

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Segundo Margarida Kunsch (2004), como são chamadas as orientações que os departamentos de comunicação devem dar a tomadas de decisões e à condução das práticas de todas as suas ações comunicativas?
Comunicação de Marketing
Comunicação Institucional
Comunicação Administrativa
Comunicação Mercadológica
Comunicação Integrada
Segundo KUNSCH, sobre as comunicações nas organizações, a comunicação integrada diz respeito ao composto da comunicação organizacional que inclui, sinergicamente, a comunicação Administrativa, Institucional e Mercadológica.
A Comunicação _____________ é a que possibilita uma organização ter um conceito e um posicionamento favorável perante a opinião pública. Nas basta apenas que a organização tenha um produto de qualidade. É preciso também que ela se apresente e se identifique, pois a sociedade quer, e tem o direito de saber, quem ela é e a que veio.
A frase acima refere-se à comunicação:
Social
Administrativa
Institucional
Mercadológica
A comunicação integrada, um dos gêneros da comunicação organizacional, consiste em uma das vertentes do planejamento estratégico de comunicação, o qual se constitui, ainda, de comunicação administrativa e institucional.
A compreensão da comunicação integrada nas empresas passa pela atuação conjugada de todos os profissionais da área de comunicação, incluindo o marketing. Com base na definição dos objetivos de marketing, decide-se de que forma cada elemento do composto de comunicação pode apoiar esses objetivos.
Essa atitude empresarial tem como meta, dentre outras,
De acordo com Jerome McCarthy, o conceito composto de marketing é integrado por
promoção, publicidade, jornalismo e relações públicas.
produto, marca, embalagem e distribuição.
produto, preço, praça e promoção.
comunicação, estratégia e tática.
atenção, interesse, desejo e ação.
A utilização da estratégia denominada merchandising tem por objetivo
disseminar a marca para públicos distantes.
apoiar a empresa em eventos institucionais.
reforçar as políticas institucionais.
apresentar produtos em programas de rádio.
valorizar o produto no PDV.
A comunicação mercadológica, projetada para ser persuasiva e conseguir um efeito calculado nas atitudes e(ou) no comportamento do público visado, faz-se por venda pessoal, promoção de vendas, merchandising, marketing direto, propaganda e publicidade.
Marketing contempla o planejamento e a execução de todos os aspectos de um produto (ou serviço), em função do consumidor, visando sempre maximizar o consumo e minimizar os preços, resultando em lucros contínuos e a longo prazo para a empresa.
No contexto da comunicação integrada, a área de relações públicas é responsável pela coordenação das estratégias do marketing.
Em uma organização, o setor de relações públicas deve desempenhar o papel de instrumento do planejamento estratégico.
Comunicação integrada é uma filosofia que propaga a convergência das diversas áreas, visando a uma atuação sinérgica entre elas, com exceção da área administrativa, que não faz parte do composto da comunicação organizacional.
A partir do que é largamente conhecido como comunicação integrada, a atividade de assessoria de imprensa está inserida em comunicação
interna.
institucional.
administrativa.
mercadológica.
externa.
O direcionamento das diferentes modalidades da comunicação integrada relaciona-se, de maneira determinante, com os propósitos de cada uma dessas modalidades e com o tipo de seguimento de público a que se destinam.
A direção da comunicação institucional é atribuição da área de relações públicas, ao passo que o gerenciamento da comunicação mercadológica cabe à área de marketing.
A comunicação integrada contribui para a construção da imagem empresarial positiva, já que unifica o discurso das diversas áreas com o objetivo de promover a convergência das informações.
A Resolução Normativa n.º 43/2002, do CONFERP, em seu artigo 3.º, informa que a atividade de relações públicas caracteriza-se pela aplicação de conceitos e técnicas de três modalidades de comunicação. Duas delas são a comunicação estratética e a dirigida. Assinale a alternativa que apresenta a terceira modalidade.
integrada
mercadológica
publicitária
social
ambiental