Questões de Concurso sobre Conceitos em pedagogia

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.264 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Um professor preparou uma atividade para a turma do 9º ano do Ensino Fundamental a respeito dos formatos possíveis de família na sociedade brasileira, na atualidade, com base na figura a seguir.

Imagem associada para resolução da questão


Sobre a figura, considerando os princípios que orientam a Educação Básica, de acordo com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, assinale a afirmativa correta.


A

Apresenta o formato heteronormativo como modelo ideal de família.


B

Enfatiza a dimensão cognitiva em detrimento da crítica sobre os tipos de famílias.


C

Valoriza a função tradicional da mulher e do homem no seio da família.


D

Reconhece a pluralidade e a diversidade como valores da sociedade brasileira.


E

Estabelece a identidade sexual biológica como critério para definir o núcleo familiar.

Algumas interpretações das pesquisas psicogenéticas concluíram que o ensino da Matemática seria beneficiado por um trabalho que incidisse no desenvolvimento de estruturas do pensamento lógico-matemático.

São ações pré-requisito para o processo de desenvolvimento do raciocínio lógico e para a aquisição da noção de número, exceto:


A

Classificação.


B

Seriação.


C

Conservação.


D

Comparação.

Analise as afirmativas acerca do cuidado na educação infantil e assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) As atitudes e os procedimentos de cuidado são influenciados por crenças e valores em torno da saúde, da educação e do desenvolvimento infantil.

( ) O professor deve ajudar a criança a identificar suas necessidades, mas não atendê-las, para evitar relações de dependência.

( ) Cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda a integração de vários campos de conhecimentos.

( ) A promoção do desenvolvimento integral da criança se restringe aos cuidados com os aspectos biológicos do corpo.


Assinale a sequência correta.


A

V F V F


B

V V F F


C

F V F V


D

F F V V

Na rotina pedagógica da creche Criança Feliz, as atividades de cuidado e higiene com o corpo são cuidadosamente planejadas pela equipe de professores e auxiliares, de modo que as crianças participem das experiências e aprendam a importância do cuidar de si. Essa prática indica que a equipe compreende que:


A

As práticas envolvidas nos atos de alimentar-se, tomar banho, trocar fraldas nessa faixa etária estão relacionadas ao direito da criança e à sua dignidade.


B

A creche se configura num espaço assistencialista e sua principal função é cuidar da higiene das crianças.


C

A creche é a extensão da casa das crianças.


D

As atividades desenvolvidas na creche devem priorizar o cuidado com o corpo.


E

As crianças precisam ter os cuidados necessários ao seu desenvolvimento que não encontram em casa.

Analise a assertivas e marque a alternativa correta:


(i) “Currículo não pode ser concebido como um elemento natural, fixo e estável, mas como um artefato histórico, social e passível de mudanças e transformações.”

(ii) “O professor é um ator social, pois é um elemento de ação política (efeito-causa) com base na possibilidade de interferência na sociedade.”

(iii) “(...) a escola deve respeitar os saberes constituídos pelos alunos na prática comunitária e discutir com eles as implicações sociais, políticas e ideológicas da sociedade. Tudo isso deve permear o currículo para que a cultura historicamente acumulada tenha valor.”

(Fonte: Vilmara Sabim Dechandt – A função dos conteúdos do ensino no currículo. O currículo e a educação especial /Maria de Fátima Minetto Calderari... [et al.] 1.ed. – Curitiba, PR : IESDE Brasil, 2014.)


Sobre as assertivas, podemos afirmar que


A

somente (ii) é correta.


B

somente (iii) é correta.


C

somente (i) e (ii) são corretas.


D

(i), (ii) e (iii) são corretas.

Quanto à segurança das crianças na escola, é correto afirmar que;


A

Nas práticas esportivas, colunas e estruturas arquitetônicas estejam protegidas com material que não ofereça risco.


B

Nem sempre as atividades no Playground precisam ser supervisionadas, pois as crianças maiores sabem se cuidar.


C

As portas devem abrir para dentro, a fim de facilitar a saída em situações de pânico.


D

Barreiras físicas que impeçam a entrada na cozinha devem ser evitadas, a fim de estimular a participação no preparo das refeições.

Alguns estudos defendem que os jogos e as atividades lúdicas atuam como elementos facilitadores do processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista que favorecem a interação entre os sujeitos. Nesse sentido, ao utilizar o jogo como ferramenta pedagógica, o professor deve:


A

Deixar a criança livre para escolher seus próprios jogos tornando o momento da atividade prazerosa, sem se preocupar com os objetivos de ensino.


