Imagem de fundo

Em três frascos, A, B e C, foram feitas as seguintes...

1
Q1781562
Teclas de Atalhos
Compartilhar
Ano: 2018
Prova: IFRS - IFRS - Técnico de Laboratório - Área: Química - 2018

Em três frascos, A, B e C, foram feitas as seguintes misturas: no frasco A, água e álcool etílico; no frasco B, água e gasolina; e no frasco C, álcool etílico e gasolina. Sabendo-se que a densidade à 20 oC da água é 1,00 g.cm-3 , do etanol 0,79 g.cm-3 e da gasolina 0,72 g.cm-3 , analise as afirmativas abaixo.


I. Teremos duas fases nos frascos B e C, pois tanto a água quanto o etanol não estabelecem ligações de hidrogênio com a gasolina.

II. No frasco A teremos uma única fase, pois a água e o álcool etílico são solúveis em todas as proporções dadas as ligações de hidrogênio que se estabelecem entre suas moléculas.

III. Ao misturarmos os três frascos, observaremos três fases distintas, pois as densidades das substâncias são diferentes.


Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas III.


D

Apenas I e II.


E

Apenas II e III.