

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Um relatório da American Dental Association em 2018 determinou diretrizes baseadas em evidências para tratamento não restaurador de lesões de cárie.
Dentre as intervenções mais eficazes, de acordo com o tipo de lesão, superfície dentária e dentição, podemos citar:
10% de fosfopeptídeo de fosfato de cálcio, Creme dental 1400 ppm flúor, flúor fosfato acidulado 1,23%, verniz de fluoreto de Na a 5%.
10% de fosfopeptídeo de fosfato de cálcio, creme dental 5000 ppm flúor, flúor fosfato acidulado 1,23%, verniz de fluoreto de Na a 5%.
10% de fosfopeptídeo de fosfato de cálcio, creme dental 900 ppm flúor, flúor fosfato neutro 1,23%, Selante.
Creme dental 5000 ppm de flúor, Selante, Diamino fluoreto de Prata, flúor fosfato acidulado 1,23%, verniz de fluoreto de Na a 5%
Diamino fluoreto de Prata, creme dental 5000 ppm flúor, verniz de fluoreto de Na a 0,5%, Solução de flúor 0,5%.
Conforme Busato e Maltz (2014), quando ocorre a falha do tratamento restaurador dentário, uma das opções de conduta é o reparo das restaurações, o que configura uma abordagem mais conservadora. São vantagens do reparo da restauração, EXCETO:
Maior preservação da estrutura dentária.
Menor risco de danos pulpares.
Menor tempo de tratamento.
Redução da necessidade do uso de polimento da restauração.
Em procedimentos restauradores em dentes vitais, é comum a utilização de materiais forradores de cavidade, que têm por finalidade potencializar o processo de restabelecimento da normalidade do tecido pulpar, colaborando para a manutenção dessa vitalidade. O agregado trióxido mineral (MTA) é um desses materiais. Em relação às características desse material, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Apesar da semelhança com o cimento Portland, as partículas do MTA são menores e mais regulares.
( ) O MTA tem comportamento semelhante ao hidróxido de cálcio, porém estimula a formação de barreira dentinária de forma mais homogênea e contínua.
( ) Em presença de umidade, o MTA torna-se excessivamente duro e, quase imediatamente, apresenta alta resistência à compressão.
V – V – V.
F – F – F.
F – V – F.
F – F – V.
V – V – F.
Determinado cirurgião-dentista realizou uma restauração classe I no dente 46. Após o preparo e a inserção da resina, evidencia-se o processo de polimerização. Considerando a situação hipotética, assinale a afirmativa INCORRETA.
A aplicação da luz em movimentos sobre a superfície da resina composta aumenta a irradiância.
Para ponteiras com diâmetros entre 11 e 13 mm, que cobrem toda a extensão da restauração, o método mais indicado é a aplicação fixa da luz.
O aumento do distanciamento da ponteira leva à redução expressiva da irradiância de luz comparativamente àqueles observados quando próximo à ponteira.
A maioria dos aparelhos fotoativadores apresenta alta irradiância, motivo pelo qual os fabricantes têm recomendado um tempo de exposição de 20 segundos para cada camada de 2 mm de resina composta.
A superfície da extremidade da ponteira deve ficar o mais paralela possível à superfície da resina composta para evitar a formação de sombra na região distal da área exposta, o que ocasionaria redução na irradiância e pode afetar a polimerização naquela região.
Um sistema de união dentinário bem-sucedido deve apresentar a seguinte característica:
Remoção da rede de colágeno dentinário.
Baixa capacidade de molhamento.
Remoção ou dissolução adequada da camada de esfregaço do esmalte e da dentina.
Ausência de copolimerização com a matriz da resina composta restauradora.
Ausência de polimerização enquanto impregnado na estrutura dentária.
Assinale a alternativa correta sobre a inserção e distribuição de IRM em restauração classe II.
Remover a matriz e a cunha antes da escultura.
Não se faz ajuste oclusal por se tratar de restauração provisória.
Após cada incremento, condensar material usando a maior extremidade do condensador.
Inserir os primeiros incrementos pela face oclusal.
Preencher o preparo até ficar com excesso.
A relação entre a saúde periodontal e a restauração dentária é íntima e inseparável. Para que as restaurações sobrevivam por longos períodos de tempo, o periodonto deve permanecer saudável para que os dentes sejam mantidos. Para que o periodonto permaneça saudável, as restaurações devem ser ajustadas cuidadosamente em diversas áreas, para que se mantenham em harmonia com os tecidos periodontais circunjacentes. Sobre a relação entre restauração e periodonto, assinalar a alternativa CORRETA:
O menor risco biológico ocorre quando se colocam as margens subgengivais porque essas margens não terão adesão bacteriana direta em virtude da localização.
Do ponto de vista periodontal, tanto as margens supragengivais como as gengivais são bem toleradas quando há interface suave e perfeita na margem gengival.
A solução para resolver a inflamação ocasionada pela invasão restauradora do espaço biológico é a cirurgia de aumento de coroa clínica associado à restauração transcirúrgica, principalmente em dentes anteriores.
O espaço biológico do periodonto corresponde ao tecido conjuntivo, epitélio juncional e sulco gengival, correspondendo à 4,0mm em média.
Os dentes podem ser restaurados usando técnicas indiretas, nas quais as restaurações são fabricadas fora da boca dos pacientes. As restaurações indiretas são confeccionadas em uma réplica do preparo do dente no laboratório de prótese ou utilizando o sistema computadorizado de fabricação assistida (CAD/CAM), que pode ser empregado tanto no consultório quanto no laboratório de prótese.
(Swift Jr et al, 2013.)
Analise as afirmativas a seguir.
I. Preparos para restaurações estéticas indiretas inlays e onlays são projetados para fornecer a espessura adequada para o material restaurador e um padrão de inserção passiva com ângulos internos arredondados e margens bem definidas. Todas as margens devem ter uma relação de 90° com o ângulo cavo-superficial para garantir resistência nas margens da restauração. Todas as linhas e ângulos vivos, internos e externos, devem ser arredondados para evitar a concentração de tensões na restauração e no dente, reduzindo, assim, o potencial de fraturas.
II. As restaurações estéticas dos sistemas inlays e onlays requerem uma moldagem com hidrocoloide reversível ou uma impressão óptica do dente preparado, dos dentes adjacentes e registros oclusais, que permitem que a restauração seja fabricada em um modelo de trabalho no laboratório.
III. A restauração provisória protege o complexo dentino-pulpar de dentes vitais, mantém a posição do dente preparado no arco, bem como protege os tecidos moles adjacentes às zonas preparadas. A restauração provisória pode ser feita utilizando técnicas convencionais e materiais compósitos bis-acrílicos.
Está correto o que se afirma apenas em
I.
III.
I e II.
I e III.
II e III.
O tratamento restaurador atraumático é uma alternativa simplificada para restaurar dentes com lesões cariosas cavitadas, de forma minimamente invasiva, com o objetivo de prevenir e controlar a progressão de cárie em dentes decíduos e permanentes. Em relação à dentição decídua, é uma contraindicação dessa técnica:
dentes com lesão cariosa, envolvendo dentina, sem relato de dor e com presença de fístula
dentes com lesão cariosa ativa, envolvendo dentina, com relato de dor provocada e sem sinais de comprometimento pulpar
dentes com lesão cariosa profunda ativa, sem presença de fístula e com dor provocada
dentes com lesão cariosa ativa, envolvendo dentina, sem envolvimento pulpar e sem relato de dor
Tendo como base o princípio de que todo dente, antes de ser restaurado, deve apresentar-se devidamente limpo e seco, assinale a alternativa correta que justifica essa etapa fundamental para redução dos riscos de infiltração e inflamação pulpar:
A remoção dos detritos deixados sobre a superfície do preparo pode ser realizada através da solução de fluoreto de cálcio, ácido fosfórico e hidróxido de cálcio PA.
A camada de detritos é também conhecida como Smear Layer e pode ser gerada na superfície da cavidade durante seu preparo, tais como raspas de dentina, esmalte e polpa, bactérias e pequenos fragmentos abrasivos dos instrumentos operatórios.
A não remoção da camada de detritos pode interferir na adaptação do material restaurador às paredes cavitárias favorecendo a infiltração marginal e contribuir para inflamação pulpar.
O jato de ar é uma opção usual para remoção de detritos produzidos durante o preparo cavitários, removendo tanto micro quanto macro partículas.
Para a confecção de restaurações diretas em resinas compostas com padrões estéticos de excelência, é importante adequada seleção e reprodução da cor dos elementos dentais, conferindo naturalidade aos mesmos. Pode-se definir translucidez como:
A situação intermediária entre o bloqueio total dos raios luminosos e a transmissão total dos mesmos.
A dimensão da cor, que representa a capacidade de reflexão luminosa de um objeto.
