Questões de Concurso sobre Saúde

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.685 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O registro de serviços, ações e atividades do assistente social remonta às origens da profissão. Ao analisar o Serviço Social na Saúde, Matos (2013) conclui que o assistente social é, em geral, o profissional


A

mobilizador de equipe multiprofissional a favor dos usuários.


B

que consegue dar conta das diversas demandas trazidas pelos usuários.


C

cujo cotidiano transforma sua prática em um exercício burocrático e crítico.


D

que garante os direitos dos usuários e seus familiares.


E

responsável pela articulação de vida dos usuários para além dos muros do serviço de saúde.

Complete a afirmativa com as alternativas CORRETAS. Segundo Soares, Correia e Santos (2021, p. 123 e 124), “É nesse cenário de grande complexidade que o Serviço Social é convocado a atuar no enfrentamento da covid-19 na política de saúde. A princípio, podem ser elencadas duas grandes ordens de inflexão no trabalho de assistentes sociais na política de saúde nesse contexto: a primeira delas está relacionada diretamente à sua_____________________; a segunda diz respeito ao seu lugar na política de saúde e às___________________________________”.


A

Capacidade criativa/atividades de planejamento no cotidiano institucional.


B

Natureza interventiva/demais profissões que compõem as equipes multiprofissionais.


C

Autonomia relativa/parcerias público-privadas.


D

Capacidade de escuta/privatizações no campo da saúde.


E

Condição de trabalhador/demandas e atribuições requisitadas aos profissionais.

Marque a alternativa CORRETA. Brandão e Cabral (2021), no artigo “Juventude, gênero e justiça reprodutiva: iniqüidades em saúde no planejamento reprodutivo no Sistema Único de Saúde”, buscam analisar o planejamento reprodutivo no Brasil a partir da perspectiva da justiça reprodutiva. Essa abordagem implica em compreender o planejamento reprodutivo como:


A

Obrigação do Estado em compartilhamento com a iniciativa da indústria farmacêutica, os quais devem construir estratégias para os atendimentos das mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social.


B

Um processo que está associado à expansão da biomedicalização em sociedades excludentes e altamente desiguais, ocorrendo de forma socialmente estratificada, generificada e racializada.


C

Vinculado aos valores individualistas e liberais modernos.


D

Dever dos Estados e Municípios, a partir da Constituição de 1988.


E

Fundamental para a redução dos índices de gravidez indesejada e adolescente e da mortalidade materna nos países capitalistas.

Marque a alternativa INCORRETA. A categoria sociológica “coerção contraceptiva” apresentada no artigo “Juventude, gênero e justiça reprodutiva: iniqüidades em saúde no planejamento reprodutivo no Sistema Único de Saúde” (BRANDÃO, CABRAL, 2021) implica em, EXCETO:


A

Distanciamento da visão simplista que equipara a coerção contraceptiva a um ato violento de alguém contra outra pessoa.


B

Chamar a atenção para uma dimensão oculta que integra processos estruturais relativos aos sistemas de saúde e agentes do Estado, os quais são mediados por intervenções individuais, aparentemente neutras e técnicas.


C

Ampliação prioritária de acesso no Sistema Único de Saúde aos métodos contraceptivos para as mulheres historicamente excluídas dos direitos reprodutivos, considerando a perspectiva da equidade.


D

Reconhecer um espectro ampliado de práticas que obstaculizam a autonomia reprodutiva feminina, como, por exemplo, oferta restrita de métodos contraceptivos que desconsidere as necessidades das mulheres em diferentes contextos relacionais, socioculturais e geracionais.


E

Dupla direcionalidade, desde a força para aceitação de determinado método contraceptivo que a mulher não quer, até ser impedida ou ter dificuldades para acessar métodos que elas desejam.

Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) e marque a alternativa CORRETA. Bezerra e Medeiros (2021), tratando do Serviço Social na pandemia, indicam que:


( ) Com a disseminação do trabalho remoto no atendimento à população, é preciso atender às necessidades da totalidade do ser social no cuidado na intervenção com o aprimoramento das competências que norteiam a profissão.

( ) Há uma regulamentação que permite o atendimento à população de forma online ou por videoconferência, pois esta prática pode melhorar a qualidade dos serviços, a depender da situação a ser respondida ou investigada pelo profissional.

( ) A atuação é fundamental neste processo em que o profissional tem como dever participar de programas de socorro à população no atendimento e defesa de seus interesses e necessidades, como determina o Código de Ética de 1993 dos assistentes sociais.


