Questões de Concurso sobre Banco de dados orientados a objetos

 
 
Disciplina 1
Assunto 9
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
85 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Leia o texto a seguir.


The Object-Relational (OR) model is very similar to the relational model; however, it treats every entity as an object (instance of a class), and a relationship as an inheritance. Some features and benefits of an Object-Relational model are:

• Support for complex, user defined types

• Object inheritance

• Extensible objects


(Database Fundamentals. Sharma, N. et al. DB2university.com, 1ª. edição, 2010)


De acordo com o texto,


A

a herança de um objeto corresponde a uma característica e a um benefício de um modelo OR.


B

herança e relacionamento são sinônimos.


C

o modelo OR trata entidades, objetos, relacionamentos e herança da mesma forma.


D

o modelo relacional trata cada entidade como um objeto.


E

os relacionamentos são tratados como instâncias de uma classe.

Se fosse construída uma aplicação orientada a objetos para implementar o modelo apresentado, a forma mais correta de construir as classes referentes às entidades Juridico, Cliente e Fisico, seria utilizando o conceito de


A

interface, onde a interface Cliente seria implementada pelas classes Físico e Juridico.


B

polimorfismo, onde todos os objetos das classes Fisico e Juridico seriam tratados como objetos da classe Cliente.


C

herança, onde Juridico e Físico seriam subclasses da classe Cliente.


D

abstração, onde uma classe abstrata Cliente teria atributos protegidos e métodos privados que seriam implementados nas interfaces Juridico e Fisico.


E

encapsulamento, onde as classes Juridico e Fisico seriam encapsuladas na classe Cliente, de forma que todas agissem como se fosse uma única classe.

Considere:


Boletim

-id: int

-disciplina: String

-nota1: double

-nota2: double

-nota3: double

+calcularMedia(): double

#retornarStatus(): String

De acordo com a classe acima, é correto afirmar que:


A

a assinatura do método calcularMedia está incorreta, pois ele precisará receber as notas como parâmetros.


B

o método retornarStatus é protegido, logo, poderá ser acessado de classes que estão no mesmo pacote da classe Boletim.


C

a implementação dos métodos está explícita, ou seja, é possível saber exatamente a operação que o método executará.


D

os métodos da classe são privados, ou seja, são acessados apenas a partir da própria classe.


E

os atributos da classe são públicos (public) e, por isso, poderão ser acessados de outras classes.

Marque V para as características que pertencem aos bancos de dados objetos-relacionais e F para as características que não pertencem aos bancos de dados objetos-relacionais e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) A extensibilidade dos tipos básicos.

( ) Implementação de objetos complexos.

( ) Suportar a herança.

( ) Definir regras que permitem definir restrições gerais que atuam no banco de dados quando um determinado evento acontece.


A

F/ F/ V/ F


B

V/ V/ V/ V


C

F/ F/ F/ V


D

V/ F/ F/ F


E

F/ V/ F/ F

Os casos de uso fundamentam os requisitos do sistema na modelagem orientada a objetos. Relacionamentos entre casos de uso denominam-se:


A

inclusão, exclusão e coerência.


B

inserção, extensão e coerência.


C

inclusão, exclusão e generalização.


D

inclusão, extensão e generalização.


E

inserção, equivalência e generalização.

Com relação às características comportamentais de um objeto, assinale a afirmativa incorreta.


A

Objetos são considerados como prestadores de serviço.


B

Sempre que um objeto solicitar um serviço, deve enviar uma mensagem.


C

Cada objeto é único e distinguível dos demais, independente dos valores de seus atributos.


D

O objeto receptor que receber uma mensagem e for capaz de executar um serviço, ele será executado.


E

O comportamento de um objeto é caracterizado pelo conjunto de operações que ele é capaz de executar.

Um analista necessita definir uma associação entre classes onde uma delas, sendo parte da outra, tem sua vida controlada por aquela da qual faz parte. Esta associação é tipicamente uma


A

estereotipação.


B

enumeração.


C

composição.


D

dependência.


E

realização.

Um banco de dados orientado a objetos (BDOO) pode ir além da capacidade de representação da informação, quando comparado a um banco de dados relacional. Isso ocorre porque um BDOO é capaz de representar um problema real fazendo uso da noção de orientação a objeto.


C
Certo

E
Errado

Considerando Banco de Dados orientado a objetos, pode-se afirmar:


A

Cada objeto distinto armazenado no banco possui uma identidade única, que pode ser alterada quando o seu valor for baseado em uma propriedade do objeto.


B

Objetos complexos possuem o seu estado construído a partir de outros objetos, ditos subclasses, pelo uso de construtores de classes.


