Questões de Concurso sobre Elementos Químicos, Substâncias e propriedades químicas, Tabela Periódica

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.960 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Há distinção entre substância e mistura. Por exemplo: álcool etílico é uma substância, enquanto a gasolina é uma mistura. Assinale a alternativa em que só há misturas:


A

cloreto de sódio, cerveja, suco de cajá


B

leite, granito, vinho


C

guaraná, clorofórmio, aço


D

maçã, óleo, gás carbônico

Sabendo que o Mg é um metal e o Cℓ é um ametal, é correto afirmar que o "ácido clorídrico", a "fita de magnésio" e o produto de sua reação, o cloreto de magnésio, apresentam, respectivamente, ligação covalente, ligação metálica e ligação iônica.


C

Certo


E

Errado

Segundo as regras de nomenclatura, os compostos FeSO₄ e Fe₂(SO₄)₃ são denominados, respectivamente, sulfato ferroso e sulfato férrico.



C

Certo


E

Errado

Ao se dissolver uma determinada quantidade de cloreto de amônio em água a 25°C, obteve-se uma solução cuja temperatura foi de 15°C. A transformação descrita caracteriza um processo do tipo

A

adiabático.


B

isotérmico.


C

exotérmico.


D

endotérmico.

Associe cada exemplo de mistura com um processo de separação dos componentes.

Imagem associada para resolução da questão


A

I-A / II-B / III-C / IV - D


B

I-B / II-A / III-D / IV - C


C

I-C / II-D / III-A / IV - B


D

I-B / II-D / III-A / IV - C


E

I-D / II-C / III-B / IV - A

Leia o texto abaixo e responda:


"A poluição afeta a saúde de prédios em São Paulo. Fuligem, fumaça e corrosivos dispersos no ar sujam fachadas e desvalorizam imóveis, dizem especialistas. A presença de dióxido de enxofre (SO2), lançado pelas chaminés, combina com oxigênio (O2) e se transforma em trióxido de enxofre (SO3) que, na presença de vapor d'água, converte-se em pequenas gotas de ácido sulfúrico, que corrói metais, concreto e mármores." (Folha de S. Paulo, outubro de 1998)


Baseando-se nas informações do texto acima e nos seus conhecimentos químicos, assinale a afirmativa CORRETA.


A

A polaridade das substâncias SO3, O2 e H2O são respectivamente: polar, apolar e polar.


B

O número de oxidação do átomo de enxofre nos compostos: SO2, SO3 e H2SO4 são respectivamente: + 2, + 3 e + 6.


C

A geometria das moléculas SO3, O2 e H2O, que aparecem no texto, são respectivamente piramidal, linear e angular.


D

O fenômeno descrito no texto representa uma das poluições mais agressivas ao meio ambiente: a chuva ácida, que pode ser representada pela seguinte equação: SO3 + H2O→ H2SO4 .

Ferro, óxido de ferro e polietileno apresentam ligações, respectivamente,


A

metálica, covalente e iônica.


B

metálica, iônica e covalente.


C

iônica, covalente e metálica.


D

covalente, metálica e iônica.

Considerando dois elementos X e Y , com números atômicos respectivamente iguais a 12 e 35, a fórmula e o tipo de ligação do composto formado são:


A

XY2 , ligação covalente.


B

X2Y , ligação iônica.


C

XY2 , ligação iônica.


D

X2Y, ligação covalente.

Após preparar uma solução de uma substância desconhecida ( W ), a solução foi submetida aos seguintes testes:


I. Adição de 3 gotas de fenolftaleína: a solução ficou vermelha.

II. Colocou-se 1 gota da solução em papel de tornassol vermelho, que ficou azul.


Qual das seguintes fórmulas poderá ser W ?


A

NaCl


B

HCl


C

CH3COOH


D

KOH

Dos fenômenos citados abaixo, todos são químicos, EXCETO:


A

Queima de uma vela.


B

Evaporação da água dos oceanos.


C

Dissolução de um comprimido efervescente em água.


D

Digestão dos alimentos no organismo humano

Os técnicos da Petrobrás perfuraram um poço de grande capacidade. Ao obterem a primeira amostra do petróleo extraído, verificaram que este tinha um odor extremamente desagradável e suas características físicas já indicavam que era de péssima qualidade para a obtenção de gasolina ou diesel. Este mesmo petróleo foi analisado pelos químicos nos laboratórios da Companhia que conseguiram obter, a partir dele, por tratamento adequado, uma substância sólida e amarela. Esta substância era combustível: queimava emitindo uma luz azulada e produzia um gás com forte e desagradável cheiro. Com a descoberta deste estranho petróleo, o Brasil iria tornar-se autosuficiente e exportador de uma importante matéria-prima da indústria química conhecida como


A

enxofre (S8).


B

fósforo (P4).


C

hulha.


D

óxido de urânio (U3O8).


E

óxido de ferro (Fe2O3).

   
Gerar simulado