Imagem de fundo

O desenvolvimento da linguagem na criança é um processo que se inicia desde o nasciment...

O desenvolvimento da linguagem na criança é um processo que se inicia desde o nascimento, com sons vocais e gestos, até a articulação complexa de ideias na adolescência. Essa jornada é caracterizada por marcos específicos, como a produção das primeiras palavras, a combinação de frases simples e a crescente capacidade de se comunicar de forma eficaz. A linguagem é o catalisador para os humanos se conectarem e entenderem uns aos outros. Sem comunicação, as limitações da compreensão humana colocariam barreiras invisíveis que poderiam comprometer a intimidade e a proximidade que os humanos desejam. Felizmente, nascemos com uma habilidade embutida de aprender um idioma. E, embora aprender a linguagem seja fundamental para uma vida comunal civilizada, a aquisição da linguagem é adquirida em etapas que acompanham o desenvolvimento infantil. Na etapa holosfrástica,

A

o bebê fala suas primeiras palavras e, ao final desta etapa, pode falar várias palavras. Esta etapa tem como característica o fato de que uma única palavra expressa o tipo de significado normalmente transmitido na fala de um adulto por uma frase inteira.

B

os bebês são expostos no útero e, após o nascimento, aos sons dos adultos falando. Mais tarde, no estágio anterior à fala, os bebês desde o nascimento até os seis meses começarão a arrulhar. Este é o primeiro estágio de aprendizagem de sons vocálicos como “uh” e “oh”.

C

o bebê começa a balbuciar de seis a oito meses. Ele começará a emitir sons como “ma-ma” ou “da-da”, que é diferencialmente reforçado pelos pais, enquanto outras combinações simbólicas não. Sons e símbolos estão começando a ser associados por meio desse processo.

D

ocorre um período em que começam a se formar sentenças que contêm “estruturas hierárquicas e constituintes semelhantes às estruturas sintáticas encontradas nas sentenças produzidas pela gramática adulta”. A natureza combinada do estágio telegráfico mostra o complexo desenvolvimento da linguagem que existe mesmo em uma idade tão precoce.