Lopes e Macedo (2011) afirmam que desplanejar não significa...
Imagem de fundo

Lopes e Macedo (2011) afirmam que desplanejar não significa...

Lopes e Macedo (2011) afirmam que desplanejar não significa agir sem planejar, mas agir segundo um planejamento que, no mesmo ato, é desmontado.


Sobre o ato de planejar e de desplanejar, assinale a afirmativa correta.


A

A sequência didática estabelecida no ato de planejar é realizada pelo professor no momento em que a aula é ministrada.


B

O ato de desplanejar mantém relação com a compreensão de que o conhecimento não é estático. Os educandos são sujeitos ativos do saber, em oposição tanto à ideia de que os indivíduos são considerados como tábula rasa, quanto à de que a capacidade de pensar provém, exclusivamente, dos professores.


C

O ato de desplantar tem a finalidade de estabelecer novas metas de aprendizagem levando em consideração a eficiência e a eficácia do trabalho docente e não a aprendizagem dos educandos.


D

É uma função obrigatória do docente: planejar para desplanejar.


E

A formação do professor perde o sentido no cotidiano escolar, momento em que a prática é totalmente desvinculada da teoria.