As diferentes linhas pedagógicas, tendências ou abordagens no ensino brasileiro fornecem diretrizes à ação pedagógica, mesmo considerando que sua elaboração, na prática, é individual e intransferível. Para Mizukami (1986), são características da abordagem cognitivista:
O desenvolvimento humano traz implicações para o ensino. Uma das implicações fundamentais é a de que a inteligência se constrói a partir da troca do organismo como o meio por meio das ações do indivíduo.
Nessa abordagem se incluem, tanto a aplicação da tecnologia educacional e estratégias de ensino, quanto formas de reforço no relacionamento professor-aluno. O aluno progride em seu ritmo próprio e em passos sequenciais.
Toda ação educativa, para que seja válida, deve, necessariamente, ser precedida tanto de uma reflexão sobre o homem quanto de uma análise do meio de vida desse homem concreto, a quem se quer ajudar para que se eduque.
Não se enfatiza técnica ou método para facilitar a aprendizagem. Cada educador eficiente deve elaborar a sua forma de facilitar a aprendizagem no que se refere ao que ocorre em sala de aula. A ênfase é atribuída a um clima favorável ao desenvolvimento das pessoas que possibilite liberdade para aprender.