Aumente suas chances de aprovação AGORA Acelere sua aprovação!
Assinatura Ilimitada por R$ 
/mês.
Ver planos Assinar agora

Questões de Concurso sobre Família

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
152 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Na abordagem sistêmica da Psicologia da Família, qual conceito se refere à capacidade de uma família se ajustar e modificar suas regras e padrões diante de mudanças internas ou externas?


A

Homeostase.


B

Flexibilidade.


C

Resiliência.


D

Coesão.

David e Bartele (2022), em estudos recentes, abordam à atenção psicológica em saúde mental coletiva com Pessoas com Transtorno Mental e o cuidado na família. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.


A

As famílias devem ser compreendidas como incluídas em determinado contexto sócio-histórico, que pode ser fortalecedor ou esfacelador das possibilidades e potencialidades do paciente.


B

Compreender a sobrecarga sofrida pelo familiar responsável pelos cuidados com a pessoa em adoecimento psíquico implica apreender qual o sentido ou a noção que esse familiar possui em relação ao seu ente ou à doença mental.


C

As abordagens contemporâneas consideram a equipe profissional em saúde mental como a principal responsável pelos cuidados da pessoa com Transtornos Mentais, e, portanto, as práticas da psicologia devem favorecer seu protagonismo nas reuniões interdisciplinares e conversas com as famílias.


D

Proporcionar aos familiares um espaço de escuta singular, enquanto sujeitos da ação e não simplesmente receptáculos de informações, com base no diálogo e nas trocas de conhecimentos e dúvidas existentes, na relação que se estabelece com o transtorno mental.

Tendo em vista as diferentes configurações que uma família pode assumir, assinale a alternativa que identifica um grupo familiar cujos membros constituam uma família extensa, segundo Silva, Dias e Costa (em Hutz, 2020).


A

Um casal com filhos adotivos e um amigo próximo que mora junto com eles e os ajuda nas tarefas domésticas.


B

Um casal sem filhos que vive sob o mesmo teto com um casal de amigos com quem compartilham responsabilidades domésticas.


C

Uma comunidade formada por indivíduos sem laços consanguíneos que optam por viver juntos e dividir despesas.


D

Um indivíduo que vive sozinho e mantém contato frequente com parentes distantes, mas não compartilha o mesmo domicílio.


E

Um grupo composto por pais, filhos, avós e tios que compartilham a mesma residência.

Conforme discutido por Sant’Anna e Penso (2018), em A transmissão geracional da violência conjugal, diversos fatores podem influenciar a continuidade ou interrupção da violência nas gerações seguintes. Tendo em vista a posição das autoras, assinale a alternativa correta.


A

A interrupção da transmissão multigeracional da violência pode ser favorecida por variáveis protetivas interdependentes, como consolidação de uma rede de suporte social eficaz.


B

A homogeneidade dos sistemas e subsistemas das famílias de origem de ambos os cônjuges e suas relações com a violência tendem a reduzir a transmissão da violência multigeracional.


C

A transmissão multigeracional da violência, por sua natureza inconsciente, não pode ser interrompida, tendendo a ser vivenciada no casal de origem e nas gerações futuras oriundas da prole.


D

O Ciclo de Vida Familiar pressupõe que toda família está organizada em um processo evolutivo das suas relações que leva à redução das interações baseadas em estereótipos sociais e familiares.


E

A transmissão da violência multigeracional depende mais das representações de gênero de cada família do que de eventuais desigualdades existentes em nível social quanto às questões de gênero que possam demarcar a construção dos relacionamentos conjugais.

O apoio social de familiares, amigos e pessoas próximas pode beneficiar nossa saúde ou, do contrário, não produzir nenhum efeito. Mas, de que modo isso acontece? Marque a alternativa correta.


I) O apoio social mitiga o estresse de forma direta ajudando o indivíduo a lidar com ele de modo mais eficaz, conforme a hipótese de proteção.

II) O Alameda County Study foi o primeiro a estabelecer uma conexão forte entre apoio social e uma vida longa. Num período de nove anos, homens e mulheres com menos laços sociais apresentaram 2 a 4 vezes mais probabilidade de morrer em comparação com aqueles que não eram socialmente isolados.

III) Embora havendo apoio social, as pessoas podem não o perceber como algo benéfico, pois pode ser que naquele momento a pessoa não deseje ajuda.

IV) O apoio social pode não ajudar quando o tipo de apoio oferecido não for o efetivamente necessário naquele momento, por exemplo, a pessoa necessita de apoio social instrumental e está sendo oferecido apoio social emocional.

V) A hipótese do efeito direto é a teoria segundo a qual o apoio social produz efeitos benéficos durante momentos estressantes e não estressantes, aumentando as respostas físicas do corpo a situações difíceis.


A

Todas as alternativas estão corretas.


B

Nenhuma das alternativas estão corretas.


C

Apenas I e V estão corretos.


D

Apenas II, III, IV e V estão corretos.


E

Apenas I, II, III e V estão corretos.

A evolução dos direitos humanos nas últimas décadas tem promovido o reconhecimento e a proteção de novas modalidades de família. Considerando tal evolução, assinale a alternativa que explicita corretamente um aspecto desse processo.


A

Os direitos humanos excluem a proteção das novas modalidades de família, focando em indivíduos e suas liberdades individuais.


B

O reconhecimento legal das novas modalidades de família não implica em mudanças na legislação de adoção ou de direitos hereditários.


C

O conceito de família permanece ligado à união entre um homem e uma mulher, embora haja espaço para outras formas de relacionamento.


D

As novas modalidades de família não são reconhecidas legalmente em nível global, sendo tratadas como arranjos informais e desprovidas de direitos garantidos.


E

As políticas públicas e legislações de vários países têm se adaptado para incluir e proteger direitos de famílias compostas por casais do mesmo sexo, monoparentais e configurações não tradicionais.

Diversas mudanças sociais e culturais vêm impactando as relações familiares nas últimas décadas.


Sobre as características das famílias atualmente, assinale a afirmativa correta.


A

Demarcam a submissão dos membros da família ao pai como provedor.


B

Fundamentam-se nos laços sanguíneos e na habitação em comum entre pai, mãe e filhos.


C

Centralizam totalmente na mãe a responsabilidade pelos cuidados domésticos e com os filhos.


D

Expressam um aumento nas taxas de natalidade e aumento no número de membros das famílias.


E

Coexistem vários tipos de formação familiar na sociedade, como famílias monoparentais, nucleares ou homoafetivas.

As abordagens terapêuticas na psicologia familiar incluem diferentes técnicas que consideram os padrões de comunicação, pensamento e narrativas dos membros da família. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


(__)A terapia narrativa concentra-se exclusivamente nos padrões de pensamento e comportamento, desconsiderando a reinterpretação das histórias familiares.

(__)A terapia familiar sistêmica foca apenas no indivíduo como agente responsável pelas mudanças na dinâmica familiar.

(__)A terapia cognitivo-comportamental baseia-se na recontagem de histórias familiares para promover o entendimento mútuo entre os membros.

(__)A terapia familiar sistêmica considera a família como um sistema interconectado, focando nas dinâmicas e nos padrões de comunicação.


A sequência está correta em:


A

F, F, V, V.


B

V, F, F, F.


C

F, F, F, V.


D

V, V, V, V.


E

V, F, V, F.

Afirma-se que o objetivo primordial da visita domiciliar é


A

avaliar se outros integrantes da família necessitam de atendimento em saúde mental.


B

incluir a família no processo de tratamento e promover sua capacitação para resolver seus problemas.


C

orientar e fiscalizar os familiares quanto ao uso de medicação a ser utilizada pelo paciente.


D

verificar se as relações familiares são saudáveis o suficiente para reintegrar o paciente ao lar.


E

analisar se a condição socioeconômica da família a qualifica para cuidar do paciente.

Leia a seguinte afirmação.


A influência familiar é decisiva na aprendizagem dos alunos. Os filhos de pais extremamente ausentes vivenciam sentimentos de desvalorização e carência afetiva, gerando desconfiança, insegurança, improdutividade e desinteresse, sérios obstáculos à aprendizagem escolar. (Scoz 1994)


Com base na afirmação de Scoz (1994), a atuação do psicopedagogo na relação escola, família e aprendizagem deve contemplar


I. a criação de espaços de escuta para os alunos e familiares, promovendo a reconstrução da autoestima do aluno

II. uma ação independente nas dificuldades acadêmicas dos alunos evitando abordar questões relacionadas à dinâmica familiar.

III. um trabalho integrado, oferecendo estratégias para o fortalecimento do vínculo afetivo entre pais e filhos. com vistas a superar as dificuldades emocionais.

IV. os aspectos cognitivos do aluno, considerando que as questões emocionais e afetivas podem ser tratadas por outros profissionais.

V. estratégias que envolvam a família ativamente no processo educativo, para reintegrar a confiança e superar os obstáculos causados pela ausência parental.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.


A

I – III – V.


B

I – II – III.


C

II – III – IV.


D

I – IV – V.


E

II – III – V.

Luana e William são réus em uma ação de Destituição do Poder Familiar sobre sua filha Bianca, 1 ano. Avalie quais das situações abaixo podem fundamentar uma ação desta natureza:


I. o castigo imoderado

II. o abandono afetivo e material

III. o falecimento dos genitores

IV. a pobreza extrema

V. a violência sexual contra a criança


Podem de fato fundamentar tal ação as situações


A

I, II e V, apenas.


B

I, IV e V, apenas.


C

II, III e IV, apenas.


D

I, II, III e V, apenas.


E

II, III, IV e V, apenas.

Álvaro é psicólogo e Maristela é assistente social. Ambos trabalham juntos na equipe técnica da Defensoria Pública de Rondônia e atuaram em um mesmo processo, realizando entrevistas com a família e discussão sobre as dinâmicas identificadas juntos. Diante do trabalho em comum, decidiram realizar um relatório conjunto.


Segundo as disposições trazidas pela Resolução nº 06/2019 do CFP é correto afirmar que


A

o psicólogo não pode apresentar um relatório com uma profissional de outra área de saber.


B

Álvaro deve redigir um atestado psicológico e Maristela deve produzir um atestado social separadamente.


C

o laudo psicológico pode ser redigido junto da assistente social, desde que conste a inscrição dos CRP e CRESS ao final.


D

ambos devem apresentar juntos um parecer psicológico pois o trabalho foi desenvolvido em comum.


E

pode ser apresentado um relatório multiprofissional pelo psicólogo e pela assistente social juntos.

O psicólogo que atuar como mediador judicial no caso da referida adolescente deverá auxiliar a família a buscar soluções que favoreçam benefícios a todos.


C

Certo


E

Errado

Um dos pilares nos cuidados prestados a qualquer indivíduo que apresente uma doença ameaçadora da vida envolve uma comunicação efetiva entre o paciente, seus familiares ou rede de apoio, e os profissionais de saúde. Entre os instrumentos utilizados encontra-se a reunião familiar.


Sobre a reunião familiar, assinale a afirmativa correta.


A

É um procedimento interdisciplinar, que envolve apenas médicos e enfermeiros, e que auxilia a alcançar um cuidado mais humano e verdadeiro.


B

Visa expor quais são os valores e as preferências dos profissionais para transmitir aos familiares o que é consenso entre eles, e definir estratégias de cuidados atuais e futuros.


C

Deve acontecer em um momento tardio da admissão hospitalar, no momento em que é preciso tomar decisões em situações críticas.


D

É recomendado que sejam incluindo nela os aspectos médicos, psicossociais, à perspectiva do paciente sobre sua doença e cuidados, mas excluindo os aspectos espirituais envolvidos, a fim de evitar controvérsias.


E

As questões mais difíceis, com frequência, não são abordadas por dificuldade da própria equipe, já que a maioria dos profissionais de saúde, em sua formação, tem pouco preparo para comunicação.

As mudanças no ciclo de vida familiar incluem a transformação dos papéis femininos e o aumento do índice de divórcio e recasamento. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):


(__)A criação dos filhos atualmente ocupa menos da metade do período de vida adulta que antecede a terceira idade.

(__)O papel feminino nas famílias não sofreu mudanças significativas nas últimas gerações, pois a figura feminina costuma desempenhar papel protagonista nas relações parentais.

(__)A fase do ciclo de vida familiar com o índice mais elevado de divórcio é a fase de famílias com filhos pequenos.


Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:


A

F − F − F.


B

V − F − V.


C

F − V − V.


D

V − F − F.


E

V − V − V.

Um psicólogo usa o Questionário APGAR da Família em um caso de suspeita de violência contra o idoso. Segundo Silva, Dias e Costa (em Hutz, 2020), trata-se de um instrumento interessante para se compreender a dinâmica familiar. Seguindo a recomendação do instrumento, ao constatar que os resultados confirmam a situação de violência, o psicólogo deve


A

entrevistar os familiares mais próximos do idoso, porque são os agressores mais comuns.


B

fazer a notificação aos órgãos competentes da região em que se encontram.


C

realizar uma avaliação profunda do impacto da violência sobre o funcionamento psíquico do idoso.


D

avaliar se o idoso se encontra em pleno uso de suas faculdades mentais.


E

propor uma avaliação sistêmica da família, para revelar o papel do idoso na dinâmica familiar.

Existem várias abordagens e dispositivos usados para avaliar e acompanhar famílias, especialmente em contextos onde há preocupações com a dinâmica familiar, bem-estar das crianças ou problemas psicossociais. Nesse sentido, a representação gráfica das relações familiares ao longo de várias gerações, mostrando laços familiares, eventos significativos e padrões é denominada de:


A

observação comportamental;


B

escalas;


C

questionários;


D

genograma;


E

avaliação.

A orientação familiar pressupõe o reconhecimento das necessidades familiares em função do contexto em que vivem. Sobre Orientação Familiar, é correto afirmar que:


A

Prioriza modelos de atendimento individualizados.


B

Realiza-se exclusivamente nos contextos domiciliares.


C

Origina-se sempre de demandas institucionais.


D

É feita por meio de acolhimento, nunca de psicoterapia ou de aconselhamento.


E

Caracteriza-se por considerar a família como o sujeito da atenção.

A partir do estudo de instituições assistenciais que acolhem crianças e adolescentes consideradas em “situação pessoal e social de risco”, Benelli (2016), em seu artigo sobre o atendimento socioassistencial de crianças e adolescentes, apresenta algumas reflexões sobre a subjetividade desse sujeito no contexto das instituições.


Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.


I. A subjetividade (modos de ser, sentir, pensar e agir constitutivos do sujeito em determinado momento histórico) é tecida em um contexto institucional pela rede de micropoderes que sustentam o fazer cotidiano.

II. As relações pedagógicas, terapêuticas e educativas entre educadores sociais e a clientela – jovens adolescentes – estão em permanente constituição e ordenação, portanto não são estáticas entre polos constituídos.

III. O uso de tecnologias de ponta, dentro do contexto das instituições, contribui para a sofisticação de técnicas de vigilância, punição e controle social e tendem a modelar o comportamento, impactando a subjetividade dos adolescentes.

IV. A psicologia deve trabalhar nos campos sociais e institucionais de forma ética, com foco no sujeito e sua subjetividade, em uma perspectiva teórica multidisciplinar e transdisciplinar no tocante à questão social.


Estão corretas as afirmativas


A

I e II, apenas.


B

I e III, apenas.


C

II e IV, apenas.


D

I, II, III e IV.

Segundo Wainer et al. (2016), algumas tipologias de famílias tendem a gerar problemas a cada um dos DEs. Sobre os tipos de famílias geradoras de problemas para cada DE, analise as assertivas abaixo:


I. Famílias geralmente frias, rejeitadoras, isoladoras, imprevisíveis e/ou abusadoras geram problemas para o domínio esquemático desadaptativo: desconexão e rejeição.

II. Famílias caracterizadas pela permissividade e falta de orientação à criança quanto ao que é certo e errado geram problemas para o domínio esquemático desadaptativo: limites prejudicados.

III. Famílias que apresentam uma preocupação de que as coisas darão errado se houver falha na vigilância geram problemas para o domínio esquemático desadaptativo: limites prejudicados.

IV. Famílias que costumam ser superprotetoras, emaranhadas e destruidoras da confiança da criança geram problemas para o domínio esquemático desadaptativo: supervigilância e inibição.


Quais estão corretas?


A

Apenas I e II.


B

Apenas I e III.


C

Apenas II e III.


D

Apenas I, II e IV.


E

I, II, III e IV.

 
 
Gerar simulado