Imagem de fundo

Trata-se de uma forma de existência caracterizada pelo...

Trata-se de uma forma de existência caracterizada pelo retorno periódico de encadeamentos idênticos de acontecimentos, geralmente infelizes, parecendo que o indivíduo está submetido a uma fatalidade exterior. Segundo a Psicanálise freudiana, esse fenômeno é denominado de neurose


A

de destino e convém procurar as suas causas no inconsciente, especificamente na compulsão à repetição.


B

familiar e convém descobrir como as neuroses individuais se completam e se condicionam reciprocamente, exercendo influência patogênica sobre as crianças.


C

mista e convém tratar a coexistência de sintomas provenientes de neuroses etiologicamente diferentes.


D

obsessiva e convém compreendê-la em sua forma mais típica, em que o conflito se exprime por sintomas chamados compulsivos.


E

de transferência e convém considerar o fato de a libido ser sempre deslocada para objetos reais ou imaginários no lugar de se retrair sobre o ego.