B

Selecionar as disciplinas que são mais adequadas para esse tipo de atividade, de modo que não desperdice o tempo pedagógico.


C

Propor situações de aprendizagem considerando o nível de desenvolvimento cognitivo do aluno, com atividades que possam desafiá-lo.


D

Criar situações motivadoras e sempre premiar as crianças, estimulando a competitividade e meritocracia.


E

Ter sempre espaço para esse tipo de atividade, principalmente nos momentos de lacuna e ociosidade das crianças.

A Pedagogia Histórico-Crítica, preconizada por Saviani, possui uma didática específica. Sobre isso, é correto afirmar:


A

A primeira etapa desta vertente pedagógica é a apresentação dos conceitos, situando os estudantes do que estão aprendendo; em seguida, vem a catarse, que é a expressão elaborada de uma nova forma de entender os conceitos da prática social; e, por fim, concretiza esse percurso na prática social final do conteúdo que é uma nova proposta de ação a partir do conteúdo aprendido.


B

A pedagogia histórico-crítica parte da catarse que é uma sondagem do que os estudantes e o educador já possuem de conhecimento; depois disso, vem a problematização para analisar os problemas da prática social; em seguida, apresenta-se a instrumentalização, as ações didáticos-pedagógicas para a aprendizagem.


C

Na pedagogia histórico-crítica, a primeira etapa é a prática individual do conteúdo, na qual cada indivíduo revê o que sabe sobre o assunto de forma isolada; em seguida, vem a catarse que propõe a discussão do que cada indivíduo sabia do conteúdo; na sequência, temos a problematização que analisa os resultados encontrados.


D

A pedagogia histórico crítica parte da crítica dos conteúdos dos livros didáticos; em seguida, propõe-se uma nova reorganização desses conteúdos. Somente ao final é que se problematizam os conteúdos propostos para elencar os que são essenciais aquela faixa etária.


E

A primeira etapa da pedagogia histórico-crítica é a prática social inicial do conteúdo (o que os estudantes e o educador já possuem conhecimento); em seguida, vem a problematização, em que se explicitam os principais problemas da prática social; na sequência, realiza a instrumentalização, que são as ações didático-pedagógicas para a aprendizagem; Depois disso, constrói a catarse, que é a expressão elaborada da nova forma de entender a prática social; e, por fim, concretiza esse percurso na prática social final do conteúdo que é uma nova proposta de ação a partir do conteúdo aprendido.

Vickery (2016) destaca a pedagogia que salienta as habilidades de pensamento gerais, e o desenvolvimento destas habilidades pode ser oferecido de diferentes maneiras pelo professor:


A

Dando autonomia para a criança e não a ajudando a desenvolver uma linguagem que possa ser usada para descrever o pensamento dela.


B

Construindo um tempo para o debate e a reflexão ao longo da aula, para que as crianças estejam frequentemente pensando sobre seu pensamento.


C

Não esquecendo que o currículo deve ser suficientemente desafiador, mas não flexível.


D

Reconhecendo que a discussão entre os alunos sobre determinado assunto prejudica o andamento da construção da aprendizagem e o desenvolvimento da aula.


E

Propiciando atividades que não tenham um grau grande de incertezas, pois assim estariam prejudicando o desenvolvimento das habilidades do pensamento.

Leia as afirmativas a seguir:


I. A prática pedagógica se orienta para alcançar determinados objetivos, por meio de uma ação intencional e sistemática. Assim, no âmbito escolar, cabe aos educadores refletir sobre a prática pedagógica, tendo em vista uma coerência com os objetivos propostos; discutir com a equipe de trabalho as razões que levam os alunos a terem maior ou menor participação nas atividades escolares; identificar, produzir ou solicitar novos materiais que possibilitem contextos mais significativos de aprendizagem; e subsidiar as discussões de temas educacionais com os pais e responsáveis.

II. A avaliação da aprendizagem é um sistema de verificação pelo qual todos os alunos devem passar para a mensuração (qualitativa e quantitativa) dos seus conhecimentos adquiridos. Ou seja, a avaliação da aprendizagem deve estar desassociada do conhecimento do estudante, devendo ser realizada de forma lúdica e sem o objetivo exclusivo de classificar ou atribuir notas ou conceitos aos educandos. Dessa forma, os resultados obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos poderão ser comparados com os objetivos propostos, a fim de verificar progressos, dificuldades e orientar o trabalho para as correções necessárias.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado