maior o diâmetro do pino, maiores serão a retenção e a resistência.
que influencia a retenção, a extensão do pino intrarradicular. Dessa forma, o pino deve ser menor ou igual ao comprimento total da raiz, evitando fraturas laterais da raiz e favorecendo o vedamento apical do material obturador.
que influencia a retenção de pinos intrarradiculares. A superfície do pino deve ser muito lisa para que aumente a superfície de escoamento e a adesão do cimento ao pino e à raiz dentária.
que influencia a retenção do desenho do pino, em que se prefere a conformação cônica, pois tornam-se anatômicos e diminuem as cargas laterais e, por consequência, diminuem as possibilidades de fratura.
No planejamento de uma prótese adesiva indireta, a presença de algumas condições contra-indica este tratamento, como
ausência de suporte oclusal posterior.
dentes pilares com pouca inclinação.
dentes anteriores com coroa clínica longa.
espaço protético reduzido.
dentes pilares com estrutura insuficiente para o condicionamento ácido.
O polímero derivado do óleo de mamona, resina de mamona, pode substituir próteses convencionais feitas de platina e titânio, pois, além de ser resistente o bastante para aplicações de substituição de membros e reconstituição facial, esse polímero oferece vantagens como resistência, maleabilidade, leveza e estabilidade.
O monômero utilizado nas resinas acrílicas para a confecção de bases de dentaduras é o metacrilato de metila, com uma pequena quantidade (0,006%) de hidroquinona, que auxilia na inibição da polimerização, durante a armazenagem.
As próteses provisórias devem ser capazes de assegurar a estabilidade da oclusão e a função mastigatória, evitar traumas dos remanescentes dentários e agressões aos tecidos gengivais. Além disso, esse tipo de prótese desempenha um importante papel diagnóstico, auxiliando nos detalhes para a obtenção da estética na prótese definitiva.
O processo de polimerização das resinas acrílicas ocorre em quatro etapas: indução, propagação, terminação e transferência de cadeia.
As ceras apresentam coeficientes de expansão térmica mais altos que qualquer outro material odontológico, podendo apresentar contração de até 0,4% de seu total.
A prótese ocular recupera o volume orbitário, preservando a forma e o movimento das pálpebras, e influencia diretamente na parte funcional do olho; por isso, deve oferecer as bases de sustentação do globo ocular, para que a visão seja restabelecida.
A godiva é um material reversível, elástico, usado para moldagem anatômica de uma boca edêntula em prótese total ou moldagens de preparos dentários não retentivos, e termoplástico, com temperatura de plastificação em torno de 53 ºC.
Um arco dental superior com ausência dos dentes 11, 21, 22 e 23; dentes 14, 15, 16, 18, 24, 25, 26, 27 e 28 hígidos; e coroas metalocerâmicas fresadas nos dentes 16 e 17 é classificado como classe II de Kennedy.
O uso do titânio para a reabilitação nas deformidades faciais possibilita a construção de próteses delicadas, evitando-se, assim, o uso de outros elementos para sua fixação.
AIDS, hepatites B, C e D, herpes e tuberculose são doenças que podem ser contraídas em decorrência da manipulação inadequada de modelos e moldes contaminados.
O preparo de um dente com finalidade protética deve seguir princípios mecânicos fundamentais.
Das alternativas abaixo, assinale a correta.
O preparo deve apresentar princípios de retenção que se caracteriza pelo impedimento ao deslocamento axial da restauração quando submetida às forças oblíquas.
A forma do preparo deve ser capaz de prevenir o deslocamento da restauração quando submetida às forças de tração, o que caracteriza forma de resistência ou estabilidade.
A forma de retenção não está relacionada com a área do preparo e a sua textura superficial.
Em um preparo para coroa total, quanto maior a altura das paredes, maior será a área de resistência do preparo ao deslocamento, quando submetida às forças laterais.
O pôntico tipo sela é contraindicado em qualquer situação, pois pode provocar inflamação nos tecidos adjacentes e hipertrofia gengival.
O conector maior tipo placa palatina pode ser utilizado para rebordos com todos os dentes posteriores ausentes e presença parcial ou total dos dentes anteriores.
Quando não há quantidade e qualidade óssea e quando o paciente foi submetido a tratamento radioterápico, os adesivos são uma alternativa para reter próteses faciais se não for possível a colocação de implantes. Entretanto, esses adesivos podem causar irritação na pele se usados por um longo período.