Imagem de fundo

Segundo Alícia Fernandez, pode-se observar as modalidades de aprendizagem como um esque...

Segundo Alícia Fernandez, pode-se observar as modalidades de aprendizagem como um esquema de operar que o indivíduo utiliza nas diferentes situações de aprendizagem, uma matriz, um molde. Tanto para o diagnóstico como para a orientação aos professores, observar a dinâmica da modalidade de aprendizagem trará subsídios para o planejamento institucional, para as aulas e as intervenções psicopedagógicas. A partir disso, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Em um paciente com problemas para aprender, a modalidade de aprendizagem costuma ser sintomática e, assim, dificulta-lhe o aprender. Por outro lado, algo lhe permitiu e lhe permite aprender. Deve-se investigar como ele fez para aprender o que aprendeu.

( ) Para observar a modalidade de aprendizagem, observa-se a imagem de si como aprendente, o vínculo com o objeto do conhecimento, a história das aprendizagens, a maneira de jogar e a modalidade de aprendizagem familiar.

( ) A autora dividiu, para fins de estudo, as modalidades de aprendizagem em dois movimentos: assimilação e acomodação.

( ) Os problemas de aprendizagem reativos ao sistema educativo supõem uma alteração na modalidade de aprendizagem, que implica em um desequilíbrio.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A

F – V – F – V.

B

V – F – V – F.

C

V – V – F – F.

D

F – F – V – V.

E

V – V – F – V.