Questões de Concurso sobre Concepções teóricas de aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
412 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

No Sistema Braille, cada célula é composta por seis pontos em relevo, numerados de 1 a 6, dispostos em duas colunas verticais. Alguns símbolos são formados por combinações de dois ou mais pontos, enquanto outros são representados por um único ponto isolado. A letra “a”, por exemplo, é formada somente pelo ponto 1 (⠁).


À luz desse contexto, a representação grafotécnica do ponto 2 isolado (⠁), na representação simbólica exposta dentro dos parênteses, corresponde:


A

à letra “k” ( k )


B

à letra “b” ( b )


C

à letra acentuada “é” ( é )


D

aos “dois pontos” ( : )


E

à vírgula ( , )

Observe a seguinte situação hipotética: em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental, algumas crianças apresentam dificuldades significativas na aprendizagem da leitura e da escrita: trocam grafemas, não identificam relações fonema–grafema, demonstram baixa consciência fonológica e evitam atividades que envolvem produção textual. A professora relata que tem utilizado apenas exercícios repetitivos de cópia e caligrafia, sem observar avanços consistentes. A família, por sua vez, acredita que “a criança aprenderá no seu tempo”, mas não acompanha as atividades de leitura em casa. O desempenho das crianças tem gerado preocupações quanto ao risco de reprovação e sentimento de frustração no grupo.


Considerando este contexto, sobre a atuação do psicopedagogo na instituição escolar é CORRETO afirmar que o profissional:


A

deve iniciar ação com a família e intervir diretamente em sala de aula assumindo temporariamente a condução das atividades de leitura e escrita, a fim de demonstrar o método mais adequado e garantir que as crianças avancem no domínio do sistema alfabético, antes do retorno da professora titular.


B

deve analisar as práticas pedagógicas utilizadas, identificar os obstáculos que impedem a aprendizagem, orientar a professora quanto ao uso de estratégias que desenvolvam consciência fonológica e a compreensão do sistema de escrita, além de promover diálogo com a família sobre a importância do acompanhamento do processo alfabetizador.


C

deve realizar avaliações diagnósticas padronizadas para determinar se as crianças possuem transtornos específicos de aprendizagem, realizando atendimento clínico especializado, visando contribuir para que superem suas dificuldades, além de favorecer o diálogo com a família acerca da relevância de seu envolvimento no acompanhamento do processo de alfabetização.


D

deve restringir-se ao atendimento individual das crianças com dificuldade, evitando contato com a professora ou a família para não interferir nos métodos pedagógicos adotados pela escola e nem gerar conflitos institucionais.


E

deve substituir as práticas pedagógicas da professora por atividades lúdicas diárias centradas exclusivamente em jogos e brincadeiras, pois esses recursos, por si só, garantem a superação das dificuldades na aquisição da leitura e da escrita, bem como orientar a família para proceder com atividades lúdicas em casa.

No livro de Lerner, a autora explora as questões relacionadas à função da escrita na escola, buscando mostrar as dificuldades de implementar uma prática pedagógica que incentive a escrita crítica. Qual é a principal crítica de Lerner ao ensino da escrita nas escolas?


A

O ensino da escrita é altamente mecanicista e pouco relaciona o aluno com o mundo real.


B

A escrita é abordada apenas como uma técnica, sem qualquer ligação com a realidade do aluno e suas práticas cotidianas.


C

O ensino da escrita na escola foca excessivamente na gramática, sem dar atenção ao conteúdo e ao processo criativo.


D

O ensino da escrita permite que o aluno expresse suas ideias de maneira livre, mas falha em desenvolver habilidades de escrita acadêmica.

O trabalho com textos literários na Educação Básica possibilita o desenvolvimento de múltiplas competências linguísticas e culturais, ao articular aspectos gramaticais, semânticos e expressivos da língua. Ao explorar um texto literário infantil, o professor pode promover aprendizagens que vão além da mera aplicação de regras gramaticais, valorizando a linguagem como forma de expressão e construção de sentidos.


Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, uma atividade dessa natureza favorece principalmente:


A

a aplicação mecânica de regras gramaticais normativas.


B

a interpretação e fruição de produções culturais e o uso da linguagem para expressar ideias.


C

a memorização de estruturas linguísticas descontextualizadas.


D

a leitura exclusiva de autores pertencentes ao cânone literário nacional.