A

F, F, V


B

V, F, V


C

F, V, F


D

V, V, F


E

V, F, F

É de responsabilidade da Direção do SUS no âmbito municipal:


A

Fazer a gestão dos laboratórios públicos de saúde e hemocentro.


B

Definir as normas e mecanismos de controle de agravo, sobre o meio ambiente, que tenham repercussão na saúde humana.


C

Monitorar estabelecimentos hospitalares de referência e gerir sistemas públicos de alta complexidade.


D

Desenvolver ações de controle e avaliação das condições e dos ambientes de trabalho.


E

Controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde.

De acordo com Bravo, Lima e Correia (2020), as Organizações Sociais de Saúde (OSs) caracterizam-se como um novo modelo de gestão no contexto das contrarreformas neoliberais do Estado brasileiro. Em relação às OSs, é correto afirmar que:


A

essas organizações são definidas como pessoas jurídicas de direito privado, com fins lucrativos, aptas a serem parceiras do Estado na gestão de serviços não exclusivos


B

a captura do fundo público da saúde favorece o setor privado na gestão das unidades públicas de saúde, o que tem se caracterizado como uma privatização não clássica


C

esse novo modelo de gestão, no que se refere à aplicação dos recursos públicos, tem sido implementado em consonância com os princípios da administração pública


D

a lei nº 5.026/2009 prevê que essas organizações, cujas atividades são dirigidas para a saúde, poderão atuar em todas as unidades de saúde do município, desde que firmado o contrato de gestão

A área da saúde amplia o espaço ao Serviço Social com o novo conceito de saúde, elaborado pela Organização Mundial de Saúde - OMS em 1948, que enfatiza os aspectos biopsicossociais, vinculados ao agravamento das condições de saúde da população, exigindo dos serviços de saúde um trabalho em equipe multidisciplinar. O assistente social é chamado para atuar em hospitais, servindo de mediador entre a instituição e a população, com a finalidade de viabilizar o acesso desta aos serviços e benefícios. Assim, há ações pertinentes a seu exercício profissional, como:


A

conversar nos momentos de folga, regulamentar os benefícios, orientação jurídica.


B

plantão, triagem, encaminhamento, concessão de benefícios e orientação previdenciária.


C

participação dos familiares em reuniões; encaminhamento, escuta qualificada, orientação pecuniária.


D

emissão de documento sobre alta hospitalar, seleção, orientação financeira para concessão de benefícios.


E

incentivar familiares e paciente a participar de junta médica, triagem, plantão.

Considerando o debate sobre promoção da saúde relacionando-a ao direcionamento das ações do assistente social, como profissional do campo da saúde, assinale a afirmativa correta.


A

Na promoção da saúde, atualmente, existe uma concepção homogênea sobre o tema, que remete ao paradigma hoje em curso.


B

A concepção, cuja finalidade da prevenção é a ausência de enfermidade, não se caracteriza pela constatação do protagonismo dos determinantes gerais nas condições de saúde da população.


C

A concepção que perpassa os diferentes níveis de complexidade específicos da atenção à saúde, prevenção, promoção e cura, entende a promoção da saúde como uma etapa anterior à prevenção ou à cura.


D

A promoção da saúde, do denominado conceito moderno de promoção à saúde, consiste em adotar medidas para aumentar a saúde e o bem-estar, não se dirigindo a uma doença ou desordem determinada, mas, incluindo, ações de educação e motivação sanitária, e estimulando determinadas condições para o desenvolvimento, como nutrição adequada, condições de moradia.

A Portaria 3.088 de dezembro de 2011 institui a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) com a criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do SUS. Assinale a alternativa que NÃO corresponde aos serviços e equipamentos dessa rede.


A

Centros de Convivência e Cultura, as Unidade de Acolhimento (UAs).


B

Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).


C

Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT).


D

Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA).

Pesquisas relacionadas aos tratamentos para pessoas com toxicodependência vêm sendo realizadas há algumas décadas. A partir delas, o National Institute of Drug Abuse (NIDA) desenvolveu alguns princípios para nortear a atuação dos profissionais que trabalham na área.


Dentre os princípios listados a seguir, assinale aquele cujo enunciado está apresentado de forma CORRETA.


A

A desintoxicação é o primeiro estágio do tratamento e por si só tem muito impacto em longo prazo.


