Questões de Concurso sobre Resolução CFP n° 006/2019 - Manual de Elaboração de Documentos Escritos - Informes e Documentos Psicológicos

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
464 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A Resolução do Conselho Federal de Psicologia nº 006/2019 orienta a(o) psicóloga(o) na elaboração de documentos escritos produzidos no exercício da profissão. Quando um profissional da psicologia elabora um laudo ou um atestado psicológico, a definição do prazo de validade do documento:


A

torna-se dispensável em função do caráter informativo que caracteriza esses documentos.


B

fica a cargo de quem solicitou a informação e/ou a avaliação que motivou a elaboração do documento.


C

deve ser indicada pela(o) psicóloga(o), considerando o caráter dinâmico dos aspectos analisados.


D

deve ser delimitada em, no máximo, cinco anos, contados a partir da data de sua emissão.


E

é facultativa, mas quando definida deve estar condicionada à normatização vigente da área.

Caso um profissional seja desligado de seu local de trabalho, há medidas que devem ser tomadas no que concerne ao cuidado com os documentos psicológicos oriundos de sua atividade profissional. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.


A

Garantir a cessão dos serviços em andamento é necessário para zelar pelo sigilo dos materiais.


B

Não deve haver troca de informações entre profissionais para garantia do resguardo de pacientes.


C

É possível haver encontro presencial para o relato e para a entrega dos registros do trabalho realizado; é admissível que os materiais permaneçam lacrados durante o período anterior à efetiva substituição.


D

Não é necessário formalizar a tutela dos documentos por um profissional legalmente habilitado caso o paciente dê sua autorização.


E

Todo repasse de informações entre um profissional e outro deve ser feito por e-mail, formalizando toda documentação por meio digital e com cópia para a equipe multidisciplinar.

De acordo com a Resolução nº 006/2019, o documento psicológico que é um pronunciamento por escrito, com finalidade de apresentar uma análise técnica, respondendo a uma questão-problema do campo psicológico ou a documentos psicológicos questionados é


A

o parecer psicológico.


B

a declaração psicológica.


C

o laudo psicológico.


D

o atestado psicológico.


E

o relatório psicológico.

De acordo com a Resolução nº 6/2019 do Conselho Federal de Psicologia, que institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela psicóloga no exercício profissional, o artigo 7 § 2º aponta que:


“Devem ser observados, ainda, os deveres da(o) psicóloga(o) no que diz respeito ao sigilo profissional em relação às equipes ___________, às relações com a justiça e com as políticas públicas, e o alcance das informações na garantia dos ___________, identificando riscos e compromissos do alcance ___________ do documento elaborado”. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.


A

trabalho – sigilos – midiático


B

interdisciplinares – direitos humanos – social


C

trabalho – preservação – midiático


D

profissionais – direitos humanos – social


E

interdisciplinares – preservação – midiático

Conforme a Nota Técnica sobre o uso profissional das redes sociais: publicidade e cuidados éticos, em relação ao uso profissional das redes sociais, analisar os itens abaixo:


I. Elucida-se que é vedado à profissional e ao profissional da Psicologia induzir qualquer pessoa ou organização a recorrer a seus serviços, pleitear ou receber comissões, empréstimos, doações ou vantagens outras de qualquer espécie, conforme art. 2º do CEPP.

II. Ressalta-se que o uso e a divulgação das artes e da logomarca no perfil de redes sociais é permitido, desde que vinculado ao nome completo ou nome social da profissional ou do profissional e seu número de inscrição e CRP.

III. Quando da divulgação dos serviços profissionais, orientase que o preço não seja usado como forma de propaganda, conforme disciplina o art. 20, alínea “d” do CEPP, abstendo-se de utilizar termos como: preço social, atendimento social, desconto, pacote promocional, valor acessível, ou similares, e demais termos que façam referência a vantagem financeira do serviço. Informa-se também que não é permitido o uso de cupons promocionais e sorteios. Por sua vez, a divulgação de convênios com instituições, universidades, faculdades, clínicas é permitida. A divulgação de trabalho voluntário não está impedida, dessa forma, a psicóloga e o psicólogo devem analisar a viabilidade do atendimento e apenas oferecê-lo quando puderem garantir a continuidade e a qualidade do serviço. É inadequado o atendimento voluntário com a finalidade de captação de clientes.


Está(ão) CORRETO(S):


A

Somente o item I.


