Questões de Concurso sobre Modalidades da Avaliação

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
175 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A LDB, ao tratar da avaliação, estabelece que deve prevalecer a avaliação qualitativa sobre a quantitativa, priorizando os resultados obtidos ao longo do período e a recuperação paralela para os alunos de menor rendimento.


C

Certo


E

Errado

De acordo com as boas práticas no atendimento ao público infantil, a escuta ativa e a comunicação afetiva são consideradas elementos centrais para o vínculo educativo. Segundo Oliveira (2012), o monitor deve utilizar linguagem clara, postura acolhedora e atenção às necessidades emocionais da criança.


Assinale a alternativa correta:


A

O atendimento infantil deve priorizar apenas regras disciplinares rígidas.


B

A comunicação deve ser adaptada à faixa etária e ao desenvolvimento da criança.


C

O monitor deve evitar diálogo para manter autoridade.


D

O vínculo afetivo não interfere no processo educativo.

A avaliação pode ser classificada em três modalidades: diagnóstica, formativa e somativa. Julgue as seguintes afirmativas:


I. A diagnóstica tem como principal objetivo determinar o nível de aprendizagem de cada estudante antes de iniciar um novo processo de ensino ou conteúdo.

II. A avaliação formativa é uma modalidade de avaliação que permite detectar e identificar deficiências na forma de ensinar, possibilitando reformulações na prática pedagógica.

III. A avaliação somativa é uma modalidade vinculada à noção de medida e relacionada à compreensão de que é possível aferir objetivamente as aprendizagens escolares.


São corretas as afirmativas:


A

I e II.


B

I e III.


C

II e III.


D

todas afirmativas estão corretas.

A pesquisadora Maria Teresa Esteban, que se dedica aos estudos sobre avaliação, em um de seus textos, fez uma pergunta provocativa: "Como avaliar crianças que todo o tempo fogem dos padrões pré-estabelecidos e para as quais parece que nenhum parâmetro é suficiente?" (2002, p. 133). A provocação aponta para a fragilidade dos processos avaliativos que utilizam padrões pré-estabelecidos para classificar e hierarquizar saberes e sujeitos, pois:


A

organizam rankings de rendimento com muita morosidade


B

confirmam o inesperado, a diferença, o aparentemente inexistente como potências do processo educativo


C

modificam, frequentemente, os conceitos que identificam os mais aptos e os menos aptos para o avanço no processo escolar


D

negam a complexidade de percursos de aprendizagem que os estudantes podem fazer e, por não estarem previstos, são negados ou invisibilizados

Sobre as modalidades de licitações vigentes em âmbito nacional, assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna abaixo:


“leilão: modalidade de licitação para alienação de bens imóveis ou de bens móveis inservíveis ou legalmente apreendidos a quem oferecer o ____ lance”


A

primeiro


B

menor


C

médio


D

último


E

maior

Para que a avaliação educacional cumpra sua função social e pedagógica, o docente deve selecionar a modalidade avaliativa que melhor se coadune com o momento e o objetivo do planejamento curricular. Assinale a alternativa que associa corretamente a situação pedagógica à modalidade de avaliação mais adequada:


A

Aplicação de um teste de sondagem na primeira semana de aula para verificar os conhecimentos prévios e os pré-requisitos dos estudantes para o novo conteúdo: Avaliação Somativa.


B

Realização de uma prova global unificada ao final do semestre letivo para atribuição de menções conceituais e fechamento do diário de classe: Avaliação Diagnóstica.


C

Análise contínua das produções diárias, observação de portfólios e intervenções imediatas do professor durante os debates em sala de aula para corrigir rotas de aprendizagem: Avaliação Formativa.


D

Aplicação de exames padronizados nacionais a todos os estudantes de uma rede de ensino com o objetivo exclusivo de reprovar os alunos de menor rendimento: Avaliação Institucional.


E

Realização de conselhos de classe semanais focados na punição disciplinar e exclusão de discentes com histórico de vulnerabilidade socioeconômica: Avaliação em Larga Escala.

A Lei nº 13.146/2015 − Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência estabelece, em seu Art. 2º, que é considerada pessoa com deficiência aquela que possui impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. No que se refere à avaliação da deficiência, assinale a alternativa CORRETA.


A

A avaliação da deficiência considera, entre outros aspectos, a limitação no desempenho de atividades desenvolvidas pelo indivíduo.


B

A avaliação da deficiência considera os aspectos clínicos do indivíduo, desconsiderando as restrições de participação social.


C

A avaliação da deficiência deve ser realizada por equipe multiprofissional, organizada em uma única área de atuação, buscando maior detalhamento na análise.


D

Essa avaliação deve considerar fatores psicológicos e socioambientais do indivíduo, sem incluir outros aspectos relativos ao desempenho funcional.

A Portaria CAPES nº 357/2025 a respeito do ciclo avaliativo dos projetos institucionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Avalia Pibid), define que o ciclo terá duração de 24 (vinte e quatro) meses, estruturados em 4 (quatro) semestres consecutivos e realizará as seguintes atividades:


A

No primeiro semestre do ciclo ocorrerão: a designação dos Coordenadores de GT e do GT-FD; a qualificação dos Coordenadores dos GTs, do GT-FD e dos avaliadores para a Avaliação Bienal referente ao ciclo anterior; e a realização da Avaliação Bienal referente ao ciclo avaliativo anterior.


B

No segundo semestre do ciclo ocorrerá: o início do período de coleta das informações necessárias para a Avaliação Bienal do ciclo em curso; e o início do mandato dos Coordenadores dos GTs e do GT-FD.


C

No terceiro semestre do ciclo ocorrerão: os estudos, análises e discussões destinados ao aprimoramento das Diretrizes da Avaliação do ciclo subsequente; e a consolidação de subsídios técnicos pela Comissão Coordenadora da Avaliação para a revisão das Diretrizes, se for o caso.


D

No quarto e último semestre do ciclo ocorrerão: a finalização do período de coleta das informações e a entrega da resenha e relatório de atividades desenvolvidas pelos Projetos Institucionais durante todo o ciclo.


E

O ciclo avaliativo constitui o período de referência para a Avaliação Bienal do Pibid.

Considerando os princípios da metodologia da Sala de Aula Invertida descritos por Moran (2019), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O momento presencial é focado nas metodologias ativas, como resolução de problemas e debates, exigindo que os estudantes apliquem e aprofundem o conhecimento adquirido previamente no ambiente virtual.

( ) É uma premissa básica da Sala de Aula Invertida que os estudantes recebam feedback de forma imediata após a conclusão das dinâmicas realizadas presencialmente.

( ) O planejamento e a estruturação rigorosa das aulas são características indispensáveis tanto para os materiais disponibilizados on-line quanto para as atividades de aprendizagem presenciais.

( ) A participação dos alunos na etapa presencial deve ser estimulada, porém essa atividade não deve valer nota ou compor a avaliação formal da disciplina.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

V – V – V – F.


B

F – V – F – F.


C

F – F – V – V.


D

V – F – F – V.

Nos termos do art. 24, inciso V, da LDB, a avaliação contínua e cumulativa deve prevalecer, considerados os aspectos qualitativos e os resultados obtidos ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.


C

Certo


E

Errado

Podemos imaginar um dia em que não haja mais nota na escola - ou qualquer tipo de reprovação - mas certamente haverá necessidade de continuar existindo avaliação, para se acompanhar o desenvolvimento dos educandos e ajudá-los em suas eventuais dificuldades. Sobre os desafios da mudança da avaliação, analise as partes que seguem:

Por que é tão difícil mudar a avaliação? É muito difícil porque exige, antes de mais nada, uma mudança de postura do educador tanto em relação à avaliação propriamente dita, quanto à educação e à sociedade (no limite) (1ª parte). O substrato de uma nova concepção da avaliação está na tomada de posição: estar a serviço da reprodução ou da transformação! (2ª parte). É portanto, simplesmente uma questão "técnica", como por exemplo, fazer semana de provas, fazer avaliação cumulativa de conteúdos, exames com consulta, em dupla, etc. (3ª parte).

Está(ão) CORRETA(S):


A

Apenas a 1ª parte.


B

Apenas a 2ª parte.


C

Apenas a 1ª e a 2ª partes.


D

Apenas a 2ª e a 3ª partes.

A avaliação na educação inclusiva assume diferentes funções para nortear o trabalho do professor de apoio. Sobre as modalidades avaliativas aplicadas ao aluno apoiado, assinale a alternativa correta.


A

A avaliação somativa é a única modalidade que possui validade legal para a certificação do ensino básico de surdos em escolas bilíngues particulares.


B

A avaliação formativa deve ser evitada no contexto da deficiência por gerar ansiedade excessiva no estudante e nos seus respectivos familiares.


C

O registro da avaliação diagnóstica é uma etapa secreta que não deve ser compartilhada com o professor regente para evitar rótulos pedagógicos.


D

A avaliação diagnóstica serve para identificar os conhecimentos prévios e as necessidades específicas do aluno, subsidiando a elaboração do plano de atendimento.


E

A avaliação somativa deve ocorrer diariamente para punir o aluno que não demonstra interesse imediato na tradução da Língua Brasileira de Sinais.

Assinale a alternativa que descreve corretamente a conduta esperada quanto à comunicação do monitor escolar com estudantes e equipe.


A

Clara, respeitosa e adequada à faixa etária e ao contexto escolar.


B

Rígida, autoritária e voltada exclusivamente à exigência de obediência.


C

Restrita a ordens diretas, sem diálogo ou esclarecimentos adicionais.


