Questões de Concurso sobre NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT

 
 
Disciplina 1
Assunto 3
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.144 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

De acordo com a NR-04 - Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho, assinale o que for correto


A

Apenas as empresas que possuam empregados regidos pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 - Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, devem constituir e manter os SESMT.


B

Compete ao SESMT elaborar ou participar da elaboração de programas e laudos relativos à segurança, medicina do trabalho e meio ambiente, como PGR, PCMSO, Laudos de Insalubridade, ergonomia, avaliação de impacto de vizinhança.


C

Propor, imediatamente, a interrupção das atividades e a adoção de medidas corretivas e/ou de controle quando constatar condições ou situações de trabalho que estejam associadas a grave e iminente risco para a segurança ou a saúde dos trabalhadores.


D

O SESMT deve ser composto por médico do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, técnico de segurança do trabalho, enfermeiro do trabalho e auxiliar/técnico em enfermagem do trabalho, ergonomista, terapeuta ocupacional obedecido o Anexo II.


E

Aos profissionais do SESMT não é vedado o exercício de atividades que não façam parte das atribuições previstas no item 4.3.1 desta NR e em outras NR, durante o horário de atuação neste serviço, desde que a atividade seja compatível com as tarefas atribuídas ao cargo.

São competências do Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), EXCETO:


A

Responsabilizar-se pela implantação da CIPA.


B

Responsabilizar-se tecnicamente pela orientação quanto ao cumprimento do disposto nas Normas Regulamentadoras (NRs) aplicáveis às atividades executadas pela organização.


C

Acompanhar e participar nas ações do PCMSO, nos termos da NR-07.


D

Elaborar plano de trabalho e monitorar metas, indicadores e resultados de segurança e saúde no trabalho.

Ainda sobre o dimensionamento de profissionais que devem compor o SESMT, a NR-04 cita a obrigatoriedade de contratação de um profissional específico em tempo integral em hospitais, ambulatórios, maternidades, clínicas e estabelecimentos similares que possuam acima de 500 trabalhadores. Esse profissional é o:


A

Enfermeiro do trabalho.


B

Psicólogo laboral.


C

Terapeuta ocupacional.


D

Odontólogo do trabalho.


E

Médico sanitarista.

Uma organização, que realiza exclusivamente atividades de limpeza em prédios e domicílios em uma cidade, é classificada como grau de risco 3 na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).


Sabendo que a organização possui 400 trabalhadores, seu Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) deve ser composto, no mínimo, por:


A

1 técnico de segurança do trabalho;


B

2 técnicos de segurança do trabalho;


C

1 técnico de segurança do trabalho e 1 engenheiro de segurança do trabalho;


D

2 técnicos de segurança do trabalho e 1 engenheiro de segurança do trabalho e 1 técnico de enfermagem do trabalho;


E

2 técnicos de segurança do trabalho e 1 engenheiro de segurança do trabalho, 1 técnico de enfermagem do trabalho e 1 médico do trabalho.

Ao Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT compete:


A

Elaborar ou participar da elaboração do inventário de riscos.


B

Coordenar e fiscalizar o Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT.


C

Promover a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho – CANPAT.


D

Participar da implementação da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho -PNSST.


E

Formular e propor as diretrizes, as normas de atuação e supervisionar as atividades da área de segurança e saúde do trabalhador.

Analise as afirmações abaixo sobre os Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) com base na Norma Regulamentadora 4.


I O SESMT deve ser coordenado por um dos profissionais integrantes deste serviço.

II Para efeitos de dimensionamento do SESMT a atividade preponderante é aquela que ocupa o maior número de trabalhadores.

III A organização deve indicar, dentre os profissionais integrantes do SESMT, um responsável pelo programa de controle médico de saúde ocupacional.

IV A empresa com duzentos empregados e grau de riscoIII deve ter pelo menos um médico do trabalho e um técnico de segurança do trabalho, ainda que ambos em horário parcial.

V Para efeitos de dimensionamento do SESMT em empresa com atividades econômicas distintas, com o mesmo número de trabalhadores, deve ser considerada preponderante aquela com menor grau de risco.


Estão corretas:


A

apenas I e II.


B

apenas I, III e IV.


C

apenas III, IV e V.


D

apenas III e IV.


E

I, II, III, IV e V.

Considerando o contexto do Texto 01 e a Norma Regulamentadora nº 04 intitulada Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, marque a alternativa CORRETAquanto às competências do SESMT.


A

Promover a realização de atividades de orientação, informação e conscientização dos trabalhadores apenas para a correção de acidentes do trabalho.


B

Programar, sem prejuízo da produtividade, necessariamente, a interrupção das atividades e a adoção de medidas preventivas quando constatar condições ou situações de trabalho que estejam associadas ao risco grave e iminente para a saúde dos trabalhadores.


C

Compartilhar, quando quiser, informações para a prevenção de acidentes com outros SESMTde uma mesma organização.


D

Elaborar plano de trabalho e monitorar metas, indicadores e resultados técnicos da produção.


