

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Para conectarmos a internet utilizamos placas de rede, estas por sua vez possuem um identificador único conhecido como MAC. O MAC é a sigla para Media Access Control, ou seja, o Endereço MAC nada mais é que o endereço de controle de acesso da placa de rede. É um endereço único, representado com ____________________, que identifica sua placa em uma rede.
Assinale a alternativa que preencha a lacuna corretamente:
Quatro dígitos de Base 10 separados por ponto decimal.
Quatro grupos de dígitos binários separados por ponto decimal.
Seis dígitos hexadecimais.
Doze dígitos hexadecimais.
Em uma rede local, a utilização de switch limita o domínio de _________________________ e, no entanto, amplia o domínio de_______________________________.
Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche as lacunas do texto acima.
broadcast, colisão
endereçamento, broadcast
colisão, endereçamento IP
colisão, broadcast
sinalização, transmissão
O campo TTL (Time to Live) é um valor binário de 8 bits que indica o “tempo de vida” restante de um datagrama IPv4. Este recurso evita que pacotes que não conseguem chegar a seus destinos sejam encaminhados indefinidamente entre roteadores em um loop infinito de roteamento. Para tanto, cada vez que é processado por um roteador, o valor do campo TTL é:
zerado, ou seja, o valor do campo TTL recebe o valor zero
decrementado em 1
contabilizado adicionalmente 1 segundo de vida
incrementado em 1
contabilizado adicionalmente 10 segundos de vida
Quantos endereços MAC um switch pode memorizar em cada uma de suas portas?
Apenas 1.
Depende do total de portas do switch.
Depende de cada modelo de switch.
Depende do tipo de adaptador que está sendo utilizado.
Entre os componentes de uma rede de computadores, temos os equipamentos de interconexão. Estes possuem características especiais que determinam sua melhor utilização em projetos de rede de computadores.
Analise as afirmações a respeito de equipamentos de interconexão.
I → O roteador filtra e encaminha pacotes entre LANS, delimitando domínios de broadcast. Atua na camada de rede (camada 3) do modelo OSI, usa ICMP para se comunicar com outros roteadores e configurar as rotas entre hosts.
II → O Switch filtra e encaminha pacotes entre segmentos de uma LAN, baseado no endereço MAC, opera na camada de enlace (camada 2) do modelo OSI, dessa forma ele representa uma ponte com múltiplas portas, servindo de filtro de broadcast.
III → O hub atua na camada física (camada 1) do modelo OSI, conecta qualquer número de LANSs, usa o cabeçalho e uma tabela de encaminhamento para determinar para onde os pacotes devem ser enviados. Usado em projetos com topologia de barramento lógico.
IV → O algoritmo de Spanning Tree protege as redes de problemas de loops infinitos de quadros de dados e quadros de broadcast.
Está(ão) correta(s)
apenas II.
apenas I e II.
apenas I e IV.
apenas I, III e IV.
apenas II, III e IV.
A rede mundial de computadores, a Internet, é composta de várias redes locais, dispositivos de rede e computadores que se comunicam utilizando o conjunto de protocolos TCP/IP. Na internet, o dispositivo que realiza o encaminhamento dos pacotes pela rede ampla por meio da verificação do endereço IP é
Switch.
Gateway.
Bridge.
Router.
Firewall.
Com relação aos modos tradicionais de operação de um switch para um cenário, assinale a alternativa correta.
O modo tradicional store-and-forward proporciona menor latência de processamento quando comparado ao cut-through, uma vez que o modo store-and-forward repassa o frame sem realizar verificação de erros.
Switches operam nos modos tradicionais cut-through ou store-and-forward, não sendo possível alterar o modo de operação com a rede ativa. Logo, faz-se necessário desligar o switch para alterar entre esses modos de operação.
Um switch que opera no modo tradicional cut-through repassará os frames Ethernet mesmo que estes não cheguem por completo. O switch verifica poucas informações de cabeçalho desse frame, como o endereço MAC de destino.
Um switch que opera no modo tradicional store-and-forward não realiza verificação de erros nos frames. Nesse modo de operação, o switch armazena o frame que recebe e verifica o endereço MAC de destino, repassando-o para a porta de destino.
Um switch que opera no modo tradicional cut-through aumenta a latência de processamento durante a comutação do frame. Logo, essa opção é menos eficiente quando comparado ao modo de operação tradicional store-and-forward.
Quando bridges estão interligadas, pode haver problemas de loops infinitos de quadros de dados e quadros de broadcast. Para evitar tempestades de broadcast. e outros problemas associados ao loop de topologia, foi desenvolvido o algoritmo
Post Office Protocol (POP).
File Transfer Protocol (FTP).
Spanning Tree Protocol (STP).
Domain Name Server Protocol (DNS).
Um administrador de rede precisa adquirir um equipamento que muda o sinal digital em analógico (e viceversa), permitindo, por exemplo, que se façam transmissões por linha telefônica.
Esse administrador deve adquirir o equipamento do tipo
Modem.
Hub.
Repetidor.
Switch-2.
Tomando como referência o modelo OSI, Hub, Switches e Roteadores funcionam, respectivamente, nas camadas
1, 3 e 3.
1, 2 e 3.
1, 3 e 2.
2, 1 e 3.
2, 3 e 2.
Qual é o comando utilizado para verificar as entradas de roteamento em roteadores e switches layer-3 com o roteamento IP habilitado.
show ip route.
show route-config.
route-show.
ip show-route.
Para verificar a configuração atual de um switch 3COM, é recomendado utilizar o seguinte comando:
display currently-configuration.
display current-configuration.
show - - v current-configuration.
view current-configuration.
Em um Switch com 24 portas IEEE 802.3 100BASE-T, todas funcionando em modo full-duplex, com 3 VLANs configuradas, os números de domínios de colisão e de difusão são, respectivamente,
1 e 3
3 e 3
3 e 24
24 e 3
24 e 24
Considere a configuração de rede mostrada na figura a seguir:

Os elementos de interconexão de redes indicados nas caixas I e II na figura são, correta e respectivamente,
O switch, também chamado de comutador, realiza o envio de pacotes por broadcasting, ou seja, todos os computadores da rede recebem todos os pacotes transmitidos e executam a filtragem dos pacotes que são endereçados a eles internamente.
Certo
Errado
A configuração do roteamento dinâmico é realizada pelo administrador, manualmente, por meio da construção de uma tabela de roteamento, a qual não precisa ser divulgada para outros dispositivos de roteamento na rede.
Certo
Errado
Um Analista de Suporte iniciou uma LAN com 10 máquinas, utilizando o equipamento I com a função de interligar os computadores. Mas a rede apresentava bastante lentidão, pois enquanto 2 máquinas se comunicavam as 8 restantes tinham que esperar. Ele trocou o I pelo equipamento II que cria uma série de canais exclusivos em que os dados do computador de origem são recebidos somente pela máquina destino. Com isso, a rede não ficava mais congestionada e era possível estabelecer uma série de conexões paralelas. Com o aumento do número de computadores da rede, o Analista passou a utilizar o equipamento III, que, além de estabelecer a comunicação entre 2 máquinas, também escolhe a melhor rota que a informação deve seguir até seu destino. Este equipamento detecta obstáculos e encontra sempre a rota mais rápida para enviar dados, mesmo que o caminho percorrido seja maior.
Os equipamentos I, II e III mencionados acima são, correta e respectivamente,
O SMNPv3 reforçou a segurança das versões anteriores, o que possibilita a autenticação e o controle do acesso dos administradores; no entanto essa versão não é capaz de garantir o sigilo na comunicação devido à ausência de recursos de criptografia.
Certo
Errado