

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Um dos reagentes mais usados para revelar a microestrutura de aços-carbono e aços baixa liga é a solução alcoólica com ácido nítrico (HNO3) conhecida pelo nome de Nital, cuja formulação pode ser realizada em diferentes proporções. Considerando o ataque químico com Nital 2% é CORRETO afirmar que:
Permite uma excelente diferenciação entre ferrita, martensita e carbonetos livres.
É o reagente mais indicado para a distinção entre estruturas perlíticas e bainíticas.
Seu uso é especialmente indicado para a revelação detalhada da perlita, martensita, martensita revenida e bainita.
Corrói preferencialmente carbonetos, sendo indicado para revelar cementita pro-eutetoide nos contornos de grão.
Proporciona a revelação de contornos de grão de ferrita e máximo contraste entre ferrita e perlita em aços baixo carbono.