

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Para se tornar alfabetizado é preciso se apropriar do Sistema de Escrita Alfabética (SEA), reconstruindo uma série de propriedades. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), acerca dessas propriedades.
( ) Escreve-se com letras, que são diferentes de números e de outros símbolos.
( ) Uma letra pode se repetir no interior de uma palavra e em diferentes palavras, ao mesmo tempo em que distintas palavras compartilham as mesmas letras.
( ) As letras notam segmentos sonoros menores que as sílabas orais que pronunciamos.
( ) As letras notam as características físicas ou funcionais dos referentes que substituem.
( ) As sílabas podem variar quanto às combinações entre consoantes e vogais (CV, CVC, CCV, etc.). A estrutura menos recorrente no português é a sílaba CV, e todas as sílabas contêm, ao menos, uma vogal.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
V • V • V • V • V
V • V • V • F • F
V • F • F • V • V
F • V • V • F • V
F • V • F • V • F