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Ferreiro e Teberosky, ao pesquisarem a psicogênese da língua escrita, revelam a maneira...

Ferreiro e Teberosky, ao pesquisarem a psicogênese da língua escrita, revelam a maneira pela qual a criança e o adulto constroem seu sistema interpretativo para compreender esse objeto social complexo que é a escrita. Mesmo quando ainda não escrevem ou leem da forma convencionalmente aceita como correta, já estão percorrendo um processo que os coloca mais próximos ou mais distantes da formalização da leitura e da escrita.


(Lira, 2006, p. 44.)


O indivíduo, independentemente da classe social, percorre os caminhos para se apropriar da língua escrita, passando por níveis estruturais de pensamento. Esses níveis foram intitulados por Emília Ferreiro (1999) de nível pré-silábico; nível silábico; nível silábico-alfabético; e, nível alfabético. Considere as imagens 1 e 2 a seguir:


(1)



(2)



(Disponível em https://raelitaresende.com.br/2023/02/14/niveis-da-escrita/. Acesso em: fevereiro de 2024.)


Considerando o exposto assinale a alternativa.

A

(1) Pré-silábico (2) Silábico.

B

(1) Silábico (2) Silábico-alfabético.

C

(1) Silábico-alfabético (2) Alfabético.

D

(1) Pré-silábico (2) Silábico-alfabético.