Questões de Concurso sobre Projeto Político-Pedagógico (PPP)

 
 
Disciplina 1
Assunto 17
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3.063 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Demerval Saviani estabelece princípios norteadores do Projeto Político Pedagógico - PPP. Segundo o autor, esses princípios possuem um caráter permanente e fundamentado nas ações pedagógicas.


Os itens a seguir representam princípios do PPP, postulados por Saviani, EXCETO:


A

Qualidade.


B

Legalidade.


C

Gestão democrática.


D

Autonomia.

A construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) pelas instituições educacionais é uma necessidade sem precedência, disposto na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), n.º 9.394/1996. O PPP vai além da dimensão pedagógica, pois expressa a cultura, os valores, as crenças e os significados, assim como o modo de pensar e agir de todos os envolvidos no processo. Sobre o PPP, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Reflete as intenções, os objetivos, as ações educativas e os ideais de todos que compõem o ensino e a aprendizagem da escola, com compromisso definido coletivamente.

( ) Tem por finalidade apenas planejar os conteúdos, ou seja, é o projeto do currículo definido por cada escola para assegurar o cumprimento do plano de trabalho de cada docente.

( ) Determina pautas de conduta visando à classificação de identidades no estabelecimento de ensino.

( ) Normatiza o funcionamento pedagógico e administrativo organizado por todas as instâncias do colegiado, exceto pelos professores e pela família dos alunos.

A sequência CORRETA para as afirmativas acima, considerando-as de cima para baixo, é:


A

V, V, F, F.


B

V, V, V, F.


C

V, F, V, F.


D

V, F, F, F.


E

V, V, F, V.

Segundo Vasconcellos (2002), na perspectiva do planejamento participativo, o processo de elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) deve ser feito sob o rigor teórico-metodológico, tendo em conta etapas que norteiam a sua construção.


Preencha corretamente as lacunas do texto a seguir, quanto às etapas do processo de construção do PPP, conforme proposto por Vasconcellos (2002).


A elaboração do Projeto Político-Pedagógico é uma oportunidade da comunidade definir, em conjunto, a escola que deseja construir, o que é caracterizado na etapa denominada ________________. O registro da avaliação da distância em que se encontra a escola e o horizonte almejado ocorre na etapa ________________. Para definir os passos a serem dados, diminuindo-se essa distância, registra-se na etapa ________________. O grande potencial do planejamento participativo está em oferecer os instrumentos de passagem do desejado à realidade. Isto é registrado nas etapas ________________ e ________________.


A sequência que preenche, CORRETAMENTE, as lacunas do texto é:


A

diagnóstico / programação / marco referencial / programação / diagnóstico.


B

marco referencial / diagnóstico / programação / diagnóstico / programação.


C

programação / marco referencial / diagnóstico / marco referencial / programação.


D

marco referencial / programação/ diagnóstico / diagnóstico / marco referencial .

Segundo Saviani, os princípios do Projeto Político Pedagógico (PPP) são: igualdade, qualidade, gestão democrática, liberdade/autonomia e valorização do magistério. O autor destaca que esses princípios possuem um caráter permanente e fundamentado nas ações pedagógicas.


O PPP é composto por partes que se articulam entre si, sendo uma dessas partes a tomada de posição da instituição. Esta abordagem refere-se a qual etapa do processo de elaboração do PPP?


A

Diagnóstico.


B

Programação.


C

Reflexão.


D

Marco Referencial.

“Também chamado de proposta pedagógica, é um instrumento de caráter geral, que apresenta as finalidades, concepções e diretrizes do funcionamento da escola, a partir das quais se originam todas as outras ações escolares”. Em linhas gerais, ele apresenta diretrizes que deverão ser seguidas em todas as ações de ensino realizadas naquele local. Também explicita as metas almejadas e as atividades a serem elaboradas e é um documento obrigatório para todas as escolas, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Essa definição refere-se:


A

à matriz curricular do ano letivo.


B

ao plano de gestão administrativa.


C

ao plano de disciplinas.


D

ao planejamento bimestral de atividades da escola.


E

ao Projeto Pedagógico da Escola ou Projeto Político Pedagógico (PPP).

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado