Questões de Concursos Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SMARH)

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Questão 1095514

Prefeitura de Goiânia - GO 2010

Cargo: Profissional de Educação II – Pedagogia / Questão 1

Banca: Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SMARH)

Nível: Superior

Da leitura do texto, pode-se concluir que Marcelo Coelho usou vários argumentos para criticar a ideia de que a

  • A.

    dúvida serve para esclarecer as diferenças entre crença e opinião.

  • B.

    crença pertence ao domínio social e a opinião, ao trabalho individual.

  • C.

    opinião baseia-se na certeza do fato e a crença aproxima- se da convicção.

  • D.

    relação entre opinião e crença é estabelecida pela mídia.

Questão 1095517

Prefeitura de Goiânia - GO 2010

Cargo: Profissional de Educação II – Pedagogia / Questão 2

Banca: Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SMARH)

Nível: Superior

As aspas são utilizadas em “crença”, “convicção” e “certeza” com o intuito de produzir o seguinte efeito:

  • A.

    mostrar que o autor utiliza ideias de outros autores.

  • B.

    advertir que os termos destacados pertencem a outro idioma.

  • C.

    indicar que os conceitos assentam-se em hipóteses provisórias

  • D.

    sugerir que o assunto é dotado de atualidade.

Questão 1095519

Prefeitura de Goiânia - GO 2010

Cargo: Profissional de Educação II – Pedagogia / Questão 3

Banca: Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SMARH)

Nível: Superior

No trecho “A pergunta básica que eu gostaria de formular, como início desta discussão, é a seguinte. Afinal de contas, é possível hoje alguém ter opinião?” está subentendida a ideia de que

  • A.

    o autor acredita ser a opinião construída coletivamente.

  • B.

    a crença tem papel relevante nas relações intersubjetivas.

  • C.

    o estabelecimento de opiniões é uma atividade corriqueira.

  • D.

    a força da crença pessoal assegura as normas sociais.

Questão 1095522

Prefeitura de Goiânia - GO 2010

Cargo: Profissional de Educação II – Pedagogia / Questão 4

Banca: Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SMARH)

Nível: Superior

O gênero conferência e o tipo de relação interlocutiva requerida possibilitam ao autor do texto a construção de uma

  • A.

    intenção de delimitar as variações assumidas pelas crenças pessoais.

  • B.

    reflexão sobre as similaridades entre opinião e crença.

  • C.

    estratégia para convencer o leitor sobre a estabilidade da opinião.

  • D.

    liberdade expressiva para tratar do assunto polêmico.

Questão 1095524

Prefeitura de Goiânia - GO 2010

Cargo: Profissional de Educação II – Pedagogia / Questão 5

Banca: Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SMARH)

Nível: Superior

A simulação do diálogo entre o autor e um possível interlocutor em “Ah, certamente, você vai dizer, as pessoas têm opiniões. Eu tenho, você tem, não existe nada de problemático nisso” é marcada pelo uso de

  • A.

    discurso indireto livre, para caracterizar a falta de indicadores dos limites entre a fala do locutor e a fala do interlocutor.

  • B.

    discurso direto e discurso indireto, para dar relevo a uma expressão típica do interlocutor e criar um efeito de verdade.

  • C.

    discurso indireto, em que o locutor usa suas próprias palavras para comunicar o que o interlocutor diz.

  • D.

    discurso direto, em que o locutor reproduz a fala do interlocutor por meio das próprias palavras deste último.

Questão 1095527

Prefeitura de Goiânia - GO 2010

Cargo: Profissional de Educação II – Pedagogia / Questão 6

Banca: Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SMARH)

Nível: Superior

No texto, destaca-se o seguinte ponto de vista:

  • A. formador de crenças exerce as mesmas funções que o formador de opinião.
  • B. formador de opinião é estabelecido historicamente e o formador de crença, momentaneamente.
  • C.

    aparecimento do formador de opinião possibilita a existência do formador de crenças.

  • D.

    silêncio do formador de crenças deixa fragilizado o formador de opinião.

Questão 1095529

Prefeitura de Goiânia - GO 2010

Cargo: Profissional de Educação II – Pedagogia / Questão 7

Banca: Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SMARH)

Nível: Superior

O uso da primeira pessoa do singular e a explicitação de julgamento de valor aproximam o texto do gênero

  • A.

    carta pessoal, pois apresenta ao leitor informações particulares da vida do autor.

  • B.

    artigo de opinião, pois o autor considera diferentes pontos de vista para defender sua posição.

  • C.

    documentário, pois o autor descreve e analisa acontecimentos e dados da realidade cotidiana.

  • D.

    manifesto, pois o autor denuncia sua perplexidade diante de questões abstratas para a população.

Questão 1095533

Prefeitura de Goiânia - GO 2010

Cargo: Profissional de Educação II – Pedagogia / Questão 8

Banca: Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SMARH)

Nível: Superior

Qual é a tese defendida pelo autor do texto?

  • A.

    Existe um sentido imanente ao texto.

  • B.

    O autor decide quais leituras são aceitáveis.

  • C.

    A leitura errada existe.

  • D.

    O leitor incompetente faz leituras erradas.

Questão 1095535

Prefeitura de Goiânia - GO 2010

Cargo: Profissional de Educação II – Pedagogia / Questão 9

Banca: Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SMARH)

Nível: Superior

O recurso utilizado pelo autor em “minha posição tinha um sabor autoritário” produz um efeito pela associação do sentido do paladar à concepção valorativa de uma opinião. Assim, a interpretação de “sabor autoritário” pode ser relacionada à seguinte afirmação:

  • A.

    a defesa da posição do autor era fruto da ignorância.

  • B.

    a posição defendida pelo autor era antiga.

  • C.

    o autor considerava suas teorias como as únicas corretas.

  • D.

    a tese do autor era absolutamente antipática.

Questão 1095537

Prefeitura de Goiânia - GO 2010

Cargo: Profissional de Educação II – Pedagogia / Questão 10

Banca: Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SMARH)

Nível: Superior

A oração “porque elas são fracas e fáceis de criticar”, no segundo parágrafo do texto, explicita uma causa que se refere às posições

  • A.

    atribuídas ao autor do texto pelos críticos de sua tese

  • B.

    defendidas pelo autor da tese em suas publicações.

  • C.

    apoiadas pelas teorias do texto e da leitura.

  • D.

    descartadas pelas teorias da intencionalidade do sentido.