O grau de saturação, a quantidade de pigmentos presentes em determinado matiz
O principal comprimento de onda refletido, resultado da interação entre energia luminosa e o objeto.
Um dos materiais de restauração estética mais utilizados na clínica odontológica é o(a) ________, onde incialmente é realizado o condicionamento com ácido ____________ 37%, aplicação de ________ e o endurecimento do material através da luz emitida por um dispositivo chamado __________.
amálgama dental; fluorídrico, verniz, amalgamador;
resina composta; fosfórico, adesivo, fotopolimerizador;
verniz fluoretado; adesivo, fosfórico, laser;
cimento resinoso, fluorídrico, adesivo, fotopolimerizador.
Os pinos intrarradiculares têm como principal função a retenção da restauração direta ou indireta, não contribuindo diretamente para aumentar a resistência do remanescente dentário.
A utilização de pinos intrarradiculares está contra-indicada na seguinte situação clínica:
dentes posteriores que apresentem grande perda estrutural.
dentes anteriores que apresentem grande perda estrutural.
dentes pilares para prótese fixa.
dentes que contêm quatro paredes axiais remanescentes.
dentes guias de desoclusão.
Desde o advento da técnica do condicionamento ácido, proposta por Buonocore em 1955, o desenvolvimento das resinas compostas em 1963 por Bowen, a introdução das resinas compostas fotopolimerizáveis na década de 1980 e a evolução significativa com relação aos sistemas adesivos nos últimos anos, vêm ocorrendo mudanças substanciais nos preparos cavitários, restringindo-os basicamente à remoção do tecido cariado, além da incorporação de novas técnicas restauradoras. Nesse contexto, Conceição e cols (2007) propuseram uma revisão dos preparos cavitários, estabelecendo uma atualização da classificação das cavidades proposta por Black no início do século XX, como por exemplo as cavidades tipo “vestíbulo-lingual”, “túnel” e “acesso direto” que são classificadas como cavidades preparadas nas superfícies proximais de:
dentes anteriores sem envolvimento do ângulo
pré-molares e molares com envolvimento da crista marginal
dentes anteriores com envolvimento do ângulo
pré-molares e molares sem envolvimento da crista marginal
Para a seleção de cor de uma restauração que envolva dentina seja em dente anterior ou posterior, a melhor maneira de selecionar a cor é avaliando
o terço cervical do dente onde o esmalte é mais translúcido e delgado.
a região média do dente a ser restaurado, onde a espessura do esmalte é maior.
a região média do dente a ser restaurado, onde há menos influência do croma da dentina.
o terço incisal do dente a ser restaurado devido à translucidez local que possibilita melhor avaliação da saturação da dentina subjacente.
Seguindo a lógica da mínima intervenção, qual é o melhor tratamento para uma lesão cariosa oclusal ativa ICDAS 4 em dentes decíduos?
Selamento da lesão de cárie, sem a utilização de instrumentos rotatórios.
Remoção seletiva da dentina cariada seguida da restauração com resina composta.
Remoção seletiva da dentina cariada seguida da restauração com cimento de ionômero de vidro.
Remoção seletiva da dentina cariada seguida da restauração com amálgama.
Utilizar a Técnica de Hall.
Assinale a opção que apresenta as taxas de sobrevivência, após 10 anos, para restaurações de dentes permanentes posteriores com amálgama e resina, respectivamente.
90-100% e 50-60%.
50-70% e 90-100%.
79-90% e 74-90%.
45-55% e 90-100%.
45-55% e 45-60%.
Assinale a alternativa que apresenta o plano de tratamento mais adequado para a situação clínica descrita.
Restauração indireta em resina composta, orientações de higiene bucal e proservação
Tratamento endodôntico, clareamento interno, e faceta direta em resina composta
Capeamento pulpar direto, restauração em resina composta e confecção de protetor bucal
Restauração direta em resina composta, confecção de protetor bucal e proservação
Pulpotomia, restauração direta em resina composta e proservação
Qual a aplicabilidade do fotopolimerizador?
Iluminar a cavidade durante o preparo cavitário.
Conter sangramento.
Polimerizar resina composta.
Polimerizar resina autopolimerizavel.
A longevidade das restaurações pode variar dependendo de diversos fatores, como o material empregado.
Assinale a opção que indica as taxas de sobrevivência, após 10 anos, para restaurações de dentes permanentes posteriores com amálgama e resina composta, respectivamente.
79-90% e 74-90%.
90-100% e 50-60%.
50-70% e 90-100%.
45-55% e 90-100%.
45-55% e 45-60%.