B

Somente o item II.


C

Somente os itens I e III.


D

Todos os itens.

As atividades de elaborar pareceres para responder às demandas de outros profissionais, inclusive para a justiça, e de fazer uso das técnicas de dinâmica de grupos, referem-se a quais níveis de intervenção, correta e respectivamente?


A

Intervenção terciária e intervenção primária.


B

Ambas à intervenção secundária.


C

Intervenção terciária e intervenção secundária.


D

Ambas à intervenção terciária.


E

Intervenção secundária e intervenção primária.

Com relação à Resolução CFP 11/2018, assinale a alternativa correta a respeito da prestação de serviços psicológicos por meio de TCIs (Tecnologias da Informação e Comunicação) no atendimento a crianças e adolescentes:


A

Dispensa a realização de um cadastro prévio junto ao Conselho Regional de Psicologia e sua autorização.


B

Ocorrerá com o consentimento expresso de ambos os responsáveis legais.


C

Ocorrerá mediante avaliação de viabilidade técnica por parte da(o) psicóloga(o) para a realização desse tipo de serviço.


D

É propicia em casos de situação de urgência e emergência visando a praticidade e rapidez.


E

É propicia em casos de situação de violação de direitos ou de violência, visando a agilidade no processo e prevenção de danos.

Conforme a Resolução CFP nº 6, de 29 de março de 2019, que institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pelo psicólogo no exercício profissional, analise as afirmativas abaixo:


I - Na declaração, é vedado o registro de sintomas, situações ou estados psicológicos.

II - O atestado psicológico não resulta de uma avaliação psicológica.

III - Na elaboração de laudos e pareceres psicológicos, é obrigatória a informação das fontes científicas ou referências bibliográficas utilizadas.

IV - O laudo psicológico é o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda.


Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS.


A

I, II, III e IV.


B

I, II e III, apenas.


C

II, III e IV, apenas.


D

I, III e IV, apenas.

Em relação à guarda e às condições de guarda dos documentos escritos produzidos pelo psicólogo, de acordo com a Resolução CFP 06/2019, assinale a alternativa incorreta.


A

Os documentos escritos decorrentes da prestação de serviços psicológicos, bem como todo o material que os fundamentaram, sejam eles em forma física ou digital, deverão ser guardados pelo prazo mínimo de cinco anos


B

A responsabilidade pela guarda do material escrito pelo psicólogo cabe apenas ao profissional, sendo que a instituição em que ocorreu a prestação dos serviços não tem responsabilidade sobre a guarda do documento bem como do material que o embasou


C

O prazo de guarda dos documentos poderá ser ampliado nos casos previstos em lei, por determinação judicial, ou em casos específicos em que as circunstâncias determinem que seja necessária a manutenção da guarda por maior tempo


D

No caso de interrupção do trabalho do psicólogo por quaisquer motivos, o psicólogo deverá zelar pelo destino dos seus arquivos confidenciais conforme definições éticas

A Resolução n° 06 de março de 2019 instituiu as regras para elaboração de documentos escritos produzidos pelos profissionais de Psicologia no exercício profissional. A partir desse conhecimento, marque a alternativa que corresponde ao documento descrito abaixo.


“Documento escrito que tem por finalidade registrar, de forma objetiva e sucinta, informações sobre a prestação de serviço realizado ou em realização, abrangendo: I- Comparecimento da pessoa atendida e acompanhante; II - Acompanhamento psicológico realizado ou em realização; III - Informações sobre tempo de acompanhamento, dias e horários. No qual também é vedado o registro de sintomas, situações ou estados psicológicos na Declaração.”


Assinale a alternativa correta:


A

Atestado psicológico.


B

Declaração.


C

Relatório psicológico.


D

Laudo psicológico.


E

Parecer psicológico.

De acordo com a Resolução CFP nº 06/2019, relacione as modalidades de documentos psicológicos com suas respectivas definições e características.


1. Atestado psicológico

2. Relatório psicológico

3. Laudo psicológico

4. Parecer psicológico


( ) Visa comunicar a atuação profissional do psicólogo em diferentes processos de trabalho já desenvolvidos ou em desenvolvimento, podendo gerar orientações, recomendações, encaminhamentos e intervenções pertinentes à situação descrita no documento, não tendo como finalidade produzir diagnóstico psicológico.

( ) Pronunciamento por escrito, que tem como finalidade apresentar uma análise técnica, respondendo a uma questão-problema do campo psicológico ou a documentos psicológicos questionados.

( ) Resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda. Deve apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo de avaliação psicológica, limitando-se a fornecer as informações necessárias e relacionadas à demanda e relatar o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico, a hipótese diagnóstica, a evolução do caso, orientação e/ou sugestão de projeto terapêutico.

( ) Documento que certifica, com fundamento em um diagnóstico psicológico, uma determinada situação, estado ou funcionamento psicológico, com a finalidade de afirmar as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita.


A relação correta, de cima para baixo, é:


A

1, 3, 2 e 4;


B

1, 4, 2 e 3;


C

4, 2, 3 e 1;


D

2, 4, 3 e 1;


E

4, 3, 2 e 1.

Considerando a Resolução no 06/2019 do CFP e a elaboração de documentos psicológicos no âmbito forense,


A

o parecer psicológico deve responder a uma demanda ou consulta específica que necessite de análise e interpretação especializada, resultante da avaliação da condição psicológica de uma pessoa.


B

a Resolução não diferencia laudo de relatório psicológico e introduz o conceito de relatório multidisciplinar.


C

o relatório psicológico destina-se a investigar condição clínica específica e a verificar nexo de causalidade entre fato e funcionalidade das pessoas diante de uma pretensão judicial.


D

o laudo psicológico é resultante de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de produzir evidências e argumentos técnico-científicos para subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda.


E

o laudo psicológico deve ser composto por cinco itens: identificação, descrição da demanda, procedimento, análise e conclusão.

Em uma viagem a trabalho, Paloma foi assediada sexualmente por um cliente da empresa. O cliente fez convites inconvenientes e chegou a ir até o quarto de hotel onde Paloma estava hospedada para pressioná-la a aceitar um encontro íntimo. Paloma não cedeu, mas ficou desestabilizada emocionalmente e não se sentiu preparada para uma nova viagem, já programada. Paloma procurou então a psicóloga Ana para relatar sua situação, com o objetivo de ser dispensada do compromisso.


De acordo com a Resolução nº 06/2019 do CFP, que institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pelo psicólogo no exercício profissional, o documento psicológico cabível nessa situação é


A

o boletim de ocorrência policial.


B

o atestado psicológico.


C

o psicodiagnóstico.


D

o parecer psicológico.


E

a declaração psicológica.

NÃO retrata as regras para elaboração de documentos escritos:


A

Nos documentos que embasam as atividades em equipe multiprofissional, o psicólogo deverá registrar todas as informações para o cumprimento do trabalho.


B

O documento psicológico constitui instrumento de comunicação que tem como objetivo registrar o serviço prestado pela(o) psicóloga(o).


C

Os documentos psicológicos devem ser elaborados conforme os princípios de qualidade técnica e científica presentes na Resolução CFP nº 06/2019.


D

Toda e qualquer comunicação por escrito, decorrente do exercício profissional da(o) psicóloga(o), deverá seguir as diretrizes descritas na Resolução CFP nº 06/2019.

A elaboração de documentos escritos pelo psicólogo, em sua prática profissional, tem sido pauta no sistema de Conselhos de Psicologia, com o objetivo de fornecer diretrizes e garantir maior uniformidade e qualidade na produção desses documentos. A Resolução n. ° 6/2019 do Conselho Federal de Psicologia (CFP) instituiu regras para a elaboração de documentos escritos pelo psicólogo no exercício profissional e revogou resoluções anteriores. Quanto às modalidades de documentos psicológicos, assinale a alternativa correta.


A

A declaração consiste em um documento escrito que tem por finalidade registrar informações sobre a prestação do serviço realizado, contendo o registro de sintomas, de situações ou dos estados psicológicos.


B

O atestado psicológico consiste em um documento que certifica determinado funcionamento psicológico, desde que este não seja resultante de um processo de avaliação psicológica.


C

O laudo psicológico é o resultado de um processo de avaliação psicológica e apresenta informações técnicas dos fenômenos psicológicos, desconsiderando condicionantes históricos e sociais da pessoa, do grupo ou da instituição atendida.


D

A estrutura do laudo psicológico é composta exatamente de cinco itens: identificação; descrição da demanda; procedimento; análise; e conclusão.


E

O parecer psicológico é um pronunciamento, por escrito, que tem como finalidade apresentar uma análise técnica, em resposta a uma questão-problema do campo psicológico ou a documentos psicológicos questionados, e deve ser composto de cinco itens: identificação; descrição da demanda; análise; conclusão; e referências.

Ao realizar atendimento a indivíduos de determinada instituição, solicitou-se para o psicólogo a elaboração do relatório psicológico com informações sobre as demandas existentes mais latentes, na busca da construção de argumentos sólidos a respeito da observação de determinados fenômenos, com atuação de acordo com princípios norteadores dos direitos humanos e políticas públicas, contemplando uma proposta de intervenção coerente com aquela realidade. É importante ressaltar que o psicólogo tem o potencial investigativo e reflexivo sobre o desenvolvimento crítico perceptivo de uma realidade mediante demandas individuais, de grupos ou institucionais; portanto, o relatório psicológico é um importante instrumento que tende a atender aos objetivos dos serviços prestados. Considerando tais aspectos voltados para a elaboração de um relatório psicológico, analise as afirmativas a seguir.


I. O relatório psicológico apresenta como finalidade a produção de um diagnóstico psicológico, uma vez que analisa as circunstâncias individuais de cada pessoa.

II. O relatório psicológico pode gerar encaminhamentos, orientações, recomendações e até mesmo intervenções relevantes à situação apresentada no documento.

III. O relatório psicológico descreve de forma literal sessões, atendimento ou acolhimento através de uma ressalva: quando essa descrição seja justificada de forma técnica.

IV. O relatório psicológico é um documento que expõe de forma escrita, descrição e circunstâncias analisadas pelos condicionantes subjetivos e particulares de uma pessoa, podendo ter um caráter normativo e diretivo.


Está correto o que se afirma apenas em


A

I e II.


B

II e III.


C

III e IV.


D

I, II e IV.


E

I, III e IV.

Qual alternatva preenche corretamente as lacunas?


A Resolução CFP 06/2019, orientações sobre elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional, refere sobre avaliação psicológica.


Na realização da _______________________, ao produzir documentos escritos, a(o) psicóloga(o) _______ se basear no que dispõe o art. 2.º da Resolução CFP n.º 09/2018, fundamentando sua decisão, obrigatoriamente, em métodos, técnicas e instrumentos psicológicos ______________ cientificamente para uso na prática profissional da(o) psicóloga(o) (fontes fundamentais de informação), ____________, a depender do contexto, ___________ a procedimentos e __________auxiliares (fontes complementares de informação).


A

Avaliação Psicológica, deve, não reconhecidos, justificando, desfazer, recorrer


B

Avaliação Psicológica, não deve, desconhecidos, podendo, recorrer, recursos


C

Avaliação Psicológica, deve, desconhecidos, podendo, recorrer, recursos


D

Avaliação Psicológica, deve, reconhecidos, podendo, recorrer, recursos

Analise as assertivas abaixo sobre o laudo psicológico, considerando V para verdadeiro seguida, ou F para falso e, em assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) Resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda.

( ) Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando condicionantes os históricos e sociais da pessoa.

( ) É uma peça de natureza e valor técnico-científico que deve conter narrativa detalhada e didática, com precisão e harmonia.

( ) O laudo psicológico é composto de cinco itens: identificação, descrição da demanda, procedimento, análise e conclusão.


A

V / V / V / F


B

F / V / F / V


C

V / V / F / F


D

F / F / V / V

"O (A) ________________________ é o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida.”


PEDE-SE: Conforme a Resolução CFP 06/2019, qual modalidade de documento psicológico dos indicados a seguir se enquadra na lacuna da definição acima?


A

Parecer Psicológico


B

Atestado Psicológico


C

Relatório


D

Declaração


E

Laudo Psicológico

Um aluno de uma escola foi denunciado ao Conselho Tutelar por maus tratos e comportamento agressivo em relação aos colegas, tendo inclusive quebrado o braço de outra criança de 9 anos de idade. Então, foi solicitado ao psicólogo dessa escola que fizesse um documento fundamentado e resumido que pudesse ser encaminhado ao Conselho Tutelar.

Nesse sentido, e em conformidade com a Resolução CFP nº 6 de 2019, que institui regras para elaboração de documentos escritos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica, qual deve ser o documento elaborado?


A

Atestado psicológico.


B

Declaração.


C

Parecer.


D

Relatório psicológico.

   
Gerar simulado