B

Dependência é uma doença tratável que afeta tanto a função cerebral quanto o comportamento do indivíduo.


C

Os tratamentos efetivos atendem a uma necessidade específica do indivíduo: o uso de substâncias.


D

Permanecer em tratamento por um curto período de tempo é o mais adequado.


E

Um único tratamento é apropriado para todos.

Ao tempo em que aperfeiçoa a gestão do SUS, esta Norma Operacional Básica aponta para uma reordenação do modelo de atenção à saúde, na medida em que redefine:


I.Os papéis de cada esfera de governo e, em especial, no tocante à direção descentralizada.

II.Os instrumentos gerenciais para que municípios e estados superem o papel exclusivo de prestadores de serviços e assumam seus respectivos papéis de gestores do SUAS.

III.Os mecanismos e fluxos de financiamento, reduzindo progressiva e continuamente a remuneração por produção de serviços e ampliando as transferências de caráter global, fundo a fundo, com base em programações ascendentes, pactuadas e integradas.

IV.A prática do acompanhamento, controle e avaliação no SUS, superando os mecanismos tradicionais, centrados no faturamento de serviços produzidos, e valorizando os resultados advindos de programações com critérios epidemiológicos e desempenho com qualidade.

V.Os vínculos dos serviços com os seus usuários, privilegiando os núcleos familiares e comunitários, criando, assim, condições para uma efetiva participação e controle social.


Baseado nas informações acima, assinale a alternativa CORRETA:


A

III e V, são falsas.


B

II e III, são verdadeiras.


C

I e V, são falsas.


D

I e II, são falsas.

Os Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF)


I. fazem parte da atenção básica, constituindo-se como serviços com unidades físicas independentes ou especiais, e de livre acesso para atendimento individual ou coletivo;

II. devem buscar contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS, principalmente por intermédio da ampliação da clínica, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitário;

III. existem, desde a Portaria nº 3.124, de 28 de dezembro de 2012 em duas modalidades de organização (NASF1 e NASF2);

IV. foram criados com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade;

V. realizam ações compartilhadas com as equipes de Saúde da Família (eSF) e têm disponibilidade para atividades assistenciais diretas aos usuários.


Marque a opção que contém os itens CORRETOS:


A

I, II e III.


B

II, III e IV.


C

III, IV e V.


D

II, IV e V.


E

I, III e V.

Conforme constam nos “Parâmetros para atuação de assistentes sociais na política de saúde” (CFESS, 2010), considera-se que o profissional da saúde desenvolve suas ações profissionais em dimensões que são complementares e indissociáveis. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta que engloba tais dimensões.


A

Assistencial; em Equipe; Previdência Social.


B

Mobilização, Participação e Controle Social; Assistência Social.


C

Assistencial; em Equipe; Socioeducativa; Mobilização, Participação e Controle Social; Investigação, Planejamento e Gestão; Assessoria, Qualificação e Formação Profissional.


D

Planejamento e Gestão; Assessoria, Qualificação e Formação Profissional; Saúde.


E

Nenhuma das alternativas anteriores.

Conforme o documento “Residência em Saúde e Serviço Social: subsídios para reflexão” (CFESS, 2017, p. 47-48), sobre a agenda de desafios, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. É necessário que se invista numa política de formação permanente e condições de trabalho para tutoria e preceptoria.

II. Por envolver todas as categorias profissionais, é necessário investir no debate coletivo entre as entidades representativas das profissões, bem como no Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e no Conselho Nacional de Saúde acerca dos desafios e da importância da formação em saúde.

III. É necessário instituir uma política de fixação dos profissionais egressos dos programas de residência no sistema público de saúde, cumprindo efetivamente com sua proposta.

IV. Os programas de residência devem contemplar a abordagem acerca da política de saúde pública, estatal, universal e de qualidade.


A

Todas estão corretas.


B

Apenas I está correta.


C

Apenas IV está correta.


D

Apenas II e III estão corretas.


E

Apenas I, III e IV estão corretas.

Dal Prá et al. (2021) apresentam as ações profissionais desenvolvidas por um grupo de assistentes sociais na Atenção Primária em Saúde (APS) na pandemia de Covid-19 em um município da região sul do país. Com base nesse texto, assinale a alternativa correta.


A

A pandemia não afetou a organização do trabalho das/os assistentes sociais na APS, uma vez que os casos de Covid-19 foram majoritariamente atendidos nos hospitais.