O manejo de queixas relacionadas à leitura e escrita exige a compreensão da genealogia dos eventos e o investimento nas potencialidades do aluno para a superação de obstáculos. Analise as afirmativas a seguir:


I. O profissional deve apoiar o reconhecimento de dificuldades na escrita, evitando a medicalização de inadequações pedagógicas e fortalecendo a rede de suporte social do aluno.

II. As estratégias para dificuldades em leitura devem ignorar o padrão de cultura local, impondo cartilhas obrigatórias baseadas exclusivamente em modelos teóricos biológicos centralizados.

III. A atuação intersetorial com o Programa Saúde na Escola auxilia na identificação de fatores ambientais e nutricionais que interferem no desempenho das habilidades de leitura.


Está correto o que se afirma em:


A

II apenas.


B

I, II e III.


C

I apenas.


D

I e III apenas.


E

III apenas.

Uma criança conta oralmente uma história que ainda não consegue escrever. Essa situação mostra que:


A

A escrita é mais importante.


B

A escrita deve ser exigida imediatamente.


C

A fala deve ser corrigida.


D

A oralidade antecede e apoia a escrita.


E

Ela não domina a linguagem.

Os estudos sobre a psicogênese da língua escrita demonstram que a construção do sistema alfabético pela criança ocorre por reorganizações sucessivas de critérios que regulam a relação entre oralidade e representação gráfica.

Esses critérios envolvem princípios quantitativos, qualitativos e fonológicos, que se transformam progressivamente até a compreensão do funcionamento do sistema alfabético.


Considerando as características estruturais das hipóteses de escrita descritas nos estudos psicogenéticos, identifique a alternativa CORRETA.


A

A hipótese pré-silábica se caracteriza pela correspondência sistemática entre unidades sonoras da fala e grafemas específicos, ainda que a criança mantenha instabilidade na representação das estruturas silábicas.


B

A hipótese silábica com valor sonoro convencional se caracteriza pela representação fonêmica completa das palavras, com correspondência estável entre grafemas e unidades mínimas de som.


C

A hipótese silábico-alfabética se caracteriza pela coexistência de critérios distintos de representação sonora, combinando registros que correspondem a unidades silábicas com outros que decompõem a sílaba em unidades menores.


D

A hipótese alfabética se caracteriza pela organização da escrita com base na exigência de variedade gráfica mínima, sem correspondência necessária entre estrutura sonora e unidades representadas.


E

A hipótese silábica qualitativa se caracteriza pela ausência de qualquer relação entre oralidade e escrita, sendo a organização gráfica regida exclusivamente por critérios de diferenciação visual.

Analise as afirmativas a seguir, relativas às concepções e práticas de linguagem na Educação Infantil, conforme os marcos normativos e teóricos contemporâneos. Registre V para verdadeiras e F para falsas:


(__) A promoção da linguagem escrita na Educação Infantil deve priorizar o desenvolvimento da consciência fonológica e do princípio alfabético, visto que são considerados pré-requisitos indispensáveis para o ingresso no ciclo de alfabetização.

(__) O contato sistemático com gêneros literários diversos na infância possibilita à criança não apenas o exercício da escuta e da memória narrativa, mas também a construção de hipóteses sobre as funções sociais da linguagem escrita.

(__) As rodas de conversa e a contação de histórias, ao integrarem os campos de experiência da BNCC, devem ser conduzidas com objetivos comunicacionais definidos, favorecendo a apropriação gradual das estruturas formais da linguagem.


Assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo:


A

V, V, F.


B

F, V, V.


C

V, V, V.


D

V, F, V.

As teorias de aquisição de segunda língua influenciam diretamente a prática docente. Analise as afirmativas abaixo sobre a Hipótese do Insumo (Input Hypothesis) e a Hipótese da Produção (Output Hypothesis) e assinale a alternativa CORRETA.


I.A Hipótese do Insumo, proposta por Stephen Krashen, sugere que o aprendizado ocorre quando o aprendiz é exposto a mensagens compreensíveis que estão um nível acima da sua competência atual (i + 1).

II.De acordo com a Hipótese da Produção de Merrill Swain, o ato de produzir a língua (fala ou escrita) obriga o aprendiz a processar sintaticamente o idioma, movendo-o do processamento semântico superficial para o gramatical profundo.

III.Ambas as teorias defendem que o aprendizado de uma língua estrangeira ocorre exclusivamente através da memorização mecânica de regras gramaticais isoladas, sem a necessidade de interação social ou contextos comunicativos reais.


Está correto o que se afirma em:


A

II e III apenas.


B

I e II apenas.


C

I e III apenas.


D

II apenas.


E

I, II e III.

Em registro de classe, múltiplas crianças do 1.º ano apresentam produções escritas com símbolos próprios e ausência de correspondência som–grafema. Diante disso, a ação pedagógica imediata mais indicada é:


A

Substituir todas as atividades espontâneas por exercícios de memorização de sílabas.


B

Suspender qualquer produção escrita até que todas atinjam uma “formação adequada”.


C

Corrigir rigidamente as produções e orientar exercícios de cópia para padronização gráfica.


D

Reforçar ensino da caligrafia como prioridade exclusiva.


E

Planejar atividades que promovam exploração e confronto das hipóteses das crianças sobre escrita.

Sobre leitura e escrita na Educação Infantil, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.


I. A questão de alfabetizar ou não antes do Ensino Fundamental Se constitui em uma falsa polêmica que teve dupla repercussão: uma recusa a priori de se inserir qualquer tipo de texto nas atividades cotidianas das crianças; ou práticas descontextualizadas e mecânicas que se concentravam na sonorização e na repetição oral ou escrita de sílabas, letras e palavras.

II. A apropriação da linguagem escrita na Educação Infantil refere-se a um processo educativo em que os conhecimentos e as experiências em relação à cultura escrita vão sendo ampliados num diálogo entre o direito de viver a infância e o direito à apropriação de um objeto de conhecimento: a língua escrita.

III. As crianças são passivas em um processo de socialização unilateral, pois como sujeitos, elas têm desejos, vontades e colaboram na elaboração das práticas de ensino-aprendizagem, no entanto, o professor é o responsável por ressignificar e seguir o currículo.


A

Apenas I e III estão corretas.


B

Apenas II e III estão corretas.


C

Todas estão corretas.


D

Apenas I e II estão corretas.

Ao término dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, espera-se que os estudantes tenham desenvolvido habilidades progressivamente construídas no campo da Língua Portuguesa e da Matemática. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir:


I. Em Língua Portuguesa, espera-se que o estudante compreenda, produza e revise textos em diferentes situações de uso.

II. Em Matemática, o aluno deve ser capaz de resolver problemas, interpretar informações e mobilizar noções numéricas, geométricas e de grandezas em contextos diversos.


Das assertivas, pode-se afirmar que:


A

Apenas II está correta.


B

Apenas I está correta.


C

I e II estão incorretas.


D

I e II estão corretas.

O ensino da escrita contextualizada é um dos principais objetivos da Educação Básica, sobretudo nos anos iniciais do Ensino Fundamental.


Um exemplo de atividade para uma turma de 4º ano que privilegia o ensino da escrita a partir de sua função social seria a


A

elaboração de um relatório de registro de experimento científico previamente realizado no laboratório da escola.


B

escrita de uma carta, contando sobre uma viagem de férias em família, para um amigo hipotético.


C

construção de um cartaz de campanha publicitária de venda de automóveis, com imagens e frases.


D

produção de uma coletânea de poemas escritos pelos alunos sobre tema previamente combinado.


E

redação de um editorial de jornal a partir da leitura de exemplos anteriormente selecionados pelo professor.

Sobre o processo de apropriação do sistema de escrita alfabético-ortográfico pelos alunos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a compreensão da natureza do nosso sistema de escrita exige que a criança:


A

Perceba que a escrita opera como um sistema de representação dos fonemas da fala por meio de grafemas.


B

Identifique a escrita como um mecanismo de decodificação técnica focado na memorização de famílias silábicas.


C

Compreenda a escrita como um conjunto de sinais pictográficos que reproduzem os objetos da realidade física.


D

Visualize a escrita como uma estrutura de transcrição fonética integral que ignora as convenções ortográficas.


E

Apreenda a escrita como um repertório de símbolos arbitrários destinados à reprodução de logogramas isolados.

Para Lev Vygotsky, o processo de aquisição da escrita deve ser compreendido à luz do desenvolvimento psicológico da criança e de sua inserção cultural. Considerando essa perspectiva teórica, assinale a alternativa correta.


A

O desenvolvimento da escrita ocorre apenas após a consolidação completa da linguagem oral.


