Questões de Concurso sobre Instrumentos e Técnicas de Intervenção

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.039 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Sobre Visita Domiciliar e o Serviço Social é INCORRETO afirmar:


A

A Visita Domiciliar é quando o/a profissional realiza visita à residência dos sujeitos envolvidos no estudo social ou outra análise que está realizando.


B

A Visita se constitui em um instrumento utilizado por profissionais de quaisquer áreas de atuação, mas com objetivos iguais para a mesma situação.


C

A Visita Domiciliar também é entendida como mais uma possibilidade de entrevista, de conhecimento do território onde os sujeitos vivem, das possibilidades ou impossibilidades de acesso a bens e serviços que efetivem direitos sociais, de outros espaços relacionais.


D

Deve-se ter um cuidado na realização da visita domiciliar, para que ela não se constituía em um processo investigatório por parte do/a assistente social, pois a visita domiciliar à “trata-se de um procedimento com o objetivo de complementar o estudo, e não de fiscalizar ou invadir a privacidade da vida cotidiana dos sujeitos.


E

O profissional deve compreender que sua atuação deve pautar-se por pressupostos éticos e pela capacidade de discernir que as informações obtidas em uma Entrevista, realizada durante a Visita Domiciliar, podem contribuir tanto para a proteção de sujeitos, quanto apenas para a responsabilização destes. O que determina uma ou outra situação é a postura adotada pelo/a assistente social no desenvolvimento do seu trabalho.

De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, são objetivos gerais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV:


I- Complementar o trabalho social com família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária.

II- Prevenir a institucionalização e a segregação de crianças, adolescentes, jovens e idosos, em especial, das pessoas com deficiência, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária;

III- Promover acessos a benefícios e serviços socioassistenciais, fortalecendo a rede de proteção social de assistência social nos territórios.

IV- Promover acessos a serviços setoriais, em especial das políticas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer existentes no território, contribuindo para o usufruto dos usuários aos demais direitos.

V- Oportunizar o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos usuários.

VI- Possibilitar acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades.

VII- Favorecer o desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários.


A

Somente I e IV estão corretas.


B

Todas estão corretas.


C

Somente II e II estão corretas.


D

Todas estão incorretas.

Sobre a instrumentalidade do serviço social, assinale a alternativa CORRETA.


A

A integração de elementos teóricos, políticos e éticos no fazer profissional, mediados pela instrumentalidade do serviço social, proporcionam o rompimento de práticas meramente instrumentais e sem criticidade.


B

A instrumentalidade do serviço social, corresponde somente às técnicas e instrumentos utilizados pelos assistentes sociais em seu cotidiano profissional para dar respostas às demandas advindas de seu campo de trabalho.


C

No serviço social, a instrumentalidade está vinculada à política social no qual o profissional está inserido, pois são as diretrizes de cada política social que determinam a instrumentalidade da atuação do assistente social.


D

O assistente social é reconhecido socialmente pela instrumentalidade da profissão, entre as principais estão: visita domiciliar, entrevista e reuniões.


E

Um dos desafios enfrentados pelo assistente social no cotidiano profissional é a dissociação entre teoria e prática, já que na prática não é possível responder as demandas sociais a luz de elementos teóricos.

A entrevista, assim como outros instrumentos face a face, exigem um rito para o seu desenvolvimento, ao qual denominamos de etapas.


Assinale a alternativa que apresente corretamente as etapas existentes para a realização de uma entrevista e que devem ser compreendidas e observadas pelos assistentes sociais.


A

teórico-metodológico, ético-político e técnico-operativo


B

acolhimento, questionamento/reflexão e silêncio sensível


C

planejamento, execução e registro


D

singularidade, universalidade e particularidade

A intervenção profissional está sempre em interação com valores e princípios que direcionam as escolhas teóricas, metodológicas, éticas, políticas e técnicas dos(as) assistentes sociais, condição que revela a importância da ética profissional para o cotidiano de trabalho desses (as) profissionais. Acerca da ética profissional, é CORRETO afirmar que:


A

Heterogeneidade, espontaneidade, ultrageneralismo e pragmatismo são considerados as características basilares da ética profissional.