B

A pandemia aprofundou as desigualdades sociais, demandando ações profissionais predominantemente socioeducativas voltadas ao acesso da população aos serviços e direitos sociais que amparam e oferecem condições de vida diante das mudanças provocadas pela crise sanitária.


C

A crise sanitária decorrente da pandemia não interferiu na organização do Núcleo Ampliado em Saúde da Família (NASF) no município de Florianópolis, uma vez que o serviço manteve-se com o mesmo fluxo e profissionais.


D

As ações socioeducativas desenvolvidas pelas/os assistentes sociais voltadas para mobilização e assessoria político-organizativas junto à população apresentaram-se desnecessárias no período da pandemia, pois o trabalho profissional concentrou-se na modalidade remota.


E

Durante a pandemia, as/os assistentes sociais na APS passaram a executar seu trabalho junto à população de forma exclusivamente remota.

Para Eleutério, Nascimento e Costa (2017), o/a assistente social, no atendimento em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) que estão situadas no nível de alta complexidade, deve observar:


I. Uma atuação junto aos/as usuários/as na perspectiva de uma assistência interdisciplinar que supõe a abertura para o conhecimento do outro, as trocas e reflexões com inúmeros pontos de vista diferenciados, a complementaridade e a construção de projetos com objetivos comuns.

II. A integralidade da assistência na qual pressupõe que os/as usuários/as, individualmente ou em sua coletividade, devem ter acesso às ações e serviços de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

III. Uma intervenção segundo uma perspectiva crítica da realidade, visando uma atuação direta sobre as demandas e necessidades sociais identificadas na totalidade das ações da equipe multiprofissional em que se insere.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas III.


C

Apenas I e II.


D

I, II e III.

Duarte (2014), ao abordar o processo de trabalho em saúde e o trabalho profissional do Serviço Social nos serviços de saúde, afirma que, enquanto trabalhadores da saúde, os assistentes sociais pendulam entre duas especializações do trabalho, são elas:


A

O projeto de conscientização sanitária e o núcleo assistencialista profissional.


B

O campo médico-psiquiátrico-medicalizante e o núcleo do serviço social clínico.


C

O projeto ético-político da Reforma Sanitária e o projeto ético-político profissional.


D

O campo de saber e prática geral da saúde e o núcleo de saber e prática profissional.


E

O projeto sanitarista e o projeto privatista.

Ano: 2022
Prova: FURB - Prefeitura - Assistente Social - 2022

A Carta de Ottawa propôs cinco campos de ação principais para a Promoção da Saúde. É CORRETO afirmar que são:


A

Elaboração e implementação de políticas públicas saudáveis - Criação de ambientes favoráveis à saúde - Reforço da ação comunitária - Desenvolvimento de habilidades pessoais - Reorientação do sistema de saúde.


B

Elaboração e implementação de políticas públicas saudáveis - Criação de ambientes favoráveis à saúde - Reforço da ação comunitária - Desenvolvimento de habilidades pessoais - Orientação do sistema de saúde.


C

Elaboração e implementação de políticas públicas saudáveis - Criação de ambientes favoráveis à saúde - Reforço da ação particular - Desenvolvimento de habilidades pessoais - Reorientação do sistema de saúde.


D

Elaboração e implementação de políticas públicas saudáveis - Criação de ambientes favoráveis à saúde - Reforço da ação comunitária - Desenvolvimento de habilidade profissionais - Reorientação do sistema de saúde.


E

Elaboração e implementação de políticas públicas saudáveis - Criação de ambientes favoráveis à assistência - Reforço da ação comunitária - Desenvolvimento de habilidades pessoais - Reorientação do sistema de saúde.

Ano: 2022
Prova: FURB - Prefeitura - Assistente Social - 2022

Essencialmente constituído de campanhas de saúde, programas especiais e vigilâncias. Tem como principais exemplos de sua atividade: vacinação, controle de epidemias e erradicação de endemias. Remete à ideia de campanha e programa, ilustra a saúde pública centrada no biomédico, fortalece a influência americana, desenvolve programas especiais, incorpora ações de vigilância sanitária e epidemiológica.


É CORRETO afirmar que o modelo técnico assistencial descrito é:


A

Modelo hegemônico.


B

Modelo sanitarista.


C

Propostas alternativas.


D

Modelo campanhas sanitárias e Programas Especiais.


E

Modelo de atenção gerenciada.

   
Gerar simulado