

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Uma pedagogia populista corre o risco de encerrar as crianças provenientes das classes dominantes em sua cultura de origem, em sua 'identidade', em suas 'raízes' e negar-lhes o acesso:
1 - à cultura culta.
2 - à cultura teórica.
3 - aos saberes de alcance geral e universal.
Complementa(m) corretamente o enunciado:
todas as afirmativas.
nenhuma das afirmativas.
apenas a afirmativa 3.
apenas a afirmativa 2.
Complete a lacuna de acordo com J. Hoffmann.
Nas últimas décadas, a atenção dos educadores, dos políticos e da sociedade voltou-se para a dimensão _______________ e ________________ da avaliação por representar, muitas vezes, práticas incompatíveis com uma educação democrática.
pedagógica – social
social – política
autocrática – arbitrária
política – demagógica
Para planejar o seu fazer pedagógico e estabelecer objetivos, o professor precisa conhecer as necessidades de seus alunos. Mas sua tarefa como permanente avaliador não se encerra na identificação das referidas necessidades, pois, a partir do seu conhecimento, dentre outras, fazem-se necessárias, na escola, outras providências para:
I - reorientar o processo ensino aprendizagem.
II - garantir formação continuada de todos os que trabalham na comunidade escolar.
III - encaminhar os educandos aos atendimentos de que necessitam, em benefício de sua aprendizagem e participação.
IV - prover os recursos necessários à melhoria da qualidade de sua resposta educativa.
V - criar as condições necessárias à inclusão, a partir da mudança de atitudes frente às diferenças, pois a valorização da diversidade está na base de todos os movimentos pela inclusão.
Completam corretamente a proposta da questão os itens:
II, III, IV e V, apenas.
I, II, III e V, apenas.
II, III e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
Analise as afirmações abaixo.
I - No desenvolvimento de sua teoria da educação, Paulo Freire conseguiu desmistificar os sonhos do pedagogismo dos anos 60 que sustentava a tese de que a escola tudo podia.
II - Paulo Freire conseguiu superar o pessimismo dos anos 70, para o qual a escola era meramente reprodutora do ―status quo‖.
III - Superando o pedagogismo ingênuo e o pessimismo negativista, Paulo Freire conseguiu manter-se fiel à utopia, sonhando sonhos possíveis.
IV - A pedagogia que encontramos em Paulo Freire é revolucionária. Para ele, a pedagogia conservadora humilha o aluno e a pedagogia do diálogo deu dignidade a esse aluno.
V - A pedagogia ―do diálogo‖ respeita o educando e coloca o professor ao lado dele como companheiro, com a tarefa de orientar e dirigir o processo educativo, como um ser que também busca e aprende ao ensinar.
Marque:
se apenas forem verdadeiras as afirmações I, II, III e V.
se apenas forem verdadeiras as afirmações II, III e V.
se todas as afirmações forem verdadeiras.
se apenas forem verdadeiras as afirmações I, III, IV e V.
. A proposta educacional “Escola que Aprende” do município de Diadema, reflete um esforço de inovar a escola, colocando a serviço da aprendizagem todos os sujeitos envolvidos no processo. Quanto à referida proposta, tem-se como objetivo:
preparar os alunos do ensino fundamental visando única e exclusivamente o sucesso nas futuras provas de vestibular.
preparar o aluno visando o Mercado de trabalho diante de uma habilidade técnica específica.
a ideia de amplitude, flexibilidade, que devem atuar na consolidação de indivíduos capazes de se inserirem nas melhores universidades públicas do país.
a ideia de amplitude, flexibilidade, que devem atuar na consolidação da justiça social e da cidadania.