B

A aquisição da escrita inicia-se exclusivamente com os processos deliberados de alfabetização realizados na escola.


C

A escrita constitui-se como função espontânea, independente do contexto cultural.


D

A língua escrita é um sistema de signos que têm significado em si.


E

Para compreender o desenvolvimento da escrita na criança é necessário estudar o que ele chama de a pré-história da linguagem escrita.

A distinção diagnóstica entre dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem é vital para a condução do acompanhamento psicopedagógico e para a adequação das práticas docentes em sala de aula. Diante do quadro clínico da Dislexia e dos fatores ambientais envolvidos na escolarização, assinale a alternativa CORRETA.


A

A Dislexia é um transtorno do neurodesenvolvimento de origem biológica, caracterizado por dificuldades persistentes na precisão e fluência da leitura, que independe de motivação ou nível de instrução escolar.


B

A Dislexia é classificada como uma dificuldade de aprendizagem de ordem psicogênica, sendo causada pela falta de estimulação precoce da leitura e escrita no ambiente familiar.


C

Os transtornos de aprendizagem desaparecem completamente após os doze anos de idade se o estudante for submetido a métodos intensivos de caligrafia e memorização de textos clássicos.


D

As dificuldades de aprendizagem são caracterizadas por alterações cromossômicas severas que impedem a aquisição da linguagem escrita, independentemente das intervenções pedagógicas realizadas.

No diagnóstico diferencial dos transtornos da escrita, é necessário distinguir problemas de conteúdo e de forma. A perturbação funcional que afeta especificamente a qualidade do traçado gráfico, a legibilidade, a pressão do lápis e a organização espacial no papel, independentemente de erros ortográficos, é classificada como:


A

Disortografia.


B

Disgrafia.


C

Dispraxia.


D

Agrafia.


E

Acalcúlia.

Durante a avaliação psicopedagógica, a criança lê com muitas trocas fonêmicas, tem baixa precisão na decodificação e desempenho melhor em tarefas não verbais, sem queixa primária de atenção. Identifique a hipótese mais compatível:


A

Transtorno do desenvolvimento da coordenação.


B

Transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na leitura.


C

Transtorno de ansiedade de separação.


D

Transtorno de linguagem pragmática.


E

Transtorno disruptivo da desregulação do humor.

Segundo a teoria da Psicogênese da Língua Escrita, proposta por Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, as crianças passam por diferentes níveis de compreensão sobre o funcionamento da escrita até chegarem à alfabetização convencional. Considerando esses níveis, analise a situação a seguir:


Uma criança escreve a palavra "cavalo" utilizando apenas duas letras — “AO” — argumentando que “não precisa escrever tudo, só um pouquinho já dá para saber o que é”. Com base nessa produção, identifique em qual nível da psicogênese da escrita essa criança se encontra.


A

Nível Pré-silábico, porque a criança ainda não relaciona letras a sons e acredita que qualquer conjunto de letras representa qualquer palavra.


B

Nível Silábico, porque a criança já tenta relacionar partes da fala a letras, representando cada sílaba com uma única letra.


C

Nível Silábico-alfabético, porque a criança já domina parte do valor sonoro das letras, mas ainda não consegue representar todas as sílabas.


D

Nível Alfabético, porque já há correspondência completa entre fonemas e grafemas.


E

Nível silábico-alfabético, porque a criança já domina todas as letras e consegue, assim, representar todas a sílabas.

Sobre o sistema de escrita alfabético-ortográfico, no que tange ao nível silábico sem valor sonoro, assinale a alternativa CORRETA.


A

No nível silábico sem valor sonoro, a criança estabelece correspondência entre grafemas e fonemas, utilizando letras compatíveis com os sons predominantes das sílabas presentes nas palavras.


B

O nível silábico sem valor sonoro caracteriza-se pela utilização de uma letra para representar cada sílaba da palavra, sem preocupação com a correspondência sonora entre as letras utilizadas e os sons da fala.


C

Nesse nível de escrita, a criança compreende integralmente o funcionamento do sistema alfabético, produzindo registros ortográficos estáveis e convencionalmente organizados.


D

O nível silábico sem valor sonoro fundamenta-se na sistematização fonológica das estruturas lexicais, priorizando mecanismos de segmentação grafêmica e estabilidade representacional das unidades linguísticas.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado