Imagem de fundo

De acordo com Libâneo (1994), o plano de aula bem-estruturado favorece a organização do...

De acordo com Libâneo (1994), o plano de aula bem-estruturado favorece a organização do trabalho didático, e estabelece uma metodologia facilitada com ordem de execução na qual, sem dúvidas, poderá influenciar nos futuros resultados de ensino-aprendizagem, na qual professores e alunos estarão submetidos. Nesse sentido, todos os elementos que compõem o plano de aula precisam convergir para o tempo pensado para a consolidação dessas pretensões. Relacione adequadamente os elementos do plano de aula elencados às suas respectivas características.


1. Objetivos.

2. Conteúdos.

3. Procedimentos de ensino.

4. Recursos.

5. Procedimentos de avaliação.


( ) Garante ao professor lançar um olhar crítico sobre a sua própria prática e modificar aquilo que não corresponde aos objetivos traçados para o seu grupo.

( ) São os meios necessários à concretização da estratégia. Estão relacionados aos métodos de ensino e estratégias a serem utilizadas. Devem ser previstos os instrumentos materiais, físicos, humanos e financeiros.

( ) São as ações pensadas para a aula a ser dada e para o conteúdo a ser ensinado. Nesse item são apresentadas as ações, que traduzem as intenções do docente e suas expectativas em relação à aula.

( ) Trata-se dos modos de estabelecer a melhor forma de desenvolver a aula e os conteúdos previstos para ela, ou seja, corresponde aos caminhos/meios para atingir os objetivos; pode usar jogos, dramatização, dinâmica de grupo, roda de conversa, dentre outras.

( ) Refere-se à relação de temas a serem trabalhados no período da aula e já previamente determinados no plano da disciplina, ou seja, trata-se da organização dos tópicos, que precisam ser desmembrados dentro do assunto previsto, de modo a levar o aluno à compreensão e apropriação do saber.


A sequência está correta em

A

3, 4, 5, 1, 2.

B

4, 3, 2, 1, 5.

C

4, 5, 3, 2, 1.

D

5, 4, 1, 3, 2.