Imagem de fundo

No processo de alfabetização, quando o(a) educador(a)...


No processo de alfabetização, quando o(a) educador(a) estiver fazendo uma abordagem focalizando os aspectos sociolinguísticos, ele(ela) deverá considerar em seu enfoque o seguinte:


A

Compete ao(à) educador(a) estratificar as modalidades discursivas de comunicação, de modo a demonstrar a existência de uma pirâmide compartimentalizada de gradação hierárquica nas diversas formas de expressão.


B

Os fenômenos sociais devem ser suprimidos da focalização sociolinguística na ministração de atividades de alfabetização.


C

A aferição precisa da capacidade de comunicação do(a) educando(a), que se materializa no processo de avaliação, não necessita da dimensão sociolinguística.


D

O universo linguístico do(a) educando(a) configura elemento fundamental a ser considerado, para potencializar os valores que povoam sua vida familiar e seu convívio social, de modo a valorizar as formas de comunicação de seu mundo, inserindo-as num plano integral de comunicação em que se situam as diversas outras formas.


E

Os aspectos sociais inerentes ao universo linguístico do(a) educando(a) são relevantes nessa abordagem, sendo imprescindível, porém, adverti-lo quando a determinadas formas expressivas estigmatizadas como inferiores, a exemplo das gírias.