Segundo Alícia Fernandez, pode-se observar as modalidades de aprendizagem como um esquema de operar que o indivíduo utiliza nas diferentes situações de aprendizagem, uma matriz, um molde. Tanto para o diagnóstico como para a orientação aos professores, observar a dinâmica da modalidade de aprendizagem trará subsídios para o planejamento institucional, para as aulas e as intervenções psicopedagógicas. A partir disso, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Em um paciente com problemas para aprender, a modalidade de aprendizagem costuma ser sintomática e, assim, dificulta-lhe o aprender. Por outro lado, algo lhe permitiu e lhe permite aprender. Deve-se investigar como ele fez para aprender o que aprendeu.
( ) Para observar a modalidade de aprendizagem, observa-se a imagem de si como aprendente, o vínculo com o objeto do conhecimento, a história das aprendizagens, a maneira de jogar e a modalidade de aprendizagem familiar.
( ) A autora dividiu, para fins de estudo, as modalidades de aprendizagem em dois movimentos: assimilação e acomodação.
( ) Os problemas de aprendizagem reativos ao sistema educativo supõem uma alteração na modalidade de aprendizagem, que implica em um desequilíbrio.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
F – V – F – V.
V – F – V – F.
V – V – F – F.
F – F – V – V.
V – V – F – V.