

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No CMMI existem vários processos, procedimentos e instruções de trabalho.
Considere a lista de processos de desenvolvimento de software:
I. gerenciamento de configuração;
II. planejamento de projetos;
III. gerenciamento de riscos.
Os processos que pertencem ao nível 2 de maturidade do CMMI, são:
somente I.
somente II.
somente III.
somente I e II.
I, II e III.
O nível E do MPS.BR contempla um processo que resulta no registro dos dados de utilização dos ativos reutilizáveis.
A abordagem contínua no CMMI tem estrutura compatível com a ISO/IEC n.º 15.504 e trata de níveis de capacidades que, ao serem atingidos, representam o alcance de um determinado patamar de melhoria, caracterizado pela satisfação de um conjunto de práticas genéricas e específicas em determinada área de processo.
No processo de garantia da qualidade do nível F do MPSBR, o resultado de um processo de seleção de fornecedor acontece com base na avaliação das propostas.
No nível 2, o modelo CMMI apresenta métricas que suportam o rastreamento e a retenção de dados de projetos.
O CMMI-DEV versão 1.2 possibilita utilizar a representação por estágios e a contínua. A representação por estágios permite que as organizações tenham um caminho de melhoria predefinido e testado, enquanto a representação contínua baseia-se em uma história relativamente longa de utilização, com estudos e dados que demonstram o retorno do investimento.
A capacidade do processo é representada por um conjunto de atributos de processo descrito em termos de resultados esperados. Para que o processo seja considerado definido, espera-se que os papéis e as competências requeridos para executá-lo sejam identificados como parte do processo padrão e que um processo padrão seja descrito, incluindo diretrizes para sua adaptação.
Sobre a metodologia NESMA (Netherlands Software Metrics Association), assinale a alternativa correta.
Extensão refinada da metodologia apresentada pelo CMMI.
O fator de moderação é proporcional à quantidade de pontos de função.
Quando se trata de uma função excluída, o valor do fator de impacto é de 0,30 para novas funções.
O fator de moderação é calculado pela quantidade de pontos de função incluídos, modificados e excluídos.
Introduz um fator de impacto (calculado de acordo com a extensão da manutenção da função) que deve ser multiplicado pela contribuição dos pontos de funções de cada função no escopo da melhoria.
Com relação ao programa MPS.BR é correto afirmar que:
O Guia de Avaliação contém o processo e o método de avaliação MA-MPS, bem como os requisitos para as instituições implementadoras.
O Guia de Implementação sugere formas de se avaliar cada um dos níveis do MR-MPS-SW. Assim, este guia é destinado, principalmente, aos avaliadores líderes, avaliadores adjuntos e Instituições Avaliadoras (IA).
O Guia de Aquisição do MPS.BR é um documento complementar destinado, exclusivamente, a organizações públicas, principalmente do Governo Federal, que pretendam adquirir software e serviços. O Guia de Aquisição não contém requisitos do MR-MPS-SW e MR-MPS-SV, mas boas práticas para a aquisição de software e serviços.
O MR-MPS-SW define sete níveis de maturidade: A (Em Otimização), B (Gerenciado Quantitativamente), C (Definido), D (Largamente Definido), E (Parcialmente Definido), F (Gerenciado) e G (Parcialmente Gerenciado). A escala de maturidade se inicia no nível A e progride até o nível G.
O modelo MPS está dividido em quatro (4) componentes: Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW), Modelo de Referência MPS para Serviços (MR-MPS-SV), Método de Avaliação (MA-MPS) e Modelo de Negócio (MN-MPS).
Com relação ao programa MPS.BR é correto afirmar que:
O processo Aquisição (AQU) não pode ser excluído de nenhuma avaliação do Nível F.
No nível A do MPS.BR somente é avaliado o processo Gerência de Projetos – GPR (evolução).
O processo Gerência de Portfólio de Projetos (GPP) não pode ser excluído de nenhuma avaliação do Nível F.
A divisão em 7 estágios tem o objetivo de possibilitar uma implementação e avaliação adequada às micros, pequenas e médias empresas.
O progresso e o alcance de um determinado nível de maturidade do MR-MPS-SW se obtêm quando são atendidos pelo menos 70% dos propósitos, 70% de todos os resultados esperados dos respectivos processos e 70% dos resultados esperados dos atributos de processo estabelecidos para aquele nível.
Na representação por estágios do CMMI, apenas as metas genéricas 2 e 3 são utilizadas, porque nem todos os processos são avançados além do nível de capacidade 3.
Em relação à estrutura do CMMI, leia as afirmações.
I. Process Area (PA): é um grupo de práticas relativas que, quando executadas corretamente, satisfazem um conjunto de objetivos (goals) considerados importantes para melhoria daquela área.
II. Generic Practices (GP): são atividades que garantem que o processo associado com a PA será efetivo, repetível e duradouro.
III. Specific Goals (SG): aplicável para uma área de processo e endereça uma única característica que descreve o que deve ser implementado para satisfazer essa área.
IV. Specific Practices (SP): é uma atividade que é considerada importante para a realização do associado SG.
Está correto o que se afirma em:
apenas I, II e III.
apenas I, II e IV.
apenas I, III e IV.
apenas II e III.
I, II, III e IV.
Em relação aos processos do modelo CMMI, assinale a alternativa correta.
A organização não deve ter mais do que um tipo de ciclo de vida de desenvolvimento de projetos.
O processo de Verificação deve contemplar revisões por pares.
Não deve ser usado o Excel para implementação da Matriz de Rastreabilidade.
Para a implementação do processo de Gestão de Configuração, o modelo CMMI recomenda o uso das ferramentas Source Safe ou Clear Case.
As estimativas para planejar projetos devem ser feitas sempre por meio da técnica de APF (Análise de Ponto de Função).
Uma empresa de um nível mais baixo de maturidade pode implementar processos de nível mais elevado.
O processo de gerenciamento dos riscos tem como principal objetivo reduzir continuamente os riscos em um projeto, mediante a identificação e o registro dos problemas.
O nível F do MPSBR é considerado gerenciado e inclui mais processos que o nível G. Entre esses processos, está a gerência de configuração, que tem como um de seus resultados esperados, o controle das modificações de seus itens de configuração.
Certo
Errado

G, F, E, D, C, B, A, não é definido.
não é definido, A, B, C, D, E, F, G.
não é definido, G, F, E, D, C, B, A.
A, B, C, D, E, F, G, não é definido.
H, G, F, E, D, C, B, A.
Com base no texto é possível concluir que o nível de maturidade atingido foi o:
Gerenciado Qualitativamente.
Gerenciado.
Definido.
Parcialmente gerenciado.
Em otimização.