Questões de Concurso sobre Código de Ética do Assistente Social

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3.320 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O código de ética do/a assistente social de 1993 refere-se ao reconhecimento da liberdade como valor ético central. Assinale a alternativa que corresponde à compreensão da categoria liberdade.


A

Os princípios metafísicos da singularidade e da livre manifestação das capacidades e potencialidades.


B

O caráter genérico do gênero humano, inexistente na sociedade capitalista.


C

A construção do indivíduo e de suas opções de escolha nas relações sociais.


D

A individualidade e responsabilidade do sujeito no espaço público e privado.


E

As necessidades postas pela reprodução social no processo de constituição do sujeito social.

São deveres dos/as Assistentes Sociais com os/as Usuários/as, de acordo com o Código de Ética da Profissão/1993:

1) contribuir para a viabilização da participação efetiva da população usuária nas decisões institucionais.

2) democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos/as usuários/as.

3) proteger os/as usuários/as do conteúdo das informações colhidas nos estudos e pesquisas realizados com eles/as, para resguardar informações que possam fragilizar as situações que os/as trazem aos serviços.

4) contribuir para a criação de mecanismos que venham desburocratizar a relação com os/as usuários/as, no sentido de agilizar e melhorar os serviços prestados.

Estão corretas, apenas:


A

1 e 2.


B

1 e 4.


C

1, 2 e 4.


D

2 e 3.


E

3 e 4.

O ato de “prevalecer-se de cargo de chefia para atos discriminatórios e de abuso de autoridade” constitui, segundo o Código de Ética profissional do assistente social, como um(a)


A

dever do assistente social nas suas relações com os usuários.


B

restrição afeita às relações com entidades da categoria e organizações da sociedade civil.


C

previsão para as relações dos assistentes sociais com a justiça.


D

proibição vinculada às relações dos assistentes sociais com outros profissionais.


E

ato que veda a referida ação praticada por assistente social, em suas relações com as instituições empregadoras

O Código de Ética Profissional do Assistente Social em vigor estabelece alguns deveres do assistente social na relação com outros profissionais. Dentre estes deveres, destaca-se o(a):



A

participação nos movimentos sociais e organizações populares vinculados à luta pela consolidação e ampliação da democracia.



B

inviolabilidade do local de trabalho e respectivos arquivos e documentação, garantindo o sigilo profissional.



C

participação de programas de apoio à população que apresenta riscos de vulnerabilidade social.



D

repasse ao seu substituto das informações necessárias à continuidade do trabalho.



E

emprego com transparência das verbas sob sua responsabilidade, de acordo com os interesses e necessidades da população.


A Política Nacional de Estágio, elaborada pela Associação de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, coloca que a materialização do estágio curricular supervisionado deve ocorrer em consonância com os princípios explícitos no(a):


A

Código de Ética Profissional do Assistente Social em vigor.


B

Lei Orgânica da Assistência Social.


C

Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social.


D

Política Nacional de Assistência Social.


E

Constituição da República Federativa do Brasil.

Em relação à postura ética do Assistente Social, assinale a opção correta:


A

O profissional tem como princípio fundamental para o seu exercício profissional a defesa transigente dos direitos humanos e a recusa do arbítrio e do autoritarismo.


B

Deve posicionar-se em favor da equidade e caridade, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática;


C

É dever do assistente social abster-se, no exercício da Profissão, de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrência aos órgãos competentes.


D

Participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e defesa de seus interesses e necessidades constitui direito do assistente social.

A Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social - Lei n° 8.662/1993 - estabelece algumas competências do Conselho Federal de Serviço Social (CEFESS). Dentre estas competências, destaca-se o(a):

A
zelo pela observância do Código de Ética Profissional, funcionando como tribunal regional de ética profissional.

B
elaboração do regimento interno, submetendo-o às instâncias coletivas da categoria profissional.

C
organização e manutenção do registro profissional dos assistentes sociais em todo território brasileiro.

D
observação da legislação trabalhista e a sua aplicabilidade no exercício profissional.

E
assessoramento aos Conselhos Regionais de Serviço Social, sempre que se fizer necessário.

Netto (2013) analisa a “Liberdade” como valor ético central do Código de Ética do/a Profissional que rege o exercício do Serviço Social no Brasil, aprovado em 1993 e vigente até os dias atuais. Nessa perspectiva, identifique o item correto, segundo o pensamento do autor:


A

O caráter histórico próprio à categoria de liberdade impede que se tenha dela uma concepção única, legítima e verdadeira para todos os tempos e todas sociedades, garantindo assim um relativismo histórico, ancorado nas correntes do pensamento pós-moderno. Compreende-se a história como cenário e contexto, no qual os indivíduos se inserem.


B

A liberdade que é, para o Código, “valor ético central”, exige o “respeito a diversidade” a “discussão das diferenças”; é liberdade que, para realizar-se, requer a “garantia do pluralismo”. Desse modo, é possível dialogar com os socialdemocratas, socialistas, comunistas, religiosos, ateus, fascistas, reacionários, dentre outros, na busca de garantir consenso democrático.


C

A liberdade não é definida no Código. A ausência de tal definição indica, carência, falha e lacuna. Seu caráter aberto, trouxe uma limitação que exige do assistente social, associá-la aos outros princípios. O caráter central da liberdade, significa que ela só pode existir associado aos outros princípios como autonomia, emancipação e a defesa intransigente dos direitos humanos.


D

A liberdade funda todos os outros “princípios fundamentais”. A concepção de liberdade que o Código incorpora remete expressamente a indivíduos sociais e, com isto, alteram-se estruturalmente (as) condições concretas do exercício da liberdade: os outros não são limites para a liberdade de cada um, mas a própria possibilidade dela. O Código assume o princípio da Individuação e não do Individualismo.

No tocante a atuação do assistente social em equipes multidisciplinares na área da saúde destacam-se as considerações de Barroco e Terra (2012). Eleja a alternativa correta, acerca da análise das autoras referente ao trabalho em equipe multidisciplinar à luz Código de Ética da/o Assistente Social.


A

Em trabalho multidisciplinar só poderão ser prestadas informações dentro dos limites do estritamente necessário a ser socializado ficando a critério do profissional verificar quais informações são indispensáveis para a realização do trabalho conjunto.


B

Constitui dever do assistente social incentivar, sempre que possível, a prática profissional interdisciplinar, podendo intervir na prestação de serviços que estejam sendo efetuados por outros profissionais, independente da metodologia adotada pela equipe.


C

No trabalho em conjunto com a equipe, deve-se evitar revelar fatos desnecessários, que possam trazer prejuízo, lesão de direito ou constrangimento aos profissionais, comprometendo a relação interdisciplinar, portanto, é imperativo limitar-se ao estritamente necessário.


D

Para a realização do trabalho em conjunto com os demais profissionais, deve-se manter sigilo de todas as informações fornecidas pelo usuário decorrente dessa relação profissional, em quaisquer circunstâncias, preservando uma relação de confiança entre profissional e usuário.

É um princípio fundamental do código de ética profissional do Serviço Social a ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial:


A

do Estado, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras.


B

do mercado, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras.


C

de toda a sociedade civil, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras.


D

de toda a sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras.


E

da igreja, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras.

   
Gerar simulado