

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Na vertente dos Fundamentos da Educação, o Funcionalismo defendido por Émile Durkheim, um dos pioneiros a integrar a Sociologia com as questões educacionais e pedagógicas, busca
Compreender e explicar as ações sociais coletivas ou individuais em uma sociedade a partir de suas regras de funcionamento e as diferentes funções nela desempenhadas, sendo o indivíduo um produto da sociedade.
A estabilidade e desenvolvimento da sociedade capitalista, de forma a compreender a influência na Pedagogia Liberal, tendo em vista que o conhecimento da sociedade visava ao restabelecimento da sua “ordem”, dando ênfase ao “progresso”.
Um instrumento de “seleção social” por proporcionar o sucesso do indivíduo, tendo em vista que a Educação é vista como preparação para o exercício de atividades fundamentadas na racionalidade, na submissão à lei e na preparação de indivíduos para gerenciar as atividades burocráticas do estado.
Promover a Educação como uma forma de transformação social das relações de produção vigente, em busca da emancipação das classes populares, já que considera as instituições de ensino como lugar a partir do qual é possível desencadear a transformação revolucionária da sociedade.
O diálogo considerado a matriz condutora da pedagogia problematizadora, pois os seres humanos são especialmente dialógicos e o ato educativo se constitui necessariamente em um ato político, sendo essa uma das razões a não neutralidade da Educação.