

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O gerenciamento de resíduos de qualquer natureza é uma atividade de grande importância no sentido de evitar impactos ambientais decorrentes de ações antrópicas em diferentes setores da sociedade. Embora haja regulamentação para alguns resíduos biológicos e radioativos, os resíduos oriundos de laboratórios de Química ainda não possuem a atenção e programas de gerenciamento adequados e normatizados para todas as Universidades Brasileiras. Dentre as estratégias de gerenciamento de resíduos, assinale a que corresponde à premissa básica.
Evitar a geração de resíduos.
Realizar testes de reatividade com solventes orgânicos.
Acondicionar o resíduo em recipientes no laboratório de aulas práticas.
Realizar testes rebuscados que identifiquem qualitativamente o resíduo.
Tratar o resíduo não identificado antes de descartá-lo indiscriminadamente no ambiente.
Durante a realização dos experimentos em um laboratório de ensino, os EPIs devem ser utilizados
somente por quem esteja trabalhando ativamente e diretamente nos experimentos.
apenas por aqueles que estiverem trabalhando no momento da prática experimental.
somente pelos alunos e professores ativamente envolvidos na aula prática experimental.
apenas pelos alunos e funcionários do laboratório que atuam ativamente no experimento.
por todos os presentes no laboratório, sejam alunos, professores ou funcionários do laboratório.
O cálculo das quantidades das substâncias envolvidas numa reação química é chamado estequiometria. As bases para o estudo da estequiometria das reações químicas foram lançadas no século XVIII por cientistas que conseguiram expressar matematicamente as regularidades que ocorrem nas reações químicas por meio das leis das combinações químicas. Sobre os cálculos estequiométricos, analise as afirmativas a seguir.
I. Existem 1,75 x 1022 moléculas de glicose em 5,23 g de C6H12O6.
II. A combustão completa de 14,8 g de éter etílico (C4H10O) irá produzir gás carbônico e água. A massa de oxigênio consumida será 38,4 g.
III.Uma amostra contém 1,84 g de sódio, 1,24 g de fósforo e 2,24 g de oxigênio.
A fórmula mínima do composto é Na2P4O7. (Considere: C = 12, H = 1, O = 16, Na = 23, P = 31.)
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Na preparação de uma curva de calibração para analisar nitrato em amostras de água por meio da técnica de cromatografia iônica, um analista utilizou uma solução padrão de concentração inicial 99,6 mg.L–1 e preparou diferentes volumes de soluções com diferentes concentrações. A tabela a seguir apresenta volumes utilizados da solução padrão e concentrações das soluções preparadas.

Os maiores volumes (em mL) preparados foram os correspondentes às soluções
Os sais de nitrato são compostos iônicos muito solúveis em água. Quando se coloca 1 mol de nitrato de cálcio em 1 litro de água ocorre a formação de uma solução na qual os íons estão separados e solvatados por moléculas de água.
Nessa solução, as concentrações em mol.L-1 dos íons cálcio e nitrato, presentes na solução são, respectivamente,
Quanto à segurança no laboratório, analise as afirmativas abaixo.
I. É vedado o uso de sandálias, chinelos e bermudas durante trabalhos laboratoriais.
II. A inalação de produtos químicos pode ser reduzida pela manipulação das substâncias em bancada, fora da capela de exaustão.
III. Não é permitido fumar ou ingerir alimentos ou bebidas no laboratório.
IV. Não é recomendado o uso de lentes de contato.
V. É recomendado o uso de jaleco de algodão, óculos de proteção e sapato fechado.
Assinale a alternativa CORRETA.
Todas as afirmativas estão corretas.
Nenhuma afirmativa está correta.
Somente as afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
Somente as afirmativas III e V estão corretas.
Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
O ácido acetilsalicílico é um fármaco com propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antitérmicas. Em uma prática de laboratório, foi realizada a síntese do ácido acetilsalicílico por meio da acetilação do ácido salicílico com anidrido acético catalisada com ácido sulfúrico, formando também como subproduto o ácido acético, conforme a equação abaixo:

Após a reação, o produto se cristaliza, realizando-se uma filtragem a vácuo para a obtenção do sólido. Porém, o sólido obtido pode conter algumas impurezas. Para a obtenção do ácido acetilsalicílico puro, pode-se utilizar a técnica de recristalização. Entretanto, é necessário escolher um solvente apropriado para esse processo. Analise as características listadas abaixo e identifique as que são pertinentes a essa escolha.
I. Dissolver com facilidade a substância de interesse a baixas temperaturas.
II. Não reagir com a substância de interesse.
III. Possuir um ponto de ebulição relativamente baixo.
IV. Dissolver com facilidade a substância de interesse a altas temperaturas.
V. Solubilizar mais facilmente a substância de interesse que as impurezas.
Assinale a alternativa CORRETA.
Somente as características II e III estão corretas.
Somente as características I e IV estão corretas.
Somente as características II e V estão corretas.
Somente as características III e V estão corretas.
Somente as características I e II estão corretas.
Com relação ao uso e à manutenção de dispositivos em laboratório, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Amostras sólidas podem ser maceradas com KBr seco e prensadas em uma pastilha transparente, para análise na região do infravermelho.
( ) A célula de condutividade em um condutivímetro deve ser mantida em uma solução de KCℓ 3,0 mol L-1 levemente acidificada para a hidratação da membrana dos eletrodos de platina.
( ) Cubetas de vidro ou de plástico são recomendadas para verificações tanto na região ultravioleta quanto na região visível do espectro eletromagnético.
( ) Uma membrana seca em um eletrodo combinado de vidro não pode ser regenerada, motivo pelo qual o eletrodo deve ser inutilizado.
( ) Lâmpadas de deutério podem ser utilizadas em análise por espectroscopia nas regiões do ultravioleta e do visível.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
V – V – V – F – V
F – V – V – F – V
F – F – F – V – V
V – F – V – V – F
V – F – F – F – F