B

A ética profissional é estática por manter seus valores sólidos diante das diferentes conjunturas, garantido rigor na atuação frente à condição contraditória e conflituosa do cotidiano no qual se exerce a profissão.


C

A ética profissional é inteiramente regida pelo código de ética do Serviço Social, não sendo marcada por determinações que o extrapolem.


D

Hegemonicamente, o Serviço Social brasileiro considera a ética profissional como a atividade fundante da libertação do homem em função da sua importância para a reflexão crítica.


E

O conhecimento é uma das determinações da ética profissional e está condicionado pela base filosófica que a profissão incorpora.

Acerca das reflexões de Guerra sobre a instrumentalidade como elemento da intervenção profissional, analise as assertivas abaixo:


I. Reconhecer a instrumentalidade como mediação significa tomar o Serviço Social como totalidade constituída de múltiplas dimensões: técnico-instrumental, teórico-intelectual, ético-política e formativa.

II. Na elaboração de respostas mais qualificadas e na construção de novas legitimidades, a razão instrumental é suficiente para dar conta destas respostas.

III. Se as demandas com as quais trabalhamos são totalidades saturadas de determinações (econômicas, políticas, culturais, ideológicas), então elas exigem mais do que ações imediatas, instrumentais, manipulatórias.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas III.


D

Apenas I e II.


E

Apenas I e III.

Tendo por “premissa comum a concepção de que o exercício profissional se constitui em uma totalidade formada pelas três dimensões, a saber: teórico-metodológica, ético-política e técnico- operativa, que mantêm uma relação de unidade, apesar de suas particularidades” (SANTOS, BACKX, GUERRA, 2017), as seguintes afirmativas em relação à entrevista estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.


A

É um dos principais instrumentos de intervenção do Serviço Social.


B

É uma oportunidade para o profissional estreitar laços com os trabalhadores.


C

É mobilizadora das dimensões teórico-metodológica e ético - política.


D

É usada para conhecer e registrar diferentes aspectos da vida do trabalhador.


E

É importante para que a empresa monitore todas as informações sobre a vida do trabalhador.

Magalhães (2011) faz indicações a respeito do trabalho em grupo. Com base no pensamento dessa autora, analise as afirmativas abaixo.


I. O grupo é um importante dispositivo de trabalho em instituições, requer habilidade e treino profissional.

II. Os grupos podem ser livres, dirigidos ou semi-dirigidos.

III. O uso do grupo permite o atendimento de um maior de pessoas.

IV. No trabalho em grupo não podem ser instituídos coordenadores.


Estão corretas as afirmativas:


A

I e III apenas


B

I e II apenas


C

III e IV apenas


D

II e IV apenas

A entrevista é um dos instrumentais utilizados pelo Assistente Social em seu cotidiano. Isso posto, analise as afirmativas abaixo em que temos uma série de indicações sobre a entrevista recorrendo ao pensamento de Lewgoy; Silveira (2007).

I. Um bom entrevistador ouve pouco e fala muito. Isso diz respeito à habilidade de escuta, questionamento e observação do que não é dito, mas que se configura no sujeito para quem se dirige o trabalho do assistente social.

II. A avaliação da(s) entrevista(s) é o momento de retomar os objetivos e as expectativas do usuário, porém, é uma etapa opcional ao assistente social.

III. A entrevista, como outros instrumentos, exige um rito para o seu desenvolvimento que chamaremos de etapas, sendo o planejamento, a primeira.

IV. Durante a entrevista, o assistente social tem de assegurar a apreensão do conteúdo comunicado, tanto pela linguagem verbal como pela não-verbal, e assim compreender a realidade que se apresenta através dos sentimentos, dos desejos e das necessidades sociais.

Estão corretas as afirmativas:


A

I e II apenas


B

II e III apenas


C

III e IV apenas


D

I e IV apenas

Magalhães (2003) destaca a relevância e a importância da atuação por meio do trabalho com grupos. Conforme a autora:


A

Os grupos devem ser organizados com uma média de 20 à 22 participantes


B

Nas abordagens grupais não devemos constituir coordenadores ou representantes uma vez que é necessária a fala de todos os participantes


C

O grupo é um importante instrumento de apoio no trabalho desenvolvido em instituições. Requer habilidade e treino do profissional


D

Quando a intervenção acontece em grupo o profissional não pode se ater à conversas paralelas que são comuns nesse tipo de abordagem

Por atuar diretamente na realidade social, o processo de qualificação profissional deve ser contínuo para o pleno exercício da prática. A apreensão da realidade social possibilita que as demandas apresentadas possam ser subsidiadas com propostas mais amplas de intervenção. O que define quais instrumentos e técnicas serão utilizados na intervenção são os objetivos profissionais, ou seja, o ato de agir que requer planejamento para a execução da ação profissional. É no momento da execução que a metodologia a ser aplicada é construída, onde o profissional deve se questionar do “porquê”, “para quê” e ”como” determinado instrumento deve ser utilizado.


São Instrumentos diretos, entre outros, EXCETO:


A

Estudo social.


B

Entrevista.


C

Visita domiciliar.


D

Visita institucional.


E

Acompanhamento Social.

Lavoratti (2016) adverte que a entrevista também é um espaço onde se manifestam as contradições presentes na relação profissional-usuário e na relação indivíduosociedade. Acerca das contradições na relação profissional-usuário a única alternativa INCORRETA é:


A

Poder e autoritarismo.


B

Preconceitos e submissão.


C

Respeito e autonomia.


D

Participação e emancipação.


E

Solidariedade e Empatia.

A entrevista, um dos instrumentos mais utilizados nos processos de investigação social, caracteriza-se pela sua forma de organização. Quando essa se destina a esclarecer apenas um determinado problema, é classificada como entrevista:


A

semiestruturada


B

estruturada


C

focalizada


D

profunda

Conforme Sarmento (2017), a técnica é um conhecimento empírico, elaborado, desenvolvido pela capacidade humana como prolongamento de sua racionalidade para realizar as coisas. Para a autora, a técnica vai além dos modelos e formas predefinidas de agir e se comportar diante das situações e está relacionada a um complexo de relações sociopolíticas e econômicas de sua conformação temporal e histórica. É nesse complexo que o conjunto de relações que os instrumentos se constituem e se apresentam como potencializadores das intencionalidades teóricopolíticas do profissional para efetivação da ação, e as técnicas se constituem nas maneiras através das quais ele conduz suas ações ou objetiva suas intencionalidades.


Referente aos instrumentais, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas verdadeiras e F nas falsas.

( ) Observação: pode ser entendido como um instrumento importante no levantamento de dados qualitativos e que possibilita a participação conjunta dos usuários e do assistente social.

( ) Visita domiciliar: importante instrumento utilizado pelos assistentes sociais porque favorece uma melhor compreensão sobre as condições de vida dos usuários. Não se faz necessária comunicação e agendamento da visita de forma prévia para que se possa fazer um retrato da realidade com fidelidade.

( ) Entrevista: se constitui em um instrumento utilizado intencionalmente e que, sendo estabelecida entre indivíduos diferenciados em seus papéis, vai expressar e manifestar contradição nessa relação. A entrevista é o estabelecimento de um diálogo que vai se realizando, à medida que vamos desvelando o real, o concreto e ampliando a consciência crítica ou reduzindo a alienação dos entrevistados e do próprio assistente social.

( ) Abordagem: é um contato intencional de aproximação através do qual é criado um espaço para formação moral, principalmente em unidades hospitalares, quando há o repasse das regras e rotinas da unidade de saúde.


Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.


A

V,V,V,V.


B

V,F,V,F.


C

V,V,F,V.


D

F,F,V,F.


E

F,V,F,V.

Qual das seguintes atividades é considerada uma estratégia de atendimento em grupo para o desenvolvimento físico e emocional?


A

Atividade em grupo voltada para terapia individual.


B

Consulta médica individual com resultado coletivo.


C

Atividade em grupo que prioriza estudo individualizado.


D

Aconselhamento individualizado diante do grupo.


E

Atividades em grupo que envolvam arte, música, movimento, artes visuais, teatro e esporte.

Entre as atribuições previstas para o cargo de orientador social no município de Junco de Seridó, está o apoio à organização de eventos artísticos, lúdicos e culturais nas unidades da Secretaria Municipal de Assistência Social e/ou na comunidade. Assim, o orientador social Setembrino foi designado para integrar a comissão que está organizando a semana de arte e cultura de Junco, cuja programação inclui atividades como rodas de conversas, palestras e apresentações culturais. Para uma melhor gestão do evento, a equipe de organização deverá considerar três macroetapas:


A

o planejamento (pré-evento); a execução (evento em si); e a avaliação (o pós-evento).


B

a divulgação (comunicação); o credenciamento (identificação); e a certificação (documentação).


C

o mapeamento (diagnóstico); a recepção (acolhimento); e a pesquisa de satisfação (feedback).


D

o levantamento prévio (sondagem); a implementação (desenvolvimento); e a regularização (sistematização).

Acerca das estratégias de intervenção do Serviço Social no âmbito da saúde mental, assinale a alternativa incorreta.


A

A importância do Serviço Social na Saúde Mental cresceu, ainda mais, com a inclusão dos usuários e familiares nas políticas, ações de cidadania e ações de direitos do sujeito e na questão social que vivencia o usuário e sua família.


B

O Serviço Social trabalha nas múltiplas expressões da questão social nas esferas privadas e nas públicas, com as gestões de políticas sociais, planejamentos, formulação e avaliação de programas e projetos.


C

A intervenção profissional no campo da saúde mental, na interface com o capital, está interconectada com o envolvimento do usuário nos seus direitos como cidadão.


D

Envolver-se nas articulações das redes em saúde mental, promovendo o fortalecimento da cidadania e inserção social do usuário da saúde mental, não é atribuição privativa do assistente social.

Dentre as atribuições do técnico de referência, não está:


A

garantir que as informações sobre a oferta do SCFV não estejam sempre atualizadas no SISC e utilizá-las como subsídios para a organização e planejamento do serviço.


B

conhecer as situações de vulnerabilidade social e de risco das famílias beneficiárias de transferência de renda (BPC, PBF e outras) e as potencialidades do território de abrangência do CRAS;


C

acompanhar o desenvolvimento dos grupos existentes nas unidades ofertantes do serviço, acessando relatórios, participando em reuniões de planejamento, avaliação, etc.;


D

participar da definição dos critérios de inserção dos usuários no serviço;

Sobre o instrumento técnico visitas domiciliares, é correto afirmar:


A

Podem ser entendidas como as conversas, de natureza técnica, estabelecidas entre profissionais e usuários dos serviços, ou com outros agentes institucionais.


B

É o instrumento privilegiado no contexto das abordagens grupais, especialmente no âmbito das ações de atendimento direto às famílias, pois permite o encontro de sujeitos que muito podem se beneficiar da convivência e da troca de informações e experiências.


C

Geralmente vinculadas às ações de caráter político-organizativo, referem-se à reunião de um grupo maior de pessoas, que possuindo um interesse em comum, se reúne para analisar, discutir e decidir sobre determinados assuntos.


D

São as aproximações realizadas com as famílias em suas próprias residências visando conhecer melhor suas condições de vida e os aspectos do cotidiano das relações desses sujeitos.

A pesquisa sobre um problema determinado depende das fontes de informação sobre o mesmo. A utilização adequada de tais fontes auxilia o pesquisador na delimitação clara do próprio projeto, esclarece aspectos obscuros da pesquisa e o orienta na busca da fundamentação e dos meios de resolver o problema. As informações podem provir de:


I- Observações.

II- Reflexões pessoais.

III- Pessoas que adquiriram experiências pelo estudo ou pela participação em eventos.


Assinale a alternativa CORRETA:


A

Apenas o item I é verdadeiro.


B

Apenas os itens I e II são verdadeiros.


C

Apenas os itens I e III são verdadeiros.


D

Os itens I, II e III são verdadeiros.


E

Apenas o item II é verdadeiro.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado