O universo do ensino apresenta, periodicamente, novos conceitos que buscam aprimorar a experiência de ensino-aprendizagem. Um conteúdo que, atualmente, tem obtido destaque é o da pedagogia do multiletramento. Em relação às suas características principais, podemos afirmar que o multiletramento
ignora as culturas de referência dos estudantes, e se baseia nas diferentes mídias e linguagens reconhecidas socialmente, em busca de um enfoque majoritário, de maneira a cristalizar seu repertório em direção a outros letramentos.
parte da cultura majoritariamente reconhecida na sociedade, e se baseia nas diferentes mídias e linguagens ensinadas na escola, em busca de um enfoque único e aprovado pelo poder público, de maneira a ampliar seu repertório na direção dos letramentos permitidos.
prioriza as culturas de referência dos estudantes e das diferentes mídias e linguagens ensinadas na escola, e se baseia nas diferentes mídias e linguagens reconhecidas socialmente, em busca de um enfoque crítico e plural, direcionando seu repertório na direção de outros letramentos.
suprime as culturas de referência dos estudantes e ignora as diferentes mídias e linguagens conhecidas por eles, em busca de um enfoque conservador e único, de maneira a manter o seu repertório na direção dos letramentos considerados canônicos.
parte das culturas de referência dos estudantes e das diferentes mídias e linguagens conhecidas por eles, em busca de um enfoque crítico e plural, de maneira a ampliar seu repertório na direção de outros letramentos.