E

Dentre outras, promover a realização de atividades de orientação, informação e conscientização dos trabalhadores para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Júlio, técnico em segurança do trabalho, foi contratado para compor os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) de uma empresa de grau de risco 2; enquanto Amanda, engenheira do trabalho, também foi demandada para compor o mesmo SESMT. Sobre as cargas horárias (CH) desses funcionários, são disponibilizadas as seguintes informações:


• Júlio = quarenta horas por semana;

• Amanda = trinta horas por semana (integral).


Sobre a CH semanal dos trabalhadores mencionados, assinale a afirmativa correta.


A

Ambos os funcionários obedecem à CH de forma integral.


B

A CH semanal do Júlio não obedece aos padrões mínimos informados na NR-4.


C

A CH semanal da Amanda não obedece aos padrões mínimos informados na NR-4.


D

Tanto Júlio quanto Amanda não dedicam corretamente a carga horária semanal mínima atribuída na NR-4.

De acordo com o estabelecido pela Norma Regulamentadora no 4 (NR-4) que trata dos serviços especializados em segurança e em medicina do trabalho, o SESMT deve ser coordenado, obrigatoriamente, por


A

engenheiro do trabalho.


B

médico do trabalho.


C

profissional integrante do SESMT, desde que possua ensino superior completo.


D

profissional integrante do SESMT, desde que possua ensino superior completo e pós-graduação em segurança ou saúde do trabalhador.


E

um dos profissionais integrantes do SESMT.

Um engenheiro de segurança do trabalho da Sanesul foi questionado sobre em qual sistema devem ser registrados os SESMT. Conforme a NR-4, a organização deve registrar os SESMT de que trata a NR-4 por meio de


A

sistema digital disponível no portal prev.br.


B

sistema digital disponível no portal mte.br.


C

sistema eletrônico disponível no portal jus.br.


D

sistema eletrônico disponível no portal mte.br.


E

sistema eletrônico disponível no portal gov.br.

Conforme a NR 04, assinale a alternativa correta.


A

Para dimensionamento do SESMT, uma organização de grau de risco um, com 550 trabalhadores, atividades de organizações sindicais, precisará de um técnico em segurança do trabalho (tempo integral).


B

O SESMT deve ser coordenado por um dos profissionais não integrantes deste serviço.


C

Aos profissionais do SESMT, é possível o exercício de atividades que não façam parte das atribuições previstas.


D

O engenheiro de segurança do trabalho, o médico do trabalho, o técnico em segurança do trabalho e o enfermeiro do trabalho devem dedicar, no mínimo, vinte horas (tempo parcial) ou quarenta horas (tempo integral) por semana para as atividades do SESMT.


E

Para dimensionamento do SESMT, uma organização de grau de risco dois, com 52 trabalhadores, classificada como estabelecimento de Educação Superior - Graduação, precisará de um técnico em segurança do trabalho (tempo integral) e de um enfermeiro em (tempo parcial).

Os profissionais que integram o SESMT devem possuir formação e registro em conformidade com o disposto na regulamentação da profissão e nos instrumentos normativos emitidos pelo respectivo conselho profissional. Com relação à NR-04-SESMT, analise as afirmativas seguintes:


I) A organização deve registrar os SESMT de que trata esta NR por meio de sistema eletrônico, onde o número de CPF e o horário de trabalho do profissional são informações necessárias para efetuar o registro do SESMT.

II) No dimensionamento do SESMT, regional ou estadual, para estabelecimentos de graus de risco 1 e 2 de Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), deve ser considerada a média do número de trabalhadores desses estabelecimentos, com base no ano civil anterior.

III) Uma organização de grau de risco 2, com 508 trabalhadores, comércio atacadista de soja, precisa de um técnico (tempo integral) e de um enfermeiro do trabalho (tempo parcial).

IV) A atividade econômica preponderante é aquela que é constante no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).


Assinale a alternativa correta.


A

Apenas a afirmativa I está correta.


B

Apenas a afirmativa II está correta.


C

Apenas a afirmativa III está correta.


D

Apenas as afirmativas I e III estão corretas.


E

Todas as alternativas estão corretas.

Conforme estabelece a NR-04, referente ao dimensionamento dos profissionais de enfermagem, assinale a alternativa correta.


A

Para empresas com grau de risco 1, independentemente do número de trabalhadores, não há qualquer exigência da contratação de enfermeiros do trabalho ou auxiliares/técnicos de enfermagem.


B

Quando a atividade é executada em empresas de grau de risco 3, há obrigatoriedade da contratação de um enfermeiro do trabalho, com carga horária parcial, se o número de trabalhadores for entre 100 e 500.


C

Quando a atividade é executada em hospitais, há obrigatoriedade da contratação de um enfermeiro do trabalho em tempo integral se a instituição possuir mais de 500 trabalhadores.


D

Para empresas com grau de risco 2, independentemente do número de trabalhadores, não há qualquer exigência de enfermeiros do trabalho ou auxiliares/técnicos de enfermagem.


E

Quando a atividade é executada em empresas de grau de risco 5, há obrigatoriedade da contratação de um enfermeiro do trabalho, com carga horária parcial, se o número de trabalhadores for entre 100 e 500.

O Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho deve ser composto pelos seguintes profissionais, EXCETO:


A

Técnico ambiental.


B

Engenheiro de segurança do trabalho.


C

Técnico de segurança do trabalho.


D

Enfermeiro do trabalho.


E

Médico do trabalho.

Sobre os profissionais do SESMT, conforme a NR-4, assinale a alternativa correta.


A

A organização deve informar e manter atualizado o número da carteira de habilitação dos profissionais integrantes do SESMT. Essa informação é essencial para garantir a existência de profissionais habilitados no SESMT.


B

Relativamente ao profissional técnico de segurança do trabalho, para cumprimento das atividades dos SESMT em tempo integral, a organização pode contratar mais de um profissional, desde que cada um dedique, no mínimo, a metade da carga horária semanal.


C

Aos profissionais do SESMT é vedado o exercício de atividades que não façam parte das atribuições previstas no item 4.3.1 da NR-4 e em outras NRs fora do horário de atuação nesse serviço.


D

A organização deve informar e manter atualizado o total de palestras e treinamentos ministrados por cada profissional integrante do SESMT. Esse número deve ser acompanhado e gerenciado mensalmente.


E

Esses profissionais devem possuir formação e registro profissional em conformidade com o disposto na regulamentação da profissão e nos instrumentos normativos emitidos pelo respectivo conselho profissional, quando existente.

A NR 04 – Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) – deve ser aplicada às organizações e aos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário e do Ministério Público, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Todos esses órgãos devem constituir e manter os SESMT no local de trabalho, inclusive as Prefeituras Municipais. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta uma diretriz dessa norma.


A

Para ser integrante do SESMT, o profissional deve ser eleito em um processo eleitoral transparente no qual todos trabalhadores tenham oportunidade de participação.


B

Não é necessário responsabilidade técnica pela orientação quanto ao cumprimento do disposto nas NRs aplicáveis às atividades executadas pela organização.


C

Compete aos SESMT promover a realização de atividades de orientação, informação e conscientização dos trabalhadores para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.


D

Não é competência dos SESMT acompanhar e participar das ações do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMS).


E

A organização não precisa registrar os SESMT por meio de sistema eletrônico do governo.

O SESMT (serviço especializado em engenharia de segurança e em medicina do trabalho)


A

atua apenas reativamente após acidentes, dispensada sua participação em planejamento, auditorias ou inspeções.


B

é dimensionado apenas pelo número de empregados, e atua principalmente na entrega de EPI e em palestras.


C

pode substituir a comissão interna de prevenção de acidentes quando houver acordo coletivo, centralizando decisões de segurança e saúde do trabalho.


D

é composto somente por técnico de segurança, dispensada a participação de engenheiro, médico ou equipe de enfermagem.


E

é dimensionado por grau de risco e efetivo, e apoia o gerenciamento de riscos operacionais/ programa de gerenciamento de riscos, investigando acidentes e recomendando controles.

Segundo a Norma Regulamentadora nº 4 (NR-4), compete aos SESMT:


A

elaborar ou participar da elaboração do inventário de riscos;


B

elaborar e implementar o plano de ação do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR);


C

implementar, em conjunto com a gerência das organizações, as medidas de prevenção de acordo com a classificação de risco do PGR;


D

seguir as recomendações da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA), quando existentes;


E

interromper imediatamente as atividades e adotar as medidas corretivas e/ou de controle quando constatar condições ou situações de trabalho que estejam associadas a grave e iminente risco para a segurança ou a saúde dos trabalhadores.

Sobre a NR-04 – Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), da Portaria MTP nº 2.318/2022, analise a sentença abaixo:


O SESMT deve ser constituído nas modalidades individual, regionalizado, estadual ou coletivo (1ª parte). Compete aos SESMT implementar medidas de prevenção de acordo com a classificação de risco do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e na ordem de prioridade estabelecida na NR-01 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (2ª parte). A organização deve registrar os SESMT de que trata esta NR por meio de sistema eletrônico disponível no portal Gov.br (3ª parte).


Quais partes estão corretas?


A

Apenas a 1ª parte.


B

Apenas a 2ª parte.


C

Apenas a 3ª parte.


D

Apenas a 2ª e 3ª partes.


E

Todas as partes.

Uma empresa do setor de petróleo, conta atualmente com 150 colaboradores e com base na Norma Regulamentadora nº 04 – NR–04, intitulada Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT que tem sua atividade classificada com grau de risco 4.


Considerando o contexto apresentado e o disposto na NR-04, analise as assertivas quanto à composição mínima obrigatória do SESMT dessa empresa.


I- 1 Engenheiro de Segurança do Trabalho (tempo parcial).

II- 1 Médico do Trabalho (tempo parcial).

III- 2 Técnicos de Segurança do Trabalho (tempo integral).

IV- 1 Enfermeiro do Trabalho (tempo integral).

V- 1 Auxiliar ou Técnico de Enfermagem do Trabalho (tempo integral).


É CORRETO o que se afirma apenas em:


A

I, II e III.


B

I e IV.


C

III.


D

I, II, III e IV.


E

II, III e V.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado