

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Na turma do Infantil II, uma criança recém-matriculada demonstra pouca familiaridade com livros, brinquedos de faz de conta e materiais de arte, pois vive em um contexto com poucas oportunidades culturais. A professora percebe que essa criança observa os colegas com atenção, mas hesita em participar das atividades. Qual a conduta CORRETA do professor em relação ao planejamento pedagógico para acolher essa criança e fortalecer seu desenvolvimento cultural?
O professor define metas para que a criança alcance rapidamente desempenho semelhante ao da turma e organiza tarefas adicionais centradas em treino individual de habilidades escolares básicas.
O professor revê o planejamento para incluir vivências culturais variadas, favorece a participação da criança em atividades compartilhadas, oferece mediação próxima e dialoga com a família sobre possibilidades de ampliar experiências.
O professor mantém o planejamento previsto para o grupo e aguarda que a criança, ao observar os colegas, reproduza gradualmente comportamentos esperados, intervindo principalmente em situações de conflito.
O professor concentra as interações em orientações para a família sobre rotinas de estudo em casa e delega aos responsáveis a responsabilidade principal pela oferta de estímulos culturais.
O professor organiza atividades específicas dirigidas à criança com poucas experiências culturais, em espaço separado, priorizando exercícios de coordenação motora e atenção antes da participação em propostas coletivas.