

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O modelo de classes de Análise da Modelagem Orientada a Objetos representa os objetos que o sistema irá manipular, as operações que serão aplicadas a esses objetos, além das relações entre os objetos e as colaborações que ocorrem entre as classes. Uma classe é uma abstração de itens que representam as coisas importantes para os usuários, modelando elementos que fazem parte do seu cotidiano. Com isso, é possível facilitar a compreensão, resultando em validações de modelo mais ágeis. Uma classe bem estruturada tem como requisitos:
possuir um nome procedural imperativo como padrão
ser compreensível e simples, além de extensível e adaptável
enfatizar o estado de mudança de um sistema orientado por eventos
utilizar vocabulário técnico e formal objetivando evitar a prolixidade e garantir a robustez do sistema
Em análise e projeto orientado a objetos, o conceito de herança de classes torna possível utilizar uma instância de uma subclasse no lugar de uma instância da classe base, desde que
a subclasse mantenha a semântica do comportamento definido pela classe base.
a subclasse e a classe base possuam os mesmos atributos privados.
a sobrescrita (sobreposição) de métodos da classe base ocorra na subclasse.
os atributos privados da classe base sejam herdados pela subclasse.
Um Analista de Sistemas está desenvolvendo um Plano de Testes. Ele utiliza o Diagrama de Casos de Uso para identificar os cenários de teste de nível de sistema e o Diagrama de Objetos para verificar a configuração de dados antes e depois da execução de um caso de uso.
A principal vantagem de se usar o Diagrama de Objetos em conjunto com um Caso de Uso para a validação do sistema reside no fato de que o Diagrama de Objetos
valida a arquitetura física do servidor onde o Caso de Uso será executado.
permite modelar o fluxo de mensagens entre as classes, detalhando a implementação do Caso de Uso.
fornece uma representação concreta das classes, verificando se a estrutura estática é válida.
permite visualizar os valores específicos dos atributos das instâncias envolvidas, confirmando o estado do sistema em um ponto de execução do Caso de Uso.
serve como base para a criação do banco de dados, sendo irrelevante para testes.
Analise as afirmativas abaixo sobre o uso do encapsulamento em programação orientada a objetos.
I. O encapsulamento promove a independência entre partes do sistema ao ocultar a implementação interna e expor apenas uma interface externa.
II. Declarar atributos como public favorece o encapsulamento, pois facilita o acesso direto aos dados pelas outras classes.
III. A principal função dos métodos getters e setters é permitir o controle de acesso a atributos privados de uma classe.
IV. Um atributo declarado como private não pode ser acessado diretamente fora da classe, o que impede a alteração indevida de dados sensíveis, como o CPF de uma pessoa.
Estão corretas as afirmativas:
I e II apenas
II e III apenas
I, III e IV apenas
I, II, III e IV
Ao apresentar um projeto para sua equipe, um desenvolvedor percebeu que existiam dúvidas em relação a Análise e Projeto Orientado a Objetos, técnica usada por ele no projeto.
Ele explicou à equipe que essa técnica de desenvolvimento
está concentrada na identificação de objetos, desconsiderando os comportamentos e interações entre esses objetos no sistema.
organiza os dados do sistema de forma independente da modelagem das funcionalidades ou da interação entre os componentes.
identifica inicialmente as classes com base nos objetos existentes e a estrutura do sistema é definida com base no modo como os objetos interagem entre si.
depende de uma abordagem única e linear que segue um processo rígido e independente das mudanças que possam ocorrer durante o ciclo de vida do desenvolvimento.
considera cada componente do sistema como um objeto isolado, e os diversos objetos são entidades independentes que não compartilham informações ou funcionalidades entre si.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Na fase inicial da Análise Orientada a Objetos (AOO) para desenvolver um sistema de gestão de Atos Administrativos, o Analista de Sistemas está lendo o documento de requisitos. Os requisitos descrevem que um Ato é criado, enviado para Assinatura Eletrônica pelo Diretor, e posteriormente é publicado no Diário Oficial.
Os seguintes termos destacados são os candidatos mais fortes a se tornarem as Classes principais no modelo do sistema:
Criado, Enviado, Publicado.
Assinatura Eletrônica e Diário Oficial.
Ato, Diretor, Assinatura Eletrônica.
Ato, Assinatura Eletrônica, Publicado.
Diretor, Diário Oficial, Lendo.
Na análise orientada a objetos, o diagrama de sequência é utilizado para modelar o fluxo de atividades em um processo de negócio ou em um caso de uso, mostrando a sequência de ações e decisões.
Certo
Errado
Em sistemas orientados a objetos, os objetos podem ser de natureza física, por exemplo, cadeira, ou de natureza conceitual, por exemplo, inscrição em um curso.
Certo
Errado
Em relação às métricas de projeto para software orientado a objetos é correto afirmar que
conforme o número de métodos cresce para uma dada classe, seu potencial de reutilização também aumenta.
conforme a extensão da árvore de herança (DIT, do inglês depth of the inheritance tree) cresce, a previsibilidade do comportamento de uma classe aumenta.
conforme o número de filhas (NOC, do inglês number of children) de uma classe aumenta, a quantidade de teste (necessário para exercitar cada classe filha) será reduzido.
conforme o acoplamento entre objetos de uma dada classe (CBO, do inglês coupling between object classes) aumenta, a complexidade de testes por modificações dessa classe diminui.
conforme a resposta para uma classe (RFC, do inglês response for a class) aumenta, a complexidade geral de projeto da classe aumenta.
Qual recurso da Análise e Projeto Orientado a Objetos separa os aspectos externos de um objeto dos detalhes internos da implementação, possibilitando alterar a implementação de um objeto sem afetar as aplicações que o utilizam?
