

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A formação e o crescimento de precipitados e cristais são muito importantes na química analítica e em outras áreas da ciência. O crescimento de cristais de acetato de sódio, por exemplo, a partir de uma solução supersaturada leva à formação de partículas pequenas e difíceis de serem filtradas. Na análise gravimétrica é desejável minimizá-la e, assim, aumentar o tamanho das partículas do sólido que é formado. Sobre análise gravimétrica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A ureia é empregada na geração homogênea de íons sulfeto.
( ) O AgNO3 é um reagente seletivo. Os únicos íons comuns que ele precipita em meio ácido são Ca+2, Sr+2 e Mg+2.
( ) Algumas impurezas podem ser tratadas com um agente de mascaramento. Os íons Pb+2, Pd+2, Sb+3, Sn+2, Bi+3, Zr+4, Ti+4, V+5 e Mo+6 são mascarados com uma mistura contendo íons citrato e oxalato.
( ) Óxidos hidratados de ferro (III), alumínio e crômio (III) e os sulfetos da maioria dos íons de metais pesados formam-se apenas como coloides em razão de suas baixas solubilidades.
A sequência está correta em
F, F, V, V.
V, F, F, V.
V, V, F, F.
F, V, F, V.
Na disposição de produtos químicos em laboratórios,
os produtos químicos acondicionados em recipientes de vidro devem ser estocados em estantes mais elevadas, para evitar que sejam manuseados desnecessariamente.
materiais inertes devem ser armazenados junto com materiais inflamáveis.
materiais corrosivos devem ser postos no chão do laboratório.
materiais oxidantes e redutores devem ser armazenados em conjunto, em um armário isolado.
ácidos e bases devem ser distribuídos conforme suas “forças relativas”: mais fortes embaixo, mais fracos em cima.
A maior parte das substâncias orgânicas dissolve-se facilmente em um solvente orgânico adequado. Algumas se dissolvem em água ou em ácidos ou álcalis. Muitas substâncias inorgânicas dissolvem-se em água ou ácidos diluídos. Deve-se testar os materiais complexos, como minérios, refratários e ligas, com vários solventes até se encontrar o adequado. A análise qualitativa preliminar indica o melhor procedimento a adotar. Cada caso deve ser visto separadamente, mas vale a pena considerar a dissolução de uma amostra em água ou em ácidos e o tratamento das substâncias insolúveis. Acerca de reagentes que podem ser usados em materiais de dissolução, analise as afirmativas a seguir.
I. O ácido sulfúrico concentrado a quente dissolve a maior parte dos metais, entretanto, converte antimônio, estanho e tungstênio em ácidos pouco solúveis.
II. As misturas de ácido perclórico e ácido nítrico são bons solventes oxidantes de muitos materiais orgânicos e produzem soluções que contêm os constituintes inorgânicos da amostra.
III. Os fluxos típicos são o carbonato de sódio anidro puro ou misturado com nitrato de potássio ou peróxido de sódio, os pirossulfatos de sódio e potássio, o peróxido de sódio e os hidróxidos de sódio e potássio.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
III.
I e II.
I e III.
II e III.
O laboratório de química é um ambiente no qual estamos sujeitos a muitos riscos químicos, biológicos, e de acidentes com a manipulação de aparelhos. Para manter um ambiente seguro para todos é necessário estar atentos a algumas regras de segurança. Sobra a segurança no laboratório, assinale as alternativas VERDADEIRAS.
I. EPI são equipamentos de proteção individual e podem ser definidos como dispositivos ou produtos de uso individual pelo trabalhador destinados à proteção de riscos à saúde e segurança.
II. Medidas de proteção coletivas, como a utilização de capelas de exaustão, podem ser descartadas, desde que o analista esteja utilizando seu equipamento de proteção individual.
III. Empregados que não utilizam os EPI’s necessários, embora o empregador tenha fornecido, podem sofrer sanções trabalhistas.
IV. EPI’s em mal estado de conservação e higienização podem se tornar fonte de contaminação.
I, II e III;
I, III e IV;
II e IV;
Todas.
Um pequeno incêndio tem início numa bancada por conta de um pequeno pedaço de sódio.
Das opções abaixo, a que NÃO deve ser feita é
usar o extintor de CO2 .
usar o extintor de pó químico ABC.
usar o extintor de pó químico BC.
tratar o caso como um incêndio classe D.
jogar água para apagar o fogo e esfriar o local.