C

A principal propriedade que é exigida de um identificador de objeto é que ele seja capaz de localizar fisicamente um objeto instanciado em um banco.


D

O identificador de um objeto, ou OID, é uma identidade única e imutável e, preferencialmente, não reutilizável, ou seja, mesmo que o objeto seja destruído o seu OID não deverá ser reaproveitado.

Considere que a relação definida no Diagrama 1 seja implementada por meio de um atributo de nome supervisor na classe Funcionário, de modo que se F1 for supervisor de F2, então o atributo supervisor do objeto F2 referencia F1.

Considere, ainda, que as seguintes operações devam ser implementadas na classe Empresa:

I. Dado um funcionário, obter a lista de todos os seus superiores.

II. Obter a lista de todos os encarregados da empresa.

III. Dado um funcionário, obter a lista de todos os seus subordinados.

Dentre essas operações, NÃO podem ser implementadas percorrendo-se uma única vez a lista de funcionários da classe Empresa:


A

I e II, apenas.


B

I e III, apenas.


C

II e III, apenas.


D

I, II e III.

Analise as seguintes afirmativas sobre sistemas orientados a objetos que utili-zam SGBDs

I. Só é possível realizar o mapeamento de um Diagrama de Classes da UML para um Modelo Relacional se esse diagrama estiver normalizado.

II. Nem todos os objetos de uma determinada classe precisam ser persisti-dos.

III. Uma forma de mapear herança de um Modelo Orientado a Objetos para o Modelo Relacional é através do uso do conceito de especialização, ad-vindo do Modelo Entidade-Relacionamento.

São VERDADEIRAS as afirmativas:


A

I, II e III.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.

Considerando-se a relação definida no Diagrama 2, avalie as seguintes afirmativas:

I. Dado um funcionário, é possível obter a lista de todos os seus superiores percorrendo-se a lista de funcionários da classe Empresa uma única vez.

II. Não é necessário alterar o diagrama para se permitir que um mesmo funcionário tenha mais do que um supervisor.

III. É possível obter a lista de todos os encarregados da empresa percorrendo-se a lista de funcionários da classe Empresa uma única vez.

As afirmativas VERDADEIRAS são:


A

I e II, apenas.


B

I e III, apenas.


C

II e III, apenas.


D

I, II e III.

Analise as seguintes afirmações relacionadas à programação orientada a objetos e a UML.

I. Um relacionamento é uma conexão entre itens. Na modelagem orientada a objetos, os quatro relacionamentos mais importantes são as dependências, as generalizações, as associações e as realizações.

II. Um diagrama de objetos é um tipo especial de diagrama, composto por objetos e seus vínculos, que compartilha as mesmas propriedades comuns a todos os outros diagramas, isto é, um nome e o conteúdo gráfico.

III. As exceções são manifestações concretas de uma abstração à qual um conjunto de operações, sempre esperadas e controladas, poderão ser aplicadas.

IV. O diagrama de classes faz a modelagem de instâncias de itens contidos em diagramas de objetos. Um diagrama de classes mostra um conjunto de objetos e seus relacionamentos em determinado ponto no tempo.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.


A
II e III

B
I e II

C
III e IV

D
I e III

E
II e IV

Observe a figura abaixo, empregada nos projetos orientados a objetos.
Imagem associada para resolução da questão
Essa figura é conhecida como diagrama de:


A
classes

B
pacotes.

C
objetos.

D
contexto.

E
entidades.

Analise as afirmativas a seguir, relativas aos bancos de dados.

1. Os bancos de dados orientados a objetos, influenciados pela programação orientada a objetos, possibilitam a criação de tipos de dados complexos e o uso de herança, dentre outros. Elementos complexos podem ser divididos em partes mais básicas, facilitando o projeto e implementação destes elementos no banco de dados.

2. Os bancos de dados objeto-relacionais permitem que os usuários desenvolvam seus próprios tipos de dados e métodos, integrando-os ao modelo de banco de dados relacional.

3. Nos bancos de dados orientados a objetos, o comando SQL join realiza a mesma função que no modelo relacional, porém os dados em que opera são diferentes (objetos versus tuplas de dados).

4. O uso de ponteiros nos bancos de dados orientados a objetos permite acesso eficiente aos dados, evitando a realização freqüente de buscas nos dados armazenados que podem ocorrer no modelo relacional.

Assinale a alternativa correta:


A
Apenas três afirmativas estão corretas.

B
Apenas uma afirmativa está correta.

C
Apenas duas afirmativas estão corretas.

D
Apenas quatro afirmativas estão corretas.

E
Nenhuma afirmativa está correta.
   
Gerar simulado