D

Limitada apenas à equipe gestora, sem interação com os estudantes.


E

Informal e descuidada, sem necessidade de postura profissional.

O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas quantas das seguintes condições? I. Autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público; II. Cumprimento das normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino; III. Capacidade de autofinanciamento, sem ressalvas.


A

Nenhum deles.


B

Apenas 1 deles.


C

Apenas 2 deles.


D

Todos os 3.

Segundo Perrenoud (1999), a avaliação está no centro de um octógono, que identifica oito dimensões inter-relacionadas. São algumas dessas dimensões:


I. Relações entre as famílias e a escola.

II. Didática e métodos de ensino.

III. Organização das turmas e individualização.


Quais estão corretas?


A

Apenas I e II.


B

Apenas I e III.


C

Apenas II e III.


D

I, II e III.

A Tecnologia Assistiva (TA) compreende recursos e serviços que visam ampliar a funcionalidade de pessoas com deficiência, promovendo autonomia e inclusão. Sobre as modalidades e exemplos de TA no ambiente escolar, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:


(__)Órteses e próteses, como talas e membros artificiais, são recursos de TA que auxiliam na correção ou substituição de funções corporais.

(__)Auxílios de vida diária, como talheres engrossados e pratos com ventosa, favorecem a autonomia do aluno na alimentação escolar.

(__)A Tecnologia Assistiva refere-se exclusivamente a equipamentos eletrônicos sofisticados e softwares de alto custo.

(__)Recursos de acessibilidade ao computador, como mouses adaptados e teclados com colmeia, permitem o acesso digital a alunos com limitações motoras.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


A

V, V, F, F.


B

F, F, V, V.


C

F, V, V, F.


D

V, V, F, V.


E

V, F, F, V.

De acordo com Jussara Hoffmann (2019), a avaliação na Educação Infantil deve ser, antes de tudo, um ato de observação sensível e escuta atenta do educador. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo:


1. O foco deve estar no desenvolvimento integral, considerando aspectos socioafetivos, motores, cognitivos e culturais.

2. O professor avaliador é um pesquisador que formula hipóteses sobre o pensamento infantil a partir de suas ações.

3. A avaliação é mediadora quando gera reflexão no professor e orienta suas intervenções para promover avanços.

4. A documentação pedagógica (fotos, vídeos, registros descritivos) é ferramenta essencial para capturar os percursos singulares.

5. É um processo contínuo e diagnóstico, focado em acompanhar e verificar produtos finais.


O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:


A

06.


B

10.


C

11.


D

13.


E

15.

Ao ministrar aulas de ginástica artística com alunos do Ensino Fundamental, o professor propõe a criação e a apresentação de pequenas sequências de movimentos, compostas por deslocamentos, equilíbrios, giros e apoios. Durante o processo, avalia os diferentes parâmetros trabalhados em aula.


Considerando a classificação dos esportes na BNCC (BRASIL, 2017) e os princípios pedagógicos que orientam o ensino de suas categorias, assinale o critério de avaliação mais adequado a essa proposta.


A

Mensuração da força aplicada e da potência muscular demonstrada durante a execução dos movimentos.


B

Análise da qualidade da sequência, considerando a organização, a fluidez e a combinação dos movimentos.


C

Quantificação do número de repetições corretamente realizadas em cada elemento da sequência.


D

Comparação do tempo gasto pelos estudantes para concluir a sequência motora proposta com padrões estabelecidos.


E

Avaliação do desempenho físico geral dos estudantes, com base em testes padronizados de aptidão física.

No exercício da função de monitor infantil, a postura profissional envolve responsabilidade, ética e compromisso com o desenvolvimento das crianças. Assinale a alternativa incorreta.


A

O monitor deve desenvolver suas atribuições considerando as orientações institucionais e colaborando com a equipe pedagógica no acompanhamento das crianças e na organização das atividades realizadas na rotina escolar.


B

A atuação do monitor relaciona-se às diretrizes institucionais e às necessidades apresentadas pelas crianças, articulando práticas de cuidado, acompanhamento cotidiano e participação nas atividades desenvolvidas pela instituição.


C

A postura profissional do monitor envolve relações pautadas no respeito às crianças, às famílias e aos demais profissionais da instituição, contribuindo para práticas de convivência e trabalho coletivo no ambiente educativo.


D

O monitor pode, em algumas situações do cotidiano escolar, adotar encaminhamentos definidos a partir de sua percepção individual das demandas apresentadas, ainda que tais decisões não estejam integralmente articuladas às orientações institucionais vigentes.

Nos termos da LDB, a avaliação contínua e cumulativa impede que os aspectos qualitativos prevaleçam sobre os quantitativos, pois a progressão escolar deve basear-se exclusivamente na média aritmética obtida em provas finais.


C

Certo


E

Errado

   
Gerar simulado