

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O Material Particulado (MP) consiste em uma mistura complexa de partículas sólidas e líquidas em suspensão no ar, com diferentes composições físicas e químicas e diâmetros variados. Entre suas principais fontes estão a queima de combustíveis fósseis, a queima de biomassa vegetal, as emissões agrícolas de amônia e os processos de obras e pavimentação de vias. De modo geral, o material particulado é classificado de acordo com:
A cor das partículas, que indica diretamente seu nível de toxicidade.
O tempo de permanência das partículas na atmosfera.
A origem geográfica das emissões atmosféricas.
O diâmetro das partículas, em função da sua penetração no sistema respiratório.
A composição química predominante, independentemente do tamanho das partículas.
O ferro metálico (Fe), puro, utilizado como eletrodo, pode ser classificado como uma substância simples.
Certo
Errado
As substâncias puras podem ser classificadas em simples, quando compostas por um único tipo de elemento químico, como o O ‚,ou compostas, quando formadas por dois ou mais, como a H ‚O,e ambas possuem propriedades físicas e químicas fixas.
Certo
Errado
Na separação de misturas heterogêneas, o método que utiliza diferença de densidades entre sólido e líquido é denominado:
filtração.
decantação.
destilação.
sublimação.
centrifugação.
As substâncias H2O, HBr, CO2 e O2 são:
Alotrópicas.
Simples.
Compostas.
Iônicas.
Covalentes.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Considere os sistemas apresentados na figura abaixo.

Em relação a esses sistemas, é incorreta a seguinte afirmativa:
o sistema I é uma substância pura composta
os sistemas II e III são misturas
os sistemas I e II são substâncias puras simples
o sistema II é heterogêneo
Em um laboratório didático, quatro materiais foram separados para classificação:
I. Oxigênio gasoso armazenado em cilindro.
II. Água destilada recém-obtida por destilação simples.
III. Ar atmosférico coletado em ambiente externo.
IV. Solução aquosa de cloreto de sódio preparada em laboratório.
Assinale a alternativa que apresenta a correta classificação desses materiais quanto a elemento químico, substância e mistura.
I é substância simples; II é substância composta; III é mistura homogênea; IV é mistura homogênea.
I é substância composta; II é elemento químico; III é mistura heterogênea; IV é mistura heterogênea.
I é elemento químico; II é mistura pura; III é substância composta; IV é substância simples.
I é elemento químico; II é substância simples; III é mistura heterogênea; IV é substância composta.

Descrição: copo com água e gelo, copo com água e groselha, e copo com água e óleo.
Com base na imagem e em seus conhecimentos sobre substâncias puras e misturas, é verdadeira a seguinte afirmativa:
todos os copos representam misturas heterogêneas, pois cada material é formado por dois tipos de componentes
o copo com água e gelo e o copo com água e groselha são exemplos de substâncias puras, pois apresentam aspecto uniforme
o copo com água e groselha representa uma mistura homogênea, enquanto o copo com água e óleo representa uma mistura heterogênea
o copo com água e óleo e o copo com água e groselha representam misturas heterogêneas porque apresentam duas substâncias na sua composição
Coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, com relação a misturas, assinalando a seguir a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Os componentes de uma mistura podem ser separados por técnicas físicas.
( ) As misturas não retêm as propriedades de seus constituintes.
( ) Em algumas misturas, os íons ou moléculas componentes estão tão dispersos que a composição é a mesma em toda a amostra, independentemente do tamanho.
( ) Decantação, filtração e destilação são exemplos de técnicas de separação de misturas.
(V) (F) (V) (F)
(V) (F) (V) (V)
(F) (V) (V) (F)
(V) (F) (F) (V)
(F) (F) (F) (V)
Sobre substâncias simples, substâncias compostas, substâncias puras e misturas, assinale a alternativa incorreta.
O ar anidro é um exemplo de mistura de gases, porém seus três componentes majoritários, os gases nitrogênio (N2), oxigênio (O2) e argônio (Ar), são substâncias simples.
Gelo e água puros representam somente uma única substância composta, porém são visíveis duas fases quando observados.
Amálgamas são misturas formadas por dois ou mais metais que são substâncias puras, onde geralmente um dos metais que as compõem é o mercúrio (Hg), que é líquido nas CNTP. Devido à capacidade de o mercúrio amalgamar com ouro e, após sua evaporação com maçarico, fornecer esse metal nobre, é o método mais seguro e recomendável nos garimpos.
A água pura possui um comportamento anômalo quando comparada à maior parte das outras substâncias compostas, possuindo uma diminuição de sua densidade no estado sólido em relação ao estado líquido em um dado intervalo de temperaturas sob pressão atmosférica.
Água e óleo formam uma mistura heterogênea, pois a água é polar, possuindo ligações intramoleculares do tipo Pontes de Hidrogênio, enquanto o óleo é apolar, possuindo ligações intramoleculares do tipo Forças de Van der Waals.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Através da observação das fórmulas químicas C6H12O6 (glicose), NH3 (amônia), NaHCO3 (bicarbonato de sódio), NaCl (cloreto de sódio), O3 (gás ozônio), N2 (gás nitrogênio) e H2O (água), pode-se concluir que definimos substâncias simples e compostas. Sobre o assunto, analisar os itens.
I. As substâncias compostas são apenas: glicose, amônia e bicarbonato de sódio.
II. As substâncias simples são somente: gás ozônio, gás nitrogênio e água.
III. São substâncias compostas: glicose, amônia, bicarbonato de sódio, cloreto de sódio e água.
IV. São substâncias simples: gás ozônio e gás nitrogênio.
Está CORRETO o que se afirma:
Apenas em um item.
Apenas em dois itens.
Apenas em três itens.
Em todos os itens.
Uma mistura é formada por duas ou mais substâncias que não podem ser representadas por uma única fórmula química. Em alguns casos, sua composição pode ser descrita pelas fórmulas das substâncias que a compõem. O álcool hidratado, por exemplo, é uma mistura homogênea constituída por água (H2O) e etanol (C2H6O). Assim, pode-se dizer que essa mistura é formada por:
2 componentes e 2 fases.
1 componente e 3 fases.
1 componente e 2 fases.
2 componentes e 1 fase.
1 componente e 1 fase.
Em aulas de Ciências, o professor pode estimular o pensamento crítico ao discutir a diferença entre substâncias simples e compostas. Assim, ao tratar das substâncias simples, é correto afirmar que:
Resultam da combinação de átomos de um mesmo elemento químico, podendo existir em diferentes formas alotrópicas.
Apresentam sempre comportamento inerte, sem possibilidade de reação química.
São formadas por átomos de diferentes elementos químicos unidos eletronicamente.
Possuem obrigatoriamente estrutura cristalina e estabilidade térmica.
Observe a figura abaixo:

