

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Gadotti (2004), em seu livro “Pensamento Pedagógico Brasileiro” aponta que a ideia dos estudiosos envolvidos com a educação no momento histórico da década de 1920 é que ela tivesse um caráter popular e uma forma de transformação social. Alguns desafios que marcaram aquela época, ainda continuam presentes no cotidiano da escola atual. A concepção desses pensadores era baseada:
nas causas populares, no reconhecimento de que a aprendizagem vai além do processo escolar e que a realidade cotidiana do educando precisa ser considerada para se alcançar um ensino de qualidade.
na competência profissional do professor, que, usando uma rigorosidade metódica, tanto no estímulo da capacidade crítica do aluno, quanto no ensino de conteúdos e atitudes éticas, atinge o desempenho máximo do aluno.
na definição de currículo, que trabalhe a concepção tradicional de ensino que permite uma prática pedagógica na qual os saberes sistematizados historicamente são apropriados por todos os que chegam à escola.
na teoria da aprendizagem de Vygotsky que defende o aprendizado por meio interação social sendo que o desenvolvimento do indivíduo é resultado da relação com o outro e com o mundo que o cerca.