

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Cidadão
Autor: Lúcio Barbosa
Ta vendo aquele colégio moço,
Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento
Pus massa, fiz cimento, ajudei a rebocar:
Minha filha inocente, vem pra mim toda contente:
Pai vou me matricular!
Mas me diz um cidadão:
Criança de pé no chão, aqui não pode estudar.
Esta dor doeu mais forte e porque eu deixei o Norte?
Eu pus a me dizer
Lá a seca castigava, mas do pouco que eu plantava,
Tinha direito a comer.
Analise os seguintes depoimentos de alunos do Curso para Educação de Jovens e Adultos (EJA):
“a gente tem que estudar para aprender a ler e procurar uma vida melhor. Vida melhor é... que a gente arranjar um emprego melhor, que não dependa de trabalhar na roça, né... é ruim, é isso mesmo.”
“Às vezes é até um segredo assim que ninguém pode saber, né, hoje todo mundo comenta, não é? Aí sai comentando: eu li a carta, tinha isso e isso né. Aí a pessoa fica com vergonha.”
“É ruim o cara não saber ler porque o cara só pega no pesado, né... e o cara sabendo ler pega um servicim manero, né, o cabra não sabemo...”
(FERNANDES, Dorginal, 2002, Alfabetização de Jovens e Adultos)
Sobre os princípios da Educação de Jovens e Adultos, NÃO é correto afirmar que:
Representa uma dívida social ainda não reparada para aqueles que não tiveram acesso à escola.
É uma promessa que proporciona um caminho para o desenvolvimento de todas as pessoas, em qualquer idade.
Possibilita maior autonomia, melhor comunicação e mais independência cultural e social através de maior escolaridade.
Tem uma função reparadora da exclusão social para aqueles que não tiveram acesso ou permanência na escola nem a possibilidade de continuar os estudos.
Permite que jovens e adultos construam novos significados, consigam um trabalho melhor e se desenvolvam como indivíduos e seres sociais.