Uma mistura pode ser classificada como homogênea ou heterogênea. As misturas homogêneas são aquelas que apresentam apenas uma fase, com aspecto uniforme e contínuo. Já as misturas heterogêneas apresentam duas ou mais fases, visíveis ou detectáveis por meio de instrumentos ópticos, como o microscópio. O sistema homogêneo caracteriza-se por possuir um aspecto contínuo, indicando que seus componentes estão uniformemente distribuídos. Por outro lado, o sistema heterogêneo possui um aspecto descontínuo, revelando a presença de duas ou mais fases distintas.
Fonte: Usberco, João; Salvador, Edgard. Química — volume único. 5. ed. reform. São Paulo: Saraiva, 2002.
A figura acima é composta por um copo de leite. Este é considerado como:
uma mistura heterogênea.
uma substância inerte.
uma substância pura.
uma mistura homogênea.
Independentemente de um material ser uma substância pura ou uma mistura, ele pode ser denominado sistema, isto é, tudo aquilo que se encontra sob observação. A classificação desse sistema depende também de seu aspecto visual. Quando apresenta duas ou mais partes visivelmente distintas, ele é considerado uma mistura heterogênea. A combinação de água e granito é um exemplo clássico de mistura heterogênea. O granito é composto principalmente por quartzo, feldspato e mica, formando, portanto, um sistema constituído por água (H2O) e esses três minerais. Assim, essa mistura é formada por:
3 componentes e 3 fases.
4 componentes e 3 fases.
4 componentes e 4 fases.
3 componentes e 2 fases.
4 componentes e 2 fases.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Todas as substâncias-teste e de referência devem ter a sua distribuição por alíquotas registradas por uma cadeia de custódia, a fim de se garantir a quantidade de distribuição, o recebimento, o uso e o descarte dessas substâncias.
Certo
Errado
Durante uma prática em laboratório, um grupo de estudantes misturou 5g de sal de cozinha (NaCl) em 100 mL de água destilada, agitando até a completa dissolução. A mistura obtida foi deixada em repouso e mantinha aparência uniforme após 24 horas. Com base na observação e nos conceitos químicos envolvidos, essa mistura pode ser classificada como
substância pura, pois apresenta aspecto uniforme e os componentes não se separam com o tempo.
mistura heterogênea, uma vez que há dois componentes diferentes, mesmo que não visíveis.
mistura composta, pois em sua constituição existe uma diversidade de elementos químicos.
coloide, pois em sua composição há partículas microscópicas suspensas que não sedimentam.
mistura homogênea, pois forma uma única fase visível, com distribuição uniforme dos componentes.
Uma mistura eutética comporta‑se como uma substância pura durante a ebulição.
Certo
Errado
Nanotubos, nanofios e nanofibras enquadram-se na classificação de nanomateriais de uma dimensão.
Certo
Errado
A reticulação dos hidrogéis por reações químicas forma ligações de hidrogênio, gerando interações hidrofóbicas ou eletrostáticas, o que melhora as suas propriedades mecânicas.
Certo
Errado