Polimorfismo.
Encapsulamento.
Herança.
Especialização.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A inclusão de detalhes de representação de interface entre objetos deve ser evitada em um projeto de interface, pois a representação deve ser ocultada e as operações de objeto para acessar e atualizar os dados devem ser fornecidas.
Certo
Errado
No contexto do projeto orientado a objetos, é necessário que as classes de projeto colaborem umas com as outras. No entanto, essa colaboração deve ser mantida em um nível mínimo aceitável, pois, se todas as classes de projeto colaboram com todas as outras classes de projeto, o sistema é difícil de implementar, testar e manter com o decorrer do tempo. Assim, num projeto orientado a objetos, essa característica descrita, e que é muito desejável, é denominada
alto acoplamento.
alta coesão.
baixo acoplamento.
baixa coesão.
ocultamento da informação.
Um princípio da orientação a objetos é utilizado com o objetivo de separar os aspectos externos de um objeto, que são acessíveis a outros objetos, dos detalhes internos da implementação, buscando esconder as funcionalidades do código dentro de pequenas unidades, normalmente métodos e funções.
Esse princípio é denominado
isomorfismo.
polimorfismo.
acoplamento.
encapsulamento.
Em uma organização, o engenheiro de sistemas ficou responsável por desenvolver o projeto de arquitetura de um sistema a ser implantado. Ele sabe que deve seguir uma série de questões antes de começar a elaborar o projeto.
Analise as afirmativas abaixo quanto às questões nas quais o engenheiro de sistemas se baseou para elaborar o projeto.
I. Já existe na empresa uma arquitetura genérica para servir como modelo.
II. Será utilizada uma estratégia de controle de funcionamento dos componentes.
III. Não é necessário usar nenhuma abordagem de estruturação do sistema, pois já existe na organização.
IV. Os componentes estruturais não serão decompostos.
V. O sistema será distribuído.
Estão corretas apenas as afirmativas
II e III.
I e IV.
I, II, e V.
III, IV e V.
Os modelos dinâmicos de projetos orientados a objetos descrevem a estrutura dinâmica do sistema, usando classes de objetos e seus relacionamentos, destacando-se os relacionamentos de generalização, do tipo “utiliza/é-utilizado-por” e de composição.
Certo
Errado


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
A análise e projetos orientados a objetos utiliza um paradigma de programação com base em quatro pilares principais. Sobre eles, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Abstração: entendimento e representação de um objeto real.
II. Polimorfismo: consiste na alteração do funcionamento interno de um método herdado de um objeto-pai.
III. Encapsulamento: esconde as propriedades, criando uma espécie de caixa preta.
IV. Herança: essa característica otimiza a produção da aplicação em tempo e linhas de código.
Todas as assertivas estão corretas.
Todas as assertivas estão incorretas.
Apenas a assertiva I está correta.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
A Análise Orientada a Objetos (OOA - Object-Oriented Analysis) compreende uma modelagem de requisitos para sistemas de software, como casos de uso e identificação de classes. Entre as opções abaixo, usando o acrônimo em inglês, qual pode ser considerado um artefato desse tipo de análise?
ACL - Agent Competence Language.
ODM - Object Decision-making.
NFR - Non-functional Requirements.
BDI - Belief Desire Intention.
KBA - Knowledge-based Agent.
Analise as sentenças abaixo a respeito da função de analista de sistemas, com base em Bezerra (2015), em Princípios de análise e projeto de sistemas com UML, e assinale a alternativa INCORRETA:
O analista precisa ter uma grande capacidade de comunicação escrita e falada. Ele será o facilitador da comunicação entre os clientes e a equipe técnica. Esta característica, aliada a um bom relacionamento interpessoal, pode ser mais importante para o analista do que conhecimento tecnológico.
Analistas não precisam saber do domínio de negócio no qual o sistema será implantado. Para isso, ele terá sempre o apoio do especialista do negócio, que poderá explicar cada um dos conceitos básicos da área necessários para o projeto.
É muito comum que um analista se torne gerente de projetos, já que, na fase de levantamento de requisitos de um sistema, o analista se torna quase um especialista no domínio do negócio da organização, característica que é muito valorizada, pois veem, nesse profissional, alguém que compreende os processos da empresa e possui a experiência técnica para conduzir o projeto.
Para realizar suas funções, o analista, entre outras características, deve ter sólido conhecimento dos aspectos relativos à modelagem de sistemas, pois ele “mapeia” as informações dadas pelos especialistas do domínio aos técnicos da equipe de desenvolvimento com a finalidade de gerar um produto que atenda às necessidades da organização.
Analista de negócios e analista de sistemas são dois papéis que podem coexistir dentro de um projeto de sistema, tendo cada um deles atividades distintas de análise que se complementam.
O analista de requisitos de um projeto orientado a objetos trabalha com o modelo conceitual, representado por um conjunto de diagramas que mostra os conceitos do sistema.
Certo
Errado
Segundo Bezerra (2015), em Princípios de análise e projeto de sistemas com UML, a fase de projeto de sistemas consiste em duas atividades principais - projeto da arquitetura e projeto detalhado, que correspondem às atividades de:
I - Distribuição das classes de objetos relacionadas do sistema em subsistemas e seus componentes.
II - Realização dos projetos de interface com o usuário, banco de dados e algoritmos.
III - Distribuição dos componentes fisicamente pelos recursos de hardware disponíveis.
IV - Modelagem das colaborações entre os objetos de cada módulo com o objetivo de realizar suas funcionalidades.
V - Mapeamento dos modelos de análise para artefatos de software.
As atividades de projeto detalhado são as descritas apenas nas sentenças:
I, II e V.
II, III, IV e V.
IV e V.
II, IV e V.
I, III e IV.