Questões de Concurso sobre Conceitos em pedagogia

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.264 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), tendo como referência o documento das Propostas e experiências pedagógicas da Rede Municipal de Ensino de São José (SC), 2018.


( ) O direito das crianças a partir da Constituição de 1988 é fruto de lutas e conquistas de diferentes atores sociais em nosso país e nesse texto constitucional, pela primeira vez na história brasileira, as crianças são tratadas como prioridade absoluta e sua proteção é dever do Estado, da família e da sociedade.

( ) A doutrina de proteção integral à infância na Constituição Federal é expressa, especialmente, no artigo 227, onde encontram-se enumerados de forma precisa esses direitos, nos termos: direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

( ) Em 1980, com a promulgação da Lei 8069/80 - Estatuto da Criança e do Adolescente - adentramos num cenário que legisla sobre a instrumentalização para o cumprimento dos direitos por meio de políticas públicas que serão formuladas para que todas as crianças possam ter condições ao seu desenvolvimento integral.

( ) A partir do Estatuto da Criança e do Adolescente retoma-se a concepção de que as crianças são seres em desenvolvimento e que essa condição lhes assegura mais direitos que outros cidadãos, pois necessitam de proteção de outros seres humanos para que essa desigualdade intergeracional (crianças e adultos) possa ser reparada e, com isso, proporcionar o exercício dos seus direitos fundamentais.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.


A

V • V • V • V


B

V • V • V • F


C

V • V • F • V


D

F • V • F • V


E

F • F • V • F

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) tendo como referência o texto das Propostas e experiências pedagógicas da Rede Municipal de Ensino de São José (SC), 2018.


( ) Torna-se essencial que a docência na Educação Infantil possa partir do reconhecimento da criança como um sujeito em relação peculiar com o mundo, devido a sua condição biopsicossocial.

( ) Quando a criança brinca de faz de conta, apropria-se da cultura ao experimentar a imaginação, a interpretação e a construção de significados para diferentes situações.

( ) Nas interações com o mundo e com os adultos, as crianças carregam as suas experiências sócio-históricas.

( ) Os adultos (professores e demais profissionais da educação) têm a oportunidade, por meio do brincar, de conhecer os significados culturais partilhados pelas crianças. Para tanto, faz-se urgente ancorar um entendimento sobre as crianças como sujeitos que apenas reproduzem a cultura e seu contexto imediato.

( ) As culturas infantis são constituídas por um conjunto de formas, significados, artefatos, materialidades que conferem modos de compreensão simbólica sobre o mundo.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.


A

V • V • V • V • V


B

V • V • V • F • V


C

V • V • V • F • F


D

V • F • V • F • V


E

F • V • F • V • V

Tendo como referência o texto das Propostas e experiências pedagógicas da Rede Municipal de Ensino de São José (SC), 2018, é correto afirmar que:


1. Na Educação Infantil o cuidado construiu-se de forma indissociável do educar, devido à prerrogativa que a criança necessita da professora ou professor para que possa adquirir maior autonomia para cuidar de si.

2. A dimensão do ensinar, no seu caráter ético e meritocrático, é assim orientada, pela perspectiva de promoção da qualidade e sustentabilidade da vida, e pelo princípio do direito e da proteção integral da criança.

3. O cuidar e educar na Educação Infantil inicia-se com o reconhecimento do outro como um sujeito que precisa ser considerado em toda sua história, diferença e peculiaridade.

4. As relações dialógicas entre quem cuida e a criança estabelecem vínculos, como o apego e o sentido de pertencimento a um lugar social.

5. O ensino na Educação Infantil pressupõe relação linear com o Projeto Político Pedagógico da instituição educacional.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A

São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.


B

São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.


C

São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.


D

São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.


E

São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

As atividades pedagógicas têm um papel fundamental no desenvolvimento do estudante, pois é por meio da prática que se concretiza a teoria e, dentro de um contexto psicossocial, também é responsável pelo desenvolvimento de habilidades que contribuem para a construção do ser em sua essência.


Qual das alternativas abaixo traz um dos benefícios inerentes à atividade pedagógica?


A

Impõe disciplina.


B

Sujeita à obrigação.


C

Aprimora a criatividade.


D

Exige participação.

O trabalho pedagógico com educandos surdos na escola comum, deve ser desenvolvido em um ambiente________________, ou seja, em um espaço que utilize a _______________ e a _________________.


Preencha as lacunas e assinale a alternativa CORRETA:


A

bilíngue – língua de sinais – língua portuguesa


B

linguístico - oralidade - língua portuguesa


C

bilíngue – oralidade – língua de sinais


D

criativo – comunicação total – sinalização


E

linguístico – Libras